Mito ou verdade: usar um monitor grande é melhor do que dois pequenos?

4 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: usar um monitor grande é melhor do que dois pequenos?

À medida que a tecnologia avança, as telas aumentam. Se antes um monitor de 19 polegadas era considerado um artigo de luxo, hoje as LCDs oferecem uma vasta variedade de tamanhos. Com dimensões que podem ultrapassar 24”, essas telas possuem grandes resoluções e oferecem ao usuário mais facilidade na hora de realizar múltiplas funções.

Os preços cada vez menores viabilizaram essa popularização e, com a aproximação do Natal, muita gente vai se presentear com um monitor novo. Os equipamentos com maiores dimensões fazem parte dos principais produtos de desejo de quem busca melhores desempenhos no trabalho ou em casa, mas não é unanimidade.

Algumas pessoas preferem seguir na contramão da tendência e investir em duas telas pequenas ao invés de uma grande. O principal argumento para essa escolha é a praticidade de trabalhar com dois monitores, já que a área disponível para realização das tarefas aumenta consideravelmente.
Mas, afinal, um monitor de 22” é melhor do que dois de 15? A equipe do Baixaki entra em ação com mais um artigo da série Mito ou Verdade e vai ajudar você a decidir qual presente você vai receber de si mesmo neste fim de ano.

Por onde começar?

O que realmente deve contar na hora de escolher um monitor é a resolução, que, grosso modo, é a área total da tela que os pixels vão ocupar e define a qualidade da imagem. Por exemplo, se a resolução for de 1024 x 768, o equipamento terá 1024 pixels de largura por 768 de altura e comportará mais pixels do que um monitor 800 x 600. Quanto maior o espaço destinado a esses fragmentos de imagem, maior será a sua nitidez. Você pode saber mais sobre isso neste artigo do Baixaki.

Grande resolução


Uma tela widescreen de 22” possui uma resolução de 1680 x 1050, enquanto uma de 15.6” não ultrapassa os 1360 x 768, o que faz com que a qualidade de imagem em um monitor maior seja superior. Por mais que essa área possa ser alterada, os monitores LCD são programados para comportar uma determinada resolução, chamada de resolução nativa. Qualquer variação nesse número gera distorção na figura.

Essa diferença de resolução é fundamental para quem realiza funções que necessitem maior precisão e qualidade, como edição de imagens. Uma grande resolução significa mais linhas de pixels, ou seja, uma figura mais nítida e mais fácil de ser trabalhada.

Espaço real

Outra medida que é bom frisar na hora de escolher um (ou mais) monitor é o espaço que ele vai ocupar na sua casa. Dois equipamentos de 15.6”, juntos, têm cerca de 77,2 cm de largura quando colocados lado a lado. Já o de 22 polegadas mede aproximadamente 52 cm. Se você não possui um lugar grande o suficiente, esses 25 cm de diferença podem ser bastante incômodos.

Você é grande, mas não é dois

A grande vantagem de um monitor extra é o ganho de tempo. Segundo pesquisa divulgada pelo jornal The New York Times, utilizar mais de uma tela aumenta a produtividade entre 20 e 30%, já que é possível realizar várias tarefas simultaneamente sem precisar Dois monitores, um desktoptrocar de página. Isso é incrivelmente útil para ações que precisem de mais de uma janela, como edição de textos.

Outro grande fator positivo para o uso de dois monitores é a organização. Com mais de uma tela é possível separar as páginas de acordo com a sua utilização e agilizar o trabalho. Assim, tudo aquilo que for considerado desnecessário para o trabalho, mas ainda está sendo utilizado, pode ser colocado na tela auxiliar.

Aplicativos como o Adobe Premiere, por exemplo, também são beneficiados com o espaço extra. A linha do tempo pode ser estendida entre os dois monitores e dá maior precisão na hora de editar algum vídeo.

Apesar de poucos, alguns jogos permitem a utilização de múltiplos monitores, como o Microsoft Flight Simulator. Com mais de uma tela, é possível criar a cabine de um avião, com todos os seus painéis, ter uma visão mais ampla do game.


Mas e o meu bolso, como fica?

Na hora de verificar as finanças, um monitor pode ser mais barato do que dois pequenos. Cada monitor de 15.6 polegadas custa, em média, R$ 400,00. Já um com 22” pode ser encontrado a R$ 680,00. A diferença de quase cento e vinte reais pode ser  decisiva na hora das compras, já que também poderia ser investida em algum outro componente para o computador.

Múltiplos monitores


Mas afinal, qual é melhor?

Optar entre um monitor grande ou dois pequenos vai depender para qual finalidade o usuário vai usar o computador. Se for utilizado para jogos ou focado para o design, uma maior resolução é imprescindível para não haver perda na qualidade da imagem. Mas para quem trabalha com várias janelas e aplicativos, utilizar mais de uma tela pode ajudar a melhorar o desempenho.

Não existe verdade ou mentira neste fato. A necessidade do usuário dita qual o melhor equipamento a ser utilizado. Antes de escolher, é preciso considerar os vários fatores, desde o uso até o preço.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.