Desktop personalizado: Velozes e Furiosos

7 min de leitura
Imagem de: Desktop personalizado: Velozes e Furiosos

Lançado em 2001, o primeiro filme da série Velozes e Furiosos foi responsável por uma verdadeira explosão do tuning no Brasil. Contando a história de Brian O’Conner, um policial novato que se infiltra no mundo das corridas ilegais em Los Angeles, o filme apresenta uma série de carros impressionantes, todos eles com aparência e performance modificadas.

Embora o objetivo principal de Brian seja investigar roubos de caminhões nas estradas próximas à cidade, ele logo se vê envolvido de tal maneira no mundo das corridas que acaba se esquecendo de seu objetivo principal. Essa é a história do primeiro capítulo da série, que reúne até agora quatro filmes de grande sucesso, com a presença de astros como Vin Diesel, Paul Walker e o rapper Ja Rule.

O que é tuning?

O tuning tem origem na palavra inglesa tune, que significa ajustar ou afinar determinado objeto. E é justamente este o objetivo do tuning, ajustar tanto a aparência quanto o desempenho de um veículo até obter o “tom” certo, quase como se fosse um instrumento musical que precisasse de afinação. O objetivo não é somente dar uma aparência mais bonita ao carro, mas também aumentar performance e segurança, tornando-o diferente e único.

O tuning pode ser aplicado em diversos componentes do carro, sejam eles rodas, pneus, alterações no motor e carroceria e até mesmo em sistemas de som extremamente potentes. Esta arte engloba desde modificações simples, como utilizar janelas com cores diferentes e neons embaixo do veículo, até outras extremamente caras, como na utilização de sistemas de refrigeração avançados e troca total de componentes como o motor e escapamento do carro.

Tunando sua Área de Trabalho

Inspirados pelo sucesso do filme, a Equipe Baixaki decidiu ensinar um jeito de deixar a área de trabalho do computador com um visual totalmente reformulado, como se tivesse passado por um processo de tuning. Portanto prepare as luzes de neon em seu gabinete e ligue seu sistema de som no máximo, pois depois destes passos seu computador já poderá fazer parte de uma exposição de estilo.

A primeira etapa: um tema esportivo

É muito difícil encontrar temas para o Windows que sejam inspirados diretamente em algum filme ou assunto específico. Mas não se preocupe, encontramos um tema perfeito que dá a impressão de uma área de trabalho tunada, com a utilização de luzes em neon e detalhes em fibra de carbono: seu nome é Azenis 2.

O tema é específico para Windows XP, e possui um processo de instalação bastante simples. Basta colocar o conteúdo do arquivo ZIP baixado dentro da pasta “C:\Windows\Resources\Themes”. Em seguida, clique duas vezes no arquivo “Azenis2.theme” e selecione a opção Aplicar para observar as mudanças em sua Área de Trabalho.

Como o Windows XP não permite a aplicação de temas caso a “Uxtheme.dll” não esteja modificada, é recomendado que você utilize antes o UxTheme Multi-Patcher antes de tentar instalar o Azenis 2. Confira abaixo como vai ficar a cara do computador após a instalação do novo tema.

Modificando a pintura: papéis de parede

Como o tema é o filme Velozes e Furiosos, nada mais justo do que disponibilizar o download de imagens inspiradas nos personagens mais famosos da série. Indicamos quatro papéis de parede, cada um com um ator diferente. Entre as opções disponíveis estão Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster e Michelle Rodriguez.

Fonte: As imagens acima são propriedade da Universal Studios

Caso você queira um visual mais dedicado ao tuning e veículos em si, o Baixaki disponibiliza uma série de papéis de parede com o tema carros. Então se sinta à vontade para escolher uma imagem qualquer de sua escolha como pano de fundo para seu computador. Abaixo algumas sugestões de papéis de parede podem ser encontrados no site, todos eles enviados por nossos usuários.

Adicionando acessórios: ícones para a Área de Trabalho

Nenhum desktop personalizado pode ficar completo se os ícones utilizados não acompanham o tema proposto. Aqui no Baixaki temos uma série de pacotes de ícones inspirados em carros, mas o que mais se ajustou aos objetivos propostos foi o Racing Cars Icons.

São 27 ícones em alta resolução, nas extensões ICO e PNG, com diversos tipos de carros estilosos para enfeitar a sua Área de Trabalho. Entre os modelos presentes, estão o Dodge Viper, Ford GT, Ford Mustang, Ford Puma, Hyundai Coupe, Bugatti Veyron, Porsche, Ferrari, Lamborghini, Pagani Zonda, Aston Martin, Lexus e Subaru. Para instalar novos ícones, é só seguir alguns passos bastante simples:

1) Descompacte o arquivo ZIP do Racing Cars Icons em um pasta qualquer do computador.

2) Clique com o botão de contexto do mouse (normalmente o direito) em um local qualquer da Área de Trabalho e escolha a opção “Propriedades”.

3) Selecione a aba Área de Trabalho.

4) Localize e clique no botão “Personalizar a área de trabalho”.

5) Agora simplesmente selecione qual ícone deseja modificar e clique em “Alterar ícone...”. Na janela que abrir, localize a pasta onde estão os ícones de carros.

6) Escolhida a imagem que deve ser utilizada, clique em “Aplicar” e feche as janelas.

Ajustando a suspensão: protetores de tela

Para deixar o computador mais bonito, mesmo nos momentos em que não está sendo utilizado, nada melhor do que um belo protetor de tela. Infelizmente, não existe nenhum relacionado ao filme em si, portanto optamos por utilizar um baseado no jogo Midnight Club: Los Angeles.  Isso não representa uma perda de qualidade ou fuga do tema proposto, pois o jogo é totalmente focado na cultura do tuning, permitindo que você modifique todos os aspectos do veículo escolhido.

Aqui no Baixaki também temos a proteção baseada no terceiro jogo da série, Midnight Club 3.Caso tenha dúvidas entre qual baixar, teste ambos e veja qual é o mais adequado a suas preferências pessoais.

Colando adesivos: skins para Winamp e AIMP

O Winamp e o AIMP são dois ótimos players de música, e estão entre os programas mais baixados do Baixaki. Portanto, não seria possível deixar de fora algumas das opções de personalização disponíveis para estes programas.

Neste caso, o Winamp leva a vantagem, por possuir o tema oficial do quarto filme da série Velozes e Furiosos. A skin utilizada tem o formato de um carro com o capô aberto, e uma animação de entrada bastante estilosa: vindo do fundo da tela, um carro se aproxima do monitor do computador, abrindo o capô para exibir uma caixa de som repleta de opções.

Para o AIMP, a opção disponível é o AIMP CarRadio Skin, que deixa o programa com a aparência idêntica a de um rádio instalado em um carro. Tanto os botões quanto o painel de exibição são modificados, dando a sensação de estar sentado em frente a um volante enquanto se escutar diferentes músicas.

Instalando o neon: ícones para o AIM e o MSN

Que tal trazer os personagens do filme para suas conversas no AIM? O site oficial disponibiliza diversas imagens animadas no formato GIF, que podem ser utilizados para substituir o ícone do mensageiro instantâneo.

Fonte: As imagens acima são propriedade da Universal Studios

Para instalar, basta clicar com o botão direito em cima da imagem desejada e salvá-la no disco rígido do computador. Em seguida, basta ir até a janela de preferências do AIM e selecionar o ícone que deseja utilizar.

Calibrando os pneus: jogos que levam o tuning a sério

O sucesso dos filmes da série Velozes e Furiosos inspirou diversas franquias a investir no sistema de tuning, possibilitando que o jogador controle aspectos como a aparência e o desempenho dos carros utilizados. Os jogos de maior sucesso são aqueles pertencentes à série Need For Speed, com destaque para as máquinas velozes e o clima de clandestinidade presente em cada uma das corridas.

Infelizmente, são poucas as opções de jogos inspirados diretamente nos filmes. Porém, os fãs não precisam ficar tristes. Quem acessa o site oficial do último capítulo da série pode jogar um jogo bastante simples e divertido, em que o objetivo é chegar inteiro ao fim da corrida, garantindo que os adversários tenham sido eliminados. Para acessar, basta clicar neste link.

Testando os freios: Windows Vista

É importante avisar que as mudanças realizadas foram todas feitas em um computador com o Windows XP instalado. Como o Windows Vista possui algumas limitações, não será possível utilizar o Azenis 2 como uma alternativa de tema substituto. Porém, todas as outras sugestões deste artigo podem ser seguidas sem nenhum problema, embora o método de instalação possa variar um pouco.

Com isto, encerramos o artigo de personalização de hoje. Caso você tenha perdido alguns dos artigos recentes, clique aqui para acessar o específico sobre Batman e aqui para acessar o que trata sobre Harry Potter. Até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.