Como descobrir para qual operadora você está ligando

2 min de leitura
Imagem de: Como descobrir para qual operadora você está ligando

(Fonte da imagem: iStock)

Hoje em dia, é bem comum ver as pessoas migrando de uma operadora de telefone para outra a fim de aproveitar da melhor forma possível os bônus e promoções oferecidos pelos prestadores de serviço. O problema é que muitas vezes essas facilidades são válidas apenas para números pertencentes à mesma companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Antes de surgir a portabilidade de linhas, era mais fácil identificar a qual operadora pertencia determinado número, o que facilitava bastante na hora de você controlar o gasto dos créditos e bônus da conta.

Agora, a melhor forma de descobrir para qual companhia telefônica você está ligando é utilizar algum app capaz de identificar a operadora apenas com base no número inserido. Para quem possui um smartphone com Android, a opção mais indicada é a ferramenta Qual Operadora?.

Para tornar o uso da aplicação mais simples, o Tecmundo preparou este rápido tutorial, mostrando todos os recursos que a ferramenta tem para oferecer e como tirar o máximo proveito das funcionalidades. Confira!

Pré-requisitos

  • App Qual Operadora? instalado no celular.

Qual Operadora?

Como utilizar

O primeiro passo na utilização do Qual Operadora? é selecionar um número de DDD para ser utilizado como principal no app. Dessa forma, você só precisa digitar o código da cidade quando for consultar uma linha fora da sua localização.

Para definir um DDD padrão para o aplicativo, basta acessar o menu “Configurações” e escolher a opção “DDD padrão”. Depois, é só selecionar o código da sua cidade na lista de números que vai aparecer.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Pesquisando as operadoras

O Qual Operadora? permite que você busque as informações a respeito de um número de duas maneiras diferentes: consultando a lista de contatos do aparelho ou inserindo o telefone manualmente. Para utilizar a primeira forma de pesquisa, basta acessar a aba “Contatos” e selecionar um dos itens presentes na lista de contatos exibida na tela.

Para fazer a pesquisa de forma manual, muito útil para números desconhecidos, é só abrir a guia “Consulta” e inserir o telefone desejado na caixa de texto exibida na parte superior da tela. Depois disso, basta pressionar o botão com o formato de lupa presente na barra de ferramentas do app e aguardar alguns instantes até que a resposta seja mostrada.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

As informações a respeito da operadora são exibidas bem no centro da tela, trazendo o logotipo e o nome da companhia de telefonia.

Extras

O Qual Operadora? oferece algumas funcionalidades extras bem interessantes. Uma delas é a ferramenta de discagem, a qual permite que você ligue para um número utilizando a interface do próprio app. Além disso, também é possível enviar mensagens de texto ou salvar o telefone na lista de contatos.

Tudo isso pode ser feito sem a necessidade de abrir outra aplicação. O acesso a tais ferramentas é feito por meio da barra de ferramentas do Qual Operadora?, localizada na parte inferior da tela do app.

Outra característica muito legal do Qual Operadora? é que você pode utilizá-lo para descobrir a prestadora de serviços de telefones fixos. A aplicação funciona também com números portados de uma operadora para outra.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.