Quais são as novidades do DirectX 11?

5 min de leitura
Imagem de: Quais são as novidades do DirectX 11?

Não adianta discutir, o DirectX é a melhor tecnologia para produção e reprodução de gráficos tridimensionais em jogos para computador. A API da Microsoft já tem mais de dez anos e ao longo do tempo, este pacote de soluções para programadores (e jogadores) evoluiu muito. Este ano a Microsoft irá lançar a versão final do DirectX 11, o qual deve vir junto com o lançamento do Windows 7 e poderá ser utilizado — através de uma atualização — pelos usuários do Windows Vista.

O Baixaki não poderia deixar de lhe informar as principais novidades da 11ª versão do DirectX, por isso criamos este artigo que mostrará novidades, jogos e placas que serão compatíveis com o DirectX 11.

Tessellation

O primeiro recurso que iremos abordar é a introdução do Tessellation. A Tessellation (algo como Tecelagem, numa tradução livre para o português) é uma técnica utilizada para reduzir as imperfeições nas imagens tridimensionais. Quem já assistiu animações no cinema (filmes como Toy Story e outros) ou os vídeos de introdução presentes na maioria dos jogos, já viu o que a Tesselation faz.

Esta técnica demorou em chegar ao DirectX, porque ela exige um potencial muito grande de hardware para ser reproduzida em tempo real. Agora que as placas já estão devidamente preparadas, a equipe de desenvolvimento do DirectX decidiu incluir a técnica para ser utilizada em jogos. A Tessellation funciona de um modo relativamente simples, acompanhe nossa explicação.

Os objetos em um jogo tridimensional, ou de uma cena de animação em 3D, são compostos de vários polígonos. Normalmente eles são feitos por vários triângulos, de modo que ao juntar tudo eles formam um objeto em três dimensões. Isso já era comum em qualquer jogo, contudo com o novo DirectX e a técnica Tessellation, este número de polígonos irá aumentar significativamente, o que garantirá objetos, gráficos, personagens e paisagens com um número menor de imperfeições. Veja abaixo  algumas demonstrações e vantagens da Tessellation.

  • Roupas dos personagens melhor produzidas

Detalhes notáveis nas roupas

  • Personagens melhor desenhados

Personagem do jogo Alien vs Predator com milhares de polígonos

Confira também um vídeo que a AMD criou para demonstrar a aplicação do Tessellation na criação de personagens.

  • Água muito bem detalhada

Além desses exemplos, a técnica Tessellation permitirá a introdução de ambientes e cenários ainda mais reais, um incrível suporte a cenas com uma quantidade de imensa de personagens (os quais serão bem mais detalhados) e muitos outros recursos. Antes de continuar falando sobre as novidades do DirectX 11, queremos compartilhar um vídeo que mostra a incrível qualidade que o DirectX 11 poderá obter.

Multi-Threading

Este recurso já existia no DirectX 10, mas nem sempre era utilizado. Com a introdução do DirectX 11, o Multi-Threading foi aprimorado, de modo que agora ele faz muita diferença. Para quem não conhece, o Multi-Threading é uma tecnologia que faz a GPU auxiliar a CPU. Esta tecnologia faz com que as placas de vídeo recebam múltiplas tarefas para realizar enquanto o processador principal está efetuando outras atividades.

Vale salientar que tal tecnologia fará melhor proveito tanto das novas placas com múltiplos núcleos, como dos novos processadores com quatro ou mais núcleos. A Multi-Threading deve melhorar significativamente o desempenho nos jogos mais recentes, o que será perceptível pela velocidade (FPS) dos games.

Compute Shaders

Compute Shaders é um conjunto de programas que pode ser utilizado para melhorar significativamente os detalhes dos gráficos tridimensionais. Esta tecnologia poderá utilizar uma série de novos recursos para aprimorar os gráficos. Começando pela melhora na iluminação (transparência independente de cada objeto, Ray-tracing), nas sombras (as sombras obedecerão a iluminação e irão ficar muito mais parecidas com o que você vê na vida real). Confira um vídeo que demonstra um teste do site Guru3D com as placas novas da ATI.

Além disso, o conjunto de Compute Shaders trará o recurso de campo de profundidade, em que o jogador verá nitidamente a mudança de foco conforme o objeto que esteja sendo observado. Fora isso, com esta novidade o DirectX deve ter um ganho significativo na quantidade de detalhes nos ambientes, ao utilizar a combinação entre iluminação e sombreamento.

Veja a imagem abaixo, retirada do vídeo de demonstração da AMD. A personagem mascote da ATI ficou quase real nesta imagem, sendo que ela foi toda criada com os recursos do DirectX 11. Repare bem no cabelo, nos olhos e até nos detalhes da pele.

Impressionante!

Jogos que utilizarão o DirectX 11

Evidentemente, até o momento não existem jogos disponíveis no mercado dos games que utilizem o DirectX 11. Contudo, a partir do mês de Outubro, alguns jogos começarão a introduzir aos jogadores as novidades do DirectX. O número de games que usufruirão do DirectX 11 deve aumentar logo, porque os desenvolvedores de jogos começarão a investir na produção de novos títulos com tal tecnologia.

Abaixo colocamos alguns vídeos de novos jogos que utilizarão a nova versão do DirectX, confira.

  • Aliens vs. Predator

Confira mais detalhes sobre o jogo Aliens vs Predator no Baixaki Jogos

  • DiRT 2

Confira mais detalhes sobre o jogo DiRT 2 no Baixaki Jogos

  • S.T.A.L.K.E.R. - Call of Pripyat

Confira mais detalhes sobre o jogo S.T.A.L.K.E.R. - Call of Pripyat no Baixaki Jogos

Placas de vídeo compatíveis

Até um mês atrás não se sabia muito sobre as placas de vídeo com suporte ao DirectX 11. Todavia, agora já temos bons exemplos de itens de hardware capazes de trabalhar com as novas tecnologias. Assim como ocorreu com o DirectX 10.1, novamente a AMD saiu na frente e mostrou a primeira placa compatível com a 11ª versão do DirectX.

A série ATI Radeon HD5800 deve ser totalmente compatível com o DirectX 11, mas até o momento a AMD só divulgou duas placas desta série (confira imagens abaixo). O Baixaki já divulgou um artigo sobre a nova ATI Radeon HD5870, o qual você pode conferir clicando aqui.

As novas placas da AMD são totalmente compatíveis com o DirectX 11!

Obviamente, a NVIDIA não fica atrás por muito tempo, sendo que já circulam detalhes sobre a série GeForce GTX 300. Até o momento não há imagens da nova GTX 380, mas assim que possível o Baixaki irá criar um artigo mostrando todos os detalhes da nova placa da NVIDIA.

Comece a economizar

Os jogadores e entusiastas que adoram gráficos estonteantes devem já começar a guardar dinheiro para a compra das novas placas. Ainda não foi definida a data de chegada destas placas aqui no Brasil, mas especula-se que no começo do ano que vem, ambas as fabricantes devam lançar suas placas por aqui. Os preços devem ser superiores a R$ 1.500,00 reais, sendo provável que hajam modelos de duplo núcleo que superem o valor de R$ 2.000,00 reais facilmente.

Preparado para encarar o DirectX 11?

O que você achou do novo DirectX? Qual a novidade que você pensa ser a mais interessante? As evoluções compensam o investimento numa placa de tão alto valor? Opine a respeito, sua participação é muito importante para nós.

Call of Pripyat

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.