Radeon HD 7970 GHz Edition promete bater de frente com a GeForce GTX 680

1 min de leitura
Imagem de: Radeon HD 7970 GHz Edition promete bater de frente com a GeForce GTX 680

(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

A AMD oficializou nesta sexta-feira (22 de junho) o lançamento da Radeon HD 7970 GHz Edition, dispositivo fabricado em um processo de 28 nanômetros que promete bater de frente com a GeForce GTX 680, da NVIDIA. Como o nome da GPU deixa claro, sua grande novidade é o fato de que seu clock é de 1 GHz — na versão original, ele era de 925 MHz.

Análises revelam que, embora seja capaz de competir bem contra o produto desenvolvido pela concorrente, a novidade não é exatamente surpreendente. O HardOCP não se impressionou com as opções de overclock da GPU, afirmando que uma GeForce GTX 680 modificada ainda oferece um desempenho superior.

(Fonte da imagem: Reprodução/HardOCP)

Segundo o AnandTech, a principal vantagem oferecida pela placa de vídeo é sua capacidade de trabalhar — com pouco esforço — com diversos monitores. Os testes de benchmark realizados pelo site mostram que a Radeon HD 7970 GHz possui desempenho melhor em games como Metro 2033 e Dirt 3, mas decepciona em títulos como The Elder Scrolls V: Skyrim e Battlefield 3 — algo relacionado mais a questões de software do que ao próprio hardware.

A nova GPU deve chegar às lojas norte-americanas a partir da semana que vem, com preço sugerido de US$ 499. Até o momento, a empresa não afirmou se haverá uma redução no valor cobrado pela HD 7970 convencional.

Fontes: The Verge, HardOCP, AnandTech

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.