Office 2013: primeiras impressões [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Office 2013: primeiras impressões [vídeo]

O Office 2013 já foi liberado para testes dos usuários. Nesta nova versão, a Microsoft decidiu criar softwares que pudessem ser utilizados em computadores e tablets, pois serão essenciais para o sucesso do Windows 8, que também funciona nas duas plataformas. O Tecmundo testou as principais funcionalidades da suíte e agora traz as primeiras impressões sobre ela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Todos os aplicativos passaram por atualizações bem interessantes nos menus. Ativando o “Touch mode”, as opções ficam maiores e mais fáceis de serem localizadas. Com isso, a Microsoft deixa bem claro que a suíte de aplicativos será a mesma para qualquer eletrônico.

A imagem abaixo representa o Touch Mode ativado.

Isso também é ressaltado pela fluidez com que os programas funcionam. Em qualquer um deles, é possível perceber que os comandos funcionam muito mais leves do que nas versões anteriores. Também é preciso mencionar a compatibilidade total com o SkyDrive. Com ela, torna-se possível compartilhar documentos com amigos e até mesmo realizar alterações em tempo real, dependendo do plano assinado pelo consumidor.

Word

Em uma primeira análise, é possível dizer que o novo Word está um pouco mais opaco do que as versões anteriores. Isso pode ser percebido facilmente durante as edições de textos. Em compensação, o modo de leitura está muito mais simples e agora cria marcadores automáticos para que os usuários saibam onde pararam de ler algum texto.

Quando conectado ao SkyDrive, esse recurso pode inclusive sincronizar os marcadores entre diferentes dispositivos. Também merecem destaque os novos templates adicionados ao Word. Criados para facilitar a composição de alguns materiais como calendários e cartazes, eles podem ser baixados rapidamente pela própria interface do aplicativo.

Mas talvez as melhores novidades do Word estejam relacionadas a outros tipos de arquivos. A partir de agora, documentos em PDF podem ser abertos e editados diretamente pelo software. Além disso, também existe a opção de inserção de vídeos online, que garante que filmes do YouTube ou Bing Videos sejam rodados diretamente. De resto, não há muitas alterações específicas para o Word.

PowerPoint

Assim como acontece com o Word, o PowerPoint apresenta uma grande gama de templates pré-definidos para a criação de apresentações. Por falar nelas, o sistema de exibição ficou mais inteligente, garantindo mais rapidez e facilidade para os usuários. A partir de agora, quando o computador reconhecer um segundo monitor, o modo de apresentação será configurado automaticamente.

Em tablets, isso fica ainda mais útil, pois o modo de apontamento pode ser acionado com muito mais facilidade. Uma das grandes novidades é a importação direta de imagens que estiverem hospedadas no SkyDrive. Também há a compatibilidade com contas do Flickr, Facebook e Bing imagens.

A integração com o Excel para a criação de gráficos que serão inseridos nos slides também merece destaque. Com apenas alguns passos, é possível montar diagramas completos de tudo o que precisa ser mostrado em alguma reunião ou apresentação de trabalhos.

Excel

De todas as ferramentas presentes no Microsoft Office, o Excel é certamente a mais profissional. Com suas fórmulas, o programa sempre foi considerado complicado pela maioria das pessoas, mas agora pode ficar um pouco mais simples, graças ao sistema de registro de utilização.

Com ele, o Excel passará a aprender os métodos de utilização de cada usuário. Recordando as fórmulas mais frequentes, ele pode agilizar – e muito – o trabalho de muitos profissionais. Uma ferramenta de análise foi criada para ajudar a encontrar erros em fórmulas e células, links quebrados e outros problemas.

A criação de gráficos também está mais simples. Agora, o Excel analisa os dados selecionados pelo usuário para oferecer os melhores tipos de gráficos que podem ser montados com aqueles itens.

Outlook

O cliente de emails da Microsoft também passou por algumas modificações. A partir de agora, graças à sincronização ativa com as contas do SkyDrive, tornou-se possível importar mensagens, contatos e até mesmo calendários. Na fase Preview, isso ainda está longe de ser perfeito e, em muitos casos, a configuração de contas tem apresentado instabilidades.

Outras alterações menores foram realizadas e podem dar bons resultados aos usuários. A partir de agora, o calendário integrado ao aplicativo terá um recurso para mostrar a previsão do tempo. Também é possível configurar respostas automáticas em caso de viagens e evitar que emails sejam enviados sem anexos – o que já acontece em outros serviços de email.

.....

Como já dissemos, fica claro que a Microsoft está tentando criar uma grande ferramenta capaz de atrair os usuários ao seu novo sistema operacional em todas as suas plataformas. Pelo menos por essa versão Preview, pode-se dizer que as expectativas são boas para o Office 2013. Agora, só nos resta esperar pela versão final, que pode trazer correções dos bugs encontrados e talvez algumas novas funcionalidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.