Qual foi o navegador mais rápido no primeiro semestre de 2012?

4 min de leitura
Imagem de: Qual foi o navegador mais rápido no primeiro semestre de 2012?

A briga entre os navegadores mais usados do planeta chega a mais um round, e já existem dados o suficiente para decidir o campeão do primeiro semestre de 2012. Os concorrentes são velhos conhecidos do público: Internet Explorer, Chrome, Firefox, Opera e Safari, sendo que todos se intercalam entre os primeiros lugares nas várias modalidades nas quais foram colocados à prova.

Os testes dessa rodada foram todos executados pelo Tom’s Hardware, que colocou os navegadores à prova em mais de 15 percursos diferentes. Continue acompanhando este artigo do Tecmundo e descubra quais são as nossas conclusões sobre o poder dos navegadores apresentados neste ano.

Tempo de inicialização

Como a nossa experiência com o navegador inicia assim que damos o duplo clique no ícone da Área de trabalho, nada mais justo do que começar testando o tempo de abertura dos aplicativos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Toms Hardware)

Assim como já apontaram testes anteriores, o Opera sai na frente durante a inicialização, seguido muito de perto pelo navegador da Google, com 1,6 segundo. O mais demorado foi o Safari, levando quase 6 segundos até que o aplicativo esteja pronto para o uso.

Tempo de carregamento de páginas

Esse teste mede o tempo médio gasto pelos navegadores entre solicitar uma página e deixá-la completamente carregada. Os sites testados foram: Google, YouTube, Yahoo!, Amazon, Wikipedia, craigslist e eBay.

(Fonte da imagem: Reprodução/Toms Hardware)

Assim como mostra o gráfico, o campeão nesse quesito foi o Internet Explorer, com uma média próxima a 0,9 segundo. Safari, Chrome e Firefox vêm logo após, com uma diferença mínima. Apenas o Opera mostra uma disparidade maior, excedendo 1,1 segundo.

Desempenho em CSS

Boa parte dos sites modernos usa e abusa das ferramentas de CSS, que controlam como o conteúdo de uma página é exibido na tela. Por isso, a agilidade do browser ao manipular esse tipo de conteúdo é um dos fatores mais determinantes para a sua performance geral.

O gráfico a seguir mostra a média de pontos obtidos pelos browsers no teste Maze Solver da Microsoft. É possível fazer o teste você mesmo clicando aqui.

(Fonte da imagem: Divulgação/Toms Hardware)

O navegador de Cupertino foi o grande campeão na resolução do problema de CSS, conseguindo ficar abaixo dos 4 segundos na média. O pior desempenho foi do Firefox, com uma média que ultrapassa os 35 segundos.

Aceleração por hardware no HTML5

Outro recurso tecnológico amplamente usado atualmente é o HTML5, que pode gerar efeitos ainda mais surpreendentes quando estiver usando os recursos gráficos de hardware. Para colocar o recurso à prova, o teste de frame-rate do WebVizBench vem bem a calhar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Toms Hardware)

O gráfico acima mostra a média da pontuação obtida pelo teste em todos os navegadores. Como é possível notar, o Internet Explorer e o Firefox estão bem próximos na liderança. O Chrome ficou bem no meio, com um pontuação de 5,026. Já o Opera e o Safari estão na lanterna, com menos de 2 mil pontos.

Carga em memória

Mesmo com a acessibilidade de hardware que temos atualmente, memória RAM ainda não é um recurso infinito, e um bom aproveitamento dela é desejável.

(Fonte da imagem: Reprodução/Toms Hardware)

Por isso, o gráfico a acima mostra o resultado do teste que determina a eficiência do browser ao utilizar a memória, medindo o total de megabytes ocupados enquanto 40 abas estão abertas.

Confiabilidade sob stress

Poder abrir várias abas dentro da mesma janela do navegador é um recurso amplamente usado atualmente, por isso é importante testar a confiabilidade dos browsers ao lidar com várias delas abertas simultaneamente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Toms Hardware)

Para averiguar isso, foram abertas 40 abas de uma só vez em todos os navegadores concorrentes. O gráfico acima mostra quantas dela precisaram de uma atualização na página por apresentar erros de carregamento ou de conteúdo incompleto. Nessa disciplina, o Opera obteve o melhor resultado, com apenas uma aba defeituosa. Já o Chrome ficou em último, com nove abas precisando de um “refresh”.

Conformidade com padrões

Nesse teste, foi medido o percentual de conformidade com todas as tecnologias atuais usadas em navegadores. A execução ficou por conta dos sites HTML5Test.com e PeaceKeeper.

(Fonte da imagem: Divulgação/Toms Hardware)

Como mostra a imagem acima, o browser da Google ficou no topo, com mais de 94% de conformidade com os padrões atuais, seguido de perto pelo Firefox e pelo Opera. Internet Explorer e Safari ficaram em último, abrangendo menos de 60% das tecnologias trazidas pelo HTML5.

Resultados

Depois da extensa bateria de testes, chegou a hora de reunir os resultados e decidir o navegador que merece ser coroado como o campeão do primeiro semestre de 2012. Mas antes vale esclarecer algumas condições de pontuação. Cada um dos testes atribuem pontos aos concorrentes de acordo com o grau de importância das disciplinas. O quadro abaixo mostra os critérios:

Sendo que os pontos foram distribuídos da seguinte maneira:

E o vencedor é:

A briga foi acirrada e todos os resultados foram apurados. Agora, chegou a hora de conferir qual dos browsers deve ser coroado como o melhor do primeiro semestre de 2012. Sem mais delongas, o vencedor dessa rodada é:

 (Fonte da imagem: Divulgação Google)

O navegador da Google saiu na frente do Firefox por pouco, arrematando a maior parte dos pontos. Vale lembrar que, além dos testes citados na matéria, a pontuação também é composta por outros testes executados pelo Tom’s Hardware. Confira o grid completo na imagem abaixo.

Opera vem logo em seguida, mantendo-se acima dos 15 pontos. Já o Internet Explorer e o Safari aparecem nos distantes penúltimo e último lugares. Parabéns à Google pela vitória!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.