Resumo: apresentação dos novos iOS 6, Mac OS X e Macbook Pro [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Resumo: apresentação dos novos iOS 6, Mac OS X e Macbook Pro [vídeo]

A Apple havia prometido várias novidades para o mês de junho e elas foram apresentadas durante o WWDC 2012, que ocorreu no dia 11 de junho. Como já é de praxe da empresa, o começo da conferência foi dedicado aos números dos últimos meses. Com isso, foi revelado que a App Store já atingiu a marca de 30 bilhões de downloads de aplicativos.

Novos Macbooks

Já era esperada uma renovação na linha de notebooks da Apple, mas ninguém imaginava que isso traria tantas surpresas. Além dos tradicionais Macbook Air e Macbook Pro, também foi revelado o Retina Macbook Pro, que oferece uma tela Retina de altíssima resolução para os consumidores.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Mac OS X Mountain Lion

Outro ponto que todos queriam saber: os sistemas operacionais da empresa. Começando pelo Mac OS X Mountain Lion, a empresa de Cupertino confirmou algumas informações que já vinham sendo cogitadas há algum tempo. Para começar, o Mountain Lion terá um sistema de notificações parecido com o do iOS, facilitando a localização de informações dos apps.

Por falar em apps, a Apple disponibilizou um código para os desenvolvedores que quiserem permitir o compartilhamento direto das informações de seus softwares com o Twitter. Com isso, o sistema operacional passa a ser muito mais integrado à rede social do que era anteriormente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Quando falamos em utilização conjunta dos aparelhos Apple, temos três pontos principais no novo Mac OS X. O primeiro deles é o iCloud, que agora passa a oferecer recursos de sincronização também com o navegador Safari.

O segundo é o AirPlay Mirroring, que permite que os computadores Mac enviem vídeos, fotos e apps para a tela do televisor, por meio da Apple TV. Por fim, o Game Center também está programado para funcionar entre diferentes plataformas.

Destaque também para o novo recurso Power Nap, que permite a atualização dos sistemas e também a criação de backups, mesmo quando o computador está em modo de repouso. A Apple vai cobrar US$ 19,99 pelo novo Mac OS X Mountain Lion. Ele será distribuído digitalmente para quem já tem o Snow Leopard ou o Lion. Novos clientes terão atualização gratuita.

iOS

Partindo para o mundo dos portáteis, temos o iOS também com várias novidades. Para começar, a Siri foi atualizada para oferecer muito mais informações sobre o que os consumidores perguntarem e agora está também no iPad. Além disso, vários idiomas foram adicionados ao sistema. Infelizmente, o português ainda não faz parte do catálogo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Para falar sobre integração, trazemos uma novidade bem empolgante. Além do Twitter, agora é possível compartilhar itens do iOS também com o Facebook.

O sistema de comunicação também mereceu atenção especial. Além de enviar mensagens automáticas para casos em que o dono do iPhone não puder atender às ligações, também existe um inovador sistema que registra todas as ligações e mensagens, sem emitir sinais. Isso é ideal para momentos em que não podemos ser incomodados.

Também podemos ressaltar o PhotoStream, que permite o compartilhamento de imagens de uma maneira muito mais simples. Por fim, o recurso de mapas do iOS realmente é inédito, o que comprova o fim da parceria entre Apple e Google. Agora é preciso esperar para que seja possível saber se a mudança foi para melhor.

.....

O novo iOS só estará disponível para os consumidores no final do ano, mas desenvolvedores podem baixá-lo desde já. Será que a espera vai valer a pena?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.