Day Z: o mod de ArmA II que está dando o que falar [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Day Z: o mod de ArmA II que está dando o que falar [vídeo]

Quando foi lançado em 2009, ArmA II ganhou notoriedade com um estilo clássico de guerra em um mundo aberto. No entanto, há algum tempo, o título caiu no esquecimento, afinal, o game já não oferecia tanta diversão como outrora.

Agora, ele recebe grande atenção graças a uma modificação que traz os mortos-vivos para o campo de batalha. Estamos falando de DayZ, um pacote de melhorias que aproveita a engine do jogo para oferecer diversão gratuita em um gigantesco mundo cheio de zumbis.

Mas qual é o segredo deste mod para que milhares de jogadores joguem horas seguidas todos os dias? Será que vale a pena embarcar nesta missão? Testamos os diversos recursos e exploramos a fundo esta modificação. Os resultados você confere a seguir.

Uma proposta ousada

DayZ não é um simples mod. Após instalar o software, é possível perceber a real amplitude do mundo de zumbis. São incríveis 225 km² de cenário para você explorar. Florestas imensas, vilarejos abandonados, indústrias, ilhas e outros ambientes compõem o universo deste mod.

É interessante notar que DayZ tem um sistema temporal de 24 horas, ou seja, o pôr do sol não vai aparecer tão cedo. Durante o período noturno, a visibilidade é quase nula, pois não há eletricidade e somente as estrelas iluminam as áreas descampadas. O horário dentro do game depende do servidor ao qual você está conectado.

O realismo é tanto que o mod apela para personagens com reais necessidades físicas. Você vai sentir fome, sede, cansaço, febre e deverá evitar as mordidas dos zumbis. É preciso tomar cuidado para não ser visto ou ouvido, pois você não terá muita chance de escapar. Matar os mortos-vivos? Bom, esqueça essa ideia, pois você não tem armas.

Se você morrer no jogo, não há volta. Deverá começar uma nova partida no mesmo servidor ou em outro que você preferir. É possível aniquilar outros sobreviventes, mas você será identificado como um assassino e será caçado como se fosse um zumbi.

Ao iniciar cada partida, sua mochila contém uma lanterna, um curativo e uma caixa de remédio. Existe a possibilidade de jogar com um personagem masculino ou feminino. Em DayZ, você pode até personalizar o rosto e a voz do seu sobrevivente. Há inclusive uma skin de zumbi, mas infelizmente não é permitido jogar no time dos mortos-vivos.

Enfim, não se trata mais de um game de guerra, mas sim de uma experiência de sobrevivência. Toda essa ambientação criada pelo jogo é fantástica, afinal, é preciso achar um local para se esconder, encontrar alimento e bebida, evitar o confronto direto e buscar outros sobreviventes. Mas será que toda essa experiência funciona como deveria?

Colocando a carroça na frente dos zumbis

DayZ ousa ao criar um mundo real dentro do virtual. Entretanto, o mod peca em alguns pontos. Se você é do tipo que gosta de realizar missões e seguir algo linear, este universo de zumbis não vai agradá-lo. Esta adaptação para ArmA II não propõe nenhum tipo de tarefa ou desafio, sendo que seu único objetivo é ficar a esmo pelo mundo. Um problema? Não exatamente!

O que faz tantas pessoas entrarem neste universo é a diversão garantida da jogatina em galera. Sozinho, você tem poucas chances de sobrevivência e talvez não saiba o que fazer, mas, quando outros sobreviventes cooperam, você pode matar muitos zumbis, montar veículos — inclusive helicópteros —, criar acampamentos e viver como se estivesse em um episódio de The Walking Dead.

Toda essa ideia é genial, mas DayZ ainda possui uma série de problemas. Prepare-se para conhecer zumbis superpoderosos. Os mortos-vivos correm tanto quanto você, eles não se cansam, não sentem sede e, aliás, nem sentem fome. Tudo que eles querem é bater no seu personagem e fazê-lo sangrar muito.

Nem mesmo armas são muito eficientes contra as criaturas em decomposição. Tiros na cabeça não são a certeza de vitória e, muitas vezes, uma série de ataques não vai causar danos aos inimigos. Claro, o mod ainda está em fase de desenvolvimento, por isso, saiba que você vai se deparar com uma enormidade de erros e bugs.

Assim como os bugs ajudam os zumbis, eles também colaboram com os jogadores. Muitas vezes, basta se jogar no chão para que os zumbis parem de atacar. Entrar na água também é uma boa ideia, pois os cadáveres não sabem nadar. Em algumas situações, os mortos-vivos parecem não se importar com sua presença, sendo que eles podem ficar imóveis.

DayZ traz uma série de recursos que agregam valor à experiência de jogo. Contudo, esta modificação também tem algumas bizarrices. É engraçado que, mesmo tendo um machado na mochila, a engine do game não deixa você utilizar o equipamento para atacar, pois essa é uma ferramenta apenas útil para cortar madeira. Nota: pode ser que esse problema do machado seja apenas um bug.

Caso você encontre uma arma e precise de comida, você pode procurar alguns animais estáticos espalhados pelos cenários. Fique tranquilo. Os zumbis não gostam de ovelhas, porcos e outros bichos, portanto, você pode aproveitar para fazer um banquete. É óbvio que você vai precisar fazer uma fogueira para assá-los, então, encontre fósforos e lenha antes.

Uma boa experiência pós-apocalíptica

DayZ garante diversão a todos, com modos de câmera em primeira e terceira pessoa. Se você ficou interessado neste mod, devemos frisar que, apesar de ser um pacote que funciona com a engine de um game antigo, o software exige grande poder de processamento. Os bugs visuais não são muito recorrentes, sendo que parte dos erros é proveniente de ArmA II.

A instalação é um bocado complicada, por isso recomendamos que você acompanhe atentamente aos passos orientados na página de download do Baixaki.

A conexão com os servidores é demorada e muitas vezes não é possível logar. Também não é garantido que você permaneça conectado por muito tempo. Felizmente, há uma função automática para salvar a partida no servidor, portanto, você pode se desconectar sem medo.

Enfim, apesar dos deslizes, DayZ acerta na fórmula de sobrevivência e deve divertir muito a quem gosta dessa ideia de mundo infestado por zumbis. Se você já experimentou Project Zomboid ou algum game parecido, você pode encontrar neste mod uma grande oportunidade de explorar um universo muito detalhado.

Quem sabe, com as próximas atualizações, DayZ fique ainda mais realista e divertido. Se você possui ArmA II e já cansou da guerra clássica, apostar no combate aos zumbis pode ser uma grande ideia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.