Android 4.1 Jelly Bean: saiba tudo sobre o novo sistema operacional móvel

3 min de leitura
Imagem de: Android 4.1 Jelly Bean: saiba tudo sobre o novo sistema operacional móvel

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

 Seguindo a tradição de dar nomes de doces às versões do Android, a Google apresentou hoje (27) o Jelly Bean — ou “jujuba”, em português. Segundo a Google em anúncio oficial, o sistema seria a evolução do Ice Cream Sandwich, contando com alguns itens que aumentam ainda mais as possibilidades de interação, além de ser muito mais veloz e cheio de recursos inovadores. Confira neste artigo tudo o que a Google promete para o Android 4.1.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um visual ainda mais incrível

A interface do Jelly Bean não traz mudanças drásticas ao ser comparado com o Ice Cream Sandwich. No entanto, algumas melhorias podem ser observadas, como imagens mais modernas e uma organização ainda mais intuitiva de ícones e ferramentas. A tela inicial do Android ganhou a possibilidade de ter ícones e widgets reposicionados e redimensionados de maneira inteligente, sem que o usuário precise perder tempo com isso. Confira na galeria abaixo as principais mudanças no layout do sistema operacional.

Novas formas de digitar

O teclado ganhou um visual totalmente novo, ficando ainda mais escuro e com um formato mais simples para a digitação. Além disso, o Jelly Bean conta com uma nova opção chamada Voice Typing, que permite escrever mensagens usando apenas comandos de voz, sem você nem mesmo tocar no gadget. Segundo a Google, os recursos estarão disponíveis apenas em inglês, mas devem receber atualizações o mais breve possível para outros idiomas.

O Android é para todos

Com a proposta de popularizar o Android ainda mais, a Google preparou para o Jelly Bean uma série de recursos específicos para deficientes visuais. Com isso, o sistema operacional ganhou ferramentas ativadas com gestos e novas maneiras ainda mais intuitivas de navegar com o aparelho.

O Android que sabe o que você vai fazer

O responsável pelas melhorias na velocidade do sistema é o Project Butter. Com ele, a resposta de comandos em telas touch é muito mais veloz do que aquilo que estamos acostumados a ver nos gadgets atuais. Para isso, o Android passa a prever os locais em que o usuário deve tocar, dando respostas imediatas e incrivelmente rápidas para qualquer ação.

Esqueça a Siri!

Outra novidade que vai deixar os apaixonados pelo Android ainda mais animados é a versão do robozinho para o assistente da Apple: com o Voice Search, você pode fazer pesquisas e ouvir as respostas imediatamente, além de contar com dados completos sobre o termo buscado na tela do aparelho.

Tenha um assistente pessoal completo

O Google Now é a ferramenta em que a Google aposta para ganhar ainda mais espaço entre aqueles que gostam de contar com a tecnologia para as pequenas tarefas diárias. Com ele, você tem um assistente para diversas situações, somando a busca na web com seu histórico de geolocalização e compromissos agendados.

Uma das aplicações do Google Now seria avisar você a melhor hora para sair de casa e não chegar atrasado em um compromisso com base no trajeto a ser percorrido, por exemplo. Outra possibilidade é prever o atraso de um voo para realizar outras tarefas no tempo que pode sobrar. O Jelly Bean também é capaz de avisar o horário do próximo ônibus e quaisquer outras funções que você precise, dispensando o uso de diversos aplicativos existentes atualmente.

O futuro é da tecnologia NFC

Entusiastas da tecnologia NFC podem se alegrar: o Jelly Bean promete ser um passaporte para a popularização do sistema. Embora ainda não seja popular em todo o mundo, com o NFC as pessoas podem fazer pagamentos, compartilhar arquivos e, até mesmo, automatizar tarefas diárias.

.....

Quais novidades você mais gostou no Android 4.1? Para quem está ansioso pela nova versão do sistema operacional móvel da Google, a empresa prometeu liberar o Jelly Bean até o final do mês de julho nos aparelhos Nexus, Nexus S e Xoom. Desenvolvedores já podem ver de perto as melhorias no Android com a versão liberada a partir de hoje em SDK.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.