Office Starter 2010: Mais uma versão para o futuro lançamento da Microsoft

2 min de leitura
Imagem de: Office Starter 2010: Mais uma versão para o futuro lançamento da Microsoft

No mês de julho deste ano, ocorreu o evento Worldwide Partner Conference promovido pela Microsoft. Como foi noticiado no Portal Baixaki, a empresa divulgou as novidades da suíte sucessora do Office 2007, o pacote Microsoft Office 2010, previsto para ser oficialmente lançado no primeiro semestre do ano que vem.

O Office 2010 contará com menos versões devido à implementação de uma nova plataforma na suíte: uma versão online e gratuita, contendo editores de texto, de planilhas e de apresentação de slides, além de um programa de notas. Não é preciso dizer que a intenção é competir diretamente com o Google Docs da empresa rival, não é mesmo?

Os outros pacotes serão: Office Home and Student, Office Home and Business, Office Professional, Office Professional, Office Standard e Office Professional Plus. Ou, melhor dizendo, essas seriam as versões previstas para lançamento, já que a Microsoft anunciou mais um pacote para ser incorporado à lista acima.

Office para iniciantes


Cartão de atualização do pacote Office 2010O Microsoft Office Starter 2010 foi planejado com o propósito de substituir o Microsoft Works, o pacote mais simples da suíte para o usuário realizar as tarefas básicas. Porém, ao invés de oferecer programas alternativos para edição de textos e planilhas, contará com as versões dos novos Word e Excel 2010.

Como o objetivo da empresa de Bill Gates é atingir o público não familiarizado com os serviços do Office, o Starter 2010 estará disponível gratuitamente para quem comprar computadores e laptops com a versão pré-instalada e sem data de expiração. Isso também significa que os softwares vão apresentar ferramentas e recursos limitados, assim como uma das novidades na interface: a adição de propagandas.

Caso o usuário tenha interesse em obter outra versão mais completa, poderá comprar o cartão de atualização (à venda após o lançamento oficial do Office 2010) contendo um código de licença.

Nova interface


Aqueles que não adquiriram o Office 2007 terão uma surpresa ainda maior ao visualizar a nova interface da suíte. A disposição dos menus e das ferramentas permanece a mesma da versão 2007, mas a tonalidade azul característica dos softwares foi substituída pela cor branca. A logo também sofreu modificações, nas cores e no formato geométrico.

Nova interface do Microsoft Excel 2010

Como não poderia deixar de acontecer, os softwares receberam ferramentas adicionais. O Excel apresenta um recurso denominado “Sparklines”, que permite a inserção de gráficos menores em uma única célula de uma planilha.

Já o editor de textos Word ganha efeitos de imagens disponibilizadas pelo DaVinci Image Engine, além desta boa notícia para os adeptos do “Ctrl+C e Ctrl+V”: um novo sistema para pré-visualizar textos e imagens antes de copiá-los para o documento.

Nova interface do Microsoft Word 2010

O Microsoft Word 2010 contará também com dois dicionários em português para a verificação ortográfica, sendo um deles com as novas regras do acordo. Se você possui o Office 2007, não deixe de instalar o complemento e atualizar o Word (clique aqui para acessar a página do programa).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.