Avira Rescue CD: como limpar um PC infectado

1 min de leitura
Imagem de: Avira Rescue CD: como limpar um PC infectado

(Fonte da imagem: iStock)

Ter o computador infectado por algum vírus não é mais nenhuma novidade para os internautas mais assíduos. Infelizmente, a presença de pragas na rede mundial de computadores está cada vez maior. Como consequência, todos os dias dezenas de pessoas precisam realizar algum procedimento para recuperar o sistema operacional e conseguir usar o computador novamente.

O problema é quando o vírus ataca algum arquivo de sistema, fazendo com que a inicialização do SO seja impossível. Como rodar o antivírus se não há como acessar os arquivos e programas instalados no PC?

Há sempre uma maneira de fazer a varredura em uma máquina, mesmo quando o sistema operacional se recusa a iniciar. Muitas empresas de segurança criaram ferramentas que podem ser executadas durante o boot da máquina. Ou seja, não é preciso ter um SO rodando para que os programas funcionem.

Se você está enfrentando alguma dificuldade do gênero, veja como é fácil limpar um PC infectado e ter o seu sistema operacional rodando novamente sem ter que formatar o computador.

Pré-requisitos

  • Avira AntiVir Rescue System

Para usar o Avira AntiVir Rescue System, é necessário gravá-lo em um CD (ou DVD) depois que o download terminar. Depois de queimar a mídia, insira o disco na máquina infectada e inicie o computador. O programa será executado automaticamente.

O passo a passo

1) Ao aparecer o menu de opções do Avira AntiVir Rescue System, utilize as teclas numéricas do seu teclado para selecionar o item “1”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

2) Depois que o aplicativo for carregado (o processo pode demorar alguns minutos), o primeiro passo é atualizar o banco de dados. Para isso, acesse a aba “Update” e, em seguida, clique em “Yes”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

3) Quando a atualização for finalizada, é hora de iniciar a varredura no disco rígido. Na guia “Virus scanner”, selecione a opção “Start scanner”.

4) Pronto! Agora é só aguardar até que o Avira AntiVir Rescue System termine a limpeza.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O tempo que o programa levará para varrer o HD depende muito do tamanho do dispositivo e da quantidade de arquivos armazenados. Dessa forma, o melhor a fazer é deixar o Avira AntiVir Rescue System trabalhando enquanto você realiza outras atividades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.