Ubuntu: como instalar o pacote anterior de um aplicativo

2 min de leitura
Imagem de: Ubuntu: como instalar o pacote anterior de um aplicativo

Uma das praticidades do Ubuntu está no seu gerenciador de atualizações. Ele é o responsável por manter todos os pacotes em dia, garantindo que você esteja sempre com a última versão dos seus aplicativos instalada no computador. Porém, nem sempre as coisas saem como um desenvolvedor espera e você pode ter problemas.

Um novo pacote pode conter problemas que interfiram no funcionamento da aplicação no Ubuntu. Para evitar esse tipo de situação, você sempre pode recorrer a uma versão anterior, ao menos até que o programa fique estável. Neste tutorial, vamos ensinar como fazer um “downgrade”, ou seja,  utilizar o pacote anterior de um aplicativo na distribuição do Linux.

Voltando ao anterior

Antes, gostaríamos de esclarecer que esta técnica só é possível devido ao fato de o sistema operacional armazenar várias versões de um pacote no seu repositório. Dessa maneira, quando o Ubuntu faz uma atualização, na verdade ele “adiciona” o novo aplicativo em um diretório especialmente desenvolvido para tal.

Ainda assim, o antigo permanece no repositório central, permitindo que você possa voltar a versão anterior de um aplicativo. Porém, isso só pode ser feito na interface gráfica por meio do gerenciador de pacotes “Synaptic” do Ubuntu.

Mãos à obra

Primeiro, é necessário instalar o gerenciador de pacotes “Synaptic” (o que pode ser feito por meio da Central de Software do Ubuntu). Clique no botão da Central de Software e diginte “synaptic” no campo de busca. Localize o aplicativo na lista e utilize o botão de instalação para concluir o processo.

Instalando o Synaptic (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Após a instalação, abra o Synaptic a partir do gerenciador de aplicativos.

Abrindo o Synaptic (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Uma vez aberto o Synaptic, localize uma versão mais antiga do aplicativo que você quer instalar digitando uma palavra-chave no campo de busca presente na interface do programa. Em seguida, selecione-o, clicando nele.

Localizando o pacote (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Então, acesse o menu “Pacotes” e escolha a opção “Forçar versão”.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Veja que uma nova janela é aberta. Ali, você deve escolher a versão desejada, na caixa de seleção “Forçar versão”, e clicar no botão “Forçar versão” para concluir.

Selecionando a versão anterior (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Feito isso, clique em “Aplicar” para que as suas alterações sejam armazenadas pelo sistema (caso contrário, ele continuará com o pacote mais recente).

Aplicando as alterações (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Agora, vamos garantir que, por mais que haja atualizações, o programa selecionado continue na versão que você escolheu. Para isso, vamos bloquear as alterações. Ainda com o aplicativo selecionado na lista do Synaptic, entre no menu “Pacotes” e clique em “Bloquear versão”.

Bloqueando atualizações (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Dessa forma, você garante que o Ubuntu não tente fazer a atualização desse programa na próxima vez que for executada uma atualização dos pacotes instalados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.