Review: Dell Inspiron 545

9 min de leitura
Imagem de: Review: Dell Inspiron 545

Uma das maiores empresas de hardwares e computadores do mundo, a Dell marca também por ser uma empresa inovadora. O Baixaki analisou um modelo da linha Dell Inspiron 545 e agora todos podem conferir algumas de nossas impressões.

Este equipamento é marcado pela personalização, pois os compradores podem selecionar a cor de seu gabinete sem pagar a mais por isso. Além disso, a promoção de lançamento dispõe de quatro configurações diferentes, o que permite maior variedade para diferentes usuários (com diferente poder aquisitivo).

Especificações

O Dell Inspiron 545 testado por nossa equipe possui as seguintes especificações: Windows Vista Home Basic Service Pack 1, processador Intel® Pentium® Dual-Core 2.5 Ghz, 2 GB de memória RAM, disco rígido SATA de 250 GB  (7200 RPM) com cachê DataBurst™, Placa de vídeo Intel Graphics Media Accelerator 3100 integrada, placas de som Canal de áudio 7.1 integrado e chipset Intel® G33/G31 Express.

Especificações

Uma configuração básica

A linha Dell Inspiron 545 consiste em máquinas funcionais, desenvolvidas para usuários caseiros que se preocupam, basicamente, em navegar na internet, ler notícias, receber e enviar emails, baixar músicas e filmes, produzir trabalhos escolares e jogar jogos simples que não exigem muito de uma máquina.

Programas de edição de áudio, vídeo e imagem também podem ser rodados no modelo, mas deverão encontrar alguns problemas com o processamento, o que deixará o PC um pouco lento (algo extremamente irritante). Além disso, a simples tentativa de instalação de jogos mais pesados (como o Pro Evolution Soccer 2009) já causou uma enorme lentidão.

Características

Gabinete

Portas traseirasNo gabinete são encontradas 6 portas USB (2 frontais e 4 traseiras), uma porta LAN Ethernet 10/100 integrada à placa mãe, uma entrada frontal para microfone e uma para fone de ouvido.

Ainda em relação ao áudio, na parte traseira do gabinete existem entradas para microfone, fone de ouvido, surround traseiro, surround lateral e conector de subwoofer. Para vídeo, existe uma entrada VGA.

A fonte de alimentação existente neste computador é de 300 watts e o gabinete contém ainda duas baias de 3,5’’ e duas de 5,25’’ que podem ser utilizadas para a instalação de drives de CD/DVD, disquetes e também leitor de cartão de memória.

Disco rígido

Apesar de preços um tanto quanto salgados em algumas partes do Brasil e também da má qualidade de alguns serviços de banda larga, esta tecnologia tem estado cada vez mais acessível a uma parte da população. Isso significa que a quantidade de arquivos baixados da internet é cada vez maior e isso demanda sempre mais espaço para armazenamento.

A linha Dell Inspiron 545 conta com discos rígidos de até 500 GB e a máquina que testamos possui um HD de 250 GB. Convenhamos, são capacidades respeitáveis, mesmo nos dias de hoje. Se esses valores são ou não suficientes, aí depende da frequência, da quantidade e do tamanho dos arquivos que você baixa, mas com certeza eles se enquadram nas necessidades de quem adquire um PC com estas especificações.

Memória RAM

Ao adquirir o seu Dell Inspiron 545, além de uma das oito cores disponíveis (preto, branco, rosa, azul, vermelho, alaranjado, roxo e verde), será possível escolher também algumas configurações de hardware. Uma delas é a quantidade de memória RAM, que pode chegar a até 4 GB. A máquina que testamos possui os “clássicos” 2 GB de RAM, algo suficiente para quem deseja uma máquina mediana para editar imagens, navegar na internet, realizar pesquisas, trabalhos acadêmicos e jogar jogos leves.

Áudio e vídeo

O quesito visual deste PC não deixa a desejar, até porque a exibição de vídeos é feita de maneira muito satisfatória. É importante levar em conta que a qualidade do vídeo exibido em seu computador vai depender também da qualidade e das configurações de seu monitor. Porém, saiba que a placa de vídeo integrada do Dell Inspiron 545, neste aspecto de exibição, dá conta do recado. Se o assunto, porém, for jogo pesados e/ou em 3D, aí talvez você tenha alguns problemas.

Dell Inspiron 545

Escutar músicas e filmes ou então realizar ligações através deste computador também não será um problema, principalmente se você possuir caixas de som ou fones de ouvido potentes, que aguentem a reprodução de áudio em um bom volume e alta qualidade.

Teclado e mouse

Acompanhantes do Dell Inspiron 545, um teclado e um mouse, são donos de muita qualidade. O teclado é macio e silencioso, ideal para quem navega até altas horas da madrugada e não quer atrapalhar outras pessoas da casa com uma digitação. O único inconveniente é o fato das teclas serem muito “baixas”, o que pode causar alguns problemas, como por exemplo, quando você vai digitar a tecla “M” e acaba digitando “N”.

Desktop

Ao iniciar o Windows Vista no seu Dell Inspiron 545 você verá o efeito Aero, a Barra Lateral do Vista e uma novidade bem interessante: o Dell Dock, um menu no formato dock bastante semelhante aos encontrados no Mac e que fazem bastante sucesso, tanto é que existem diversos programas, como o RocketDock e o MyDock, que reproduzem a ideia da Apple no sistema operacional da Microsoft.

Dell Dock

O aplicativo é dividido em oito seções: Email e bate-papo, Internet, Fotos, Música, Vídeo, Office, Segurança e Ajuda e Suporte. Cada uma destas partes agrupa atalhos que tornaram mais prático o acesso a diversos programas e aplicativos do sistema. Para adicionar novos atalhos basta arrastá-los para a seção desejada.

Desempenho

Ao utilizarmos o PC Mark, um programa que realiza testes com um computador,selecionando e comparando sua máquina com outras de configurações semelhantes, obtemos alguns resultados não tão satisfatórios, alcançando 4332 pontos na análise do programa.

Adobe Photoshop CS4

Adobe PhotoshopQuando falamos em editor de imagem não podemos deixar de falar no Adobe Photoshop, um dos mais completos programas do gênero. Ele é famoso por sua enorme quantidade de recursos capazes de realizar criações gráficas que parecem impossíveis e também por consumir bastante do computador no qual roda.

No Dell Inspiron 545 o Photoshop rodou corretamente: sua inicialização levou, em média, cerca de 20 segundos e a aplicação de filtros ocorre sempre de forma praticamente instantânea, sem nenhum enrosco. Isso significa que este computador pode ser utilizado sem problemas para a edição de imagens.

VMware Player

Durante o período de testes realizados no Dell Inspiron 545, foi necessário testar a nova versão do programa VMware Player, um aplicativo para a criação e emulação de máquinas virtuais. Programas do gênero normalmente exigem bastante do computador onde estão instalados, pois são capazes de rodar um sistema operacional dentro do outro e, portanto, são uma boa prova de fogo.

Infelizmente os resultados com não foram satisfatórios, pois não conseguimos nem mesmo concluir a instalação. Quando se aproximou do final, por duas vezes, o instalador travou e não houve outro jeito senão utilizar o Gerenciador de Tarefas do Windows para encerrá-lo. Porém, ao instalarmos o mesmo software em outra máquina, não encontramos nenhum problema e tudo ocorreu bem.

Google Earth

Uma dos programas de maior sucesso no Baixaki, o Google Earth já tem mais de 22 milhões de downloads e somente na última semana foi baixado quase 80 mil vezes. Isso significa que milhões de brasileiros o possuem este aplicativo instalado em seus computadores, portanto, testá-lo no Dell Inspiron 545 é algo significativo.

Google Earth

Durante nossos testes não encontramos problemas em rodar o aplicativo da Google, algo bastante positivo e que comprova a vocação deste computador em ser mais caseiro, dedicado para quem quer uma máquina simples, funcional e mais em conta. Uma série de aplicativos diferentes dos citados anteriormente rodarão normalmente em um Dell Inspiron 545 com as configurações aqui apresentadas.

Rede

Como parte dos testes o Dell Inspiron 545 foi conectado à nossa rede de computadores. Este processo seguiu o padrão e foi realizado de com êxito, sem nenhum problema apresentado pela máquina. Ele foi conectado tanto aos demais computadores quanto à internet e respondeu bem em ambas as tarefas.

Preço

Dell Inspiron 545Os preços do Dell Inspiron 545 variam de acordo com a sua configuração, afinal, parte de hardware pode ser personalizado no site da fabricante no momento da compra. Segundo o site da Dell, um computador com as configurações semelhantes a deste que foi testado por nossa equipe custa R$1.399,00 (sem monitor).

Com outras configurações, como discos rígidos com maior capacidade de armazenamento e também mais memória RAM, uma máquina desta linha pode custar até R$1.999,00 (com monitor LCD de 19’’). Produtos eletrônicos podem ter seus preços alterados devido à cotação do dólar, portanto, é melhor adquirir um computador (ou componentes) em épocas de dólar mais baixo.

Dell Inspiron 545Provavelmente, se pesquisar em sua cidade você encontrará orçamentos mais em conta do que os apresentados pela Dell, além de máquinas com configuração superior. Para quem tem a possibilidade de montar sua própria máquina e comprar peça por peça, um computador como o testado por nossa equipe não seja a saída com melhor relação custo/benefício.

Contudo, se você procura mais praticidade e deseja a qualidade já reconhecida da Dell - que há tantos anos se faz presente no mercado de computadores em praticamente todo o mundo - as opções disponibilizadas pela empresa podem ser uma ótima solução. Além disso, algumas particularidades como o belíssimo design do gabinete conta pontos a favor do Dell Inspiron 545.

Vale a pena?

Sempre que analisamos um computador, seja ele netbook, notebook ou desktop, avaliar se sua aquisição vale ou não a pena é algo bastante subjetivo, afinal, isso vai depender de acordo com as necessidades de cada usuário. Se você procura um computador para rodar vários aplicativos pesados, como editores de vídeo, de imagem ou até mesmos jogos como Crysis ou Mirror’s Edge, este, definitivamente, não é o seu computador.

Suas configurações básicas não dão conta de rodar estes jogos pesados – principalmente estes dois supracitados – pois são destinadas a usuários mais moderados no quesito exigência de hardware. A quantidade de memória RAM aqui, por exemplo, pode ser suficiente até certo ponto, mas dependendo de suas demandas, pode não dar conta do recado.

Linha Dell Inspiron 545

Agora, se você é daqueles que deseja um computador para trabalhar com imagens, navegar na internet, enviar e receber emails e até jogar jogos mais leves, as configurações testadas pela nossa equipe são mais que suficientes. Programas como o Photoshop e Google Earth aqui rodam perfeitamente, assim como mensageiros instantâneos, agendas e vários outros aplicativos mais corriqueiros.

No quesito armazenamento a eficiência do Dell Inspiron 545 também pode variar, pois para nesta avaliação precisa ser levada em conta a frequência com que seus usuários farão download de arquivos (e é claro, o tamanho destes arquivos também!). Um disco de rígido de 250 GB pode durar anos para alguns e apenas meses para outros, portanto, tente definir um perfil de usuário “baixador” e analise se este espaço é ou não suficiente para você.

Caro usuário, esta foi mais uma análise desenvolvida por nossa equipe. Abordamos os aspectos que julgamos mais relevantes e tentamos expor as informações de maneira clara, para facilitar a compreensão de todos. É inegável a beleza desta nova linha da Dell, mas para saber se realmente vale a pena adquirir algo, é indispensável conhecer os aspectos técnicos e também como é a máquina funcionando. Esperamos que após ler tudo isso, você tenha noção sobre este equipamento. Não deixe de registrar suas opiniões em nossos comentários!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.