O que é AAC?

3 min de leitura
Imagem de: O que é AAC?

A internet virou um grande aglomerado de informações e dados compartilhados de maneira intensa e diária. Isso facilitou muito a proliferação de arquivos em diversos formatos e provavelmente uma das coisas que mais transita na internet é arquivo de áudio.

A música que circula na internet existe em diversos formatos e o mais conhecido e utilizado deles é o MP3. Além desse existe uma variedade imensa de formatos, inclusive um cujos arquivos conseguem ser menores e ter qualidade superior ao MP3. Este formato é o AAC e você saberá um pouco mais sobre ele neste artigo.

AAC?

Isso mesmo, AAC, acrônimo para Advanced Audio Coding ou, em português, Codificação de Áudio Avançado. Este formato foi desenvolvido pelo grupo MPEG (composto por diversas empresas) para  superar os problemas presentes no MP3, alcançando assim maior qualidade que seu “concorrente”. Inclusive ele é apontado não só como superior mas também como o sucessor do MP3.

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o AAC não é um formato proprietário. Esse equívoco ocorre pelo fato deste ser o formato padrão adotado pela Apple (fabricante de Mac, iPod, iPhone, iTunes, QuickTime, etc.). Pelo visto o único motivo que levou a Apple a adotar este formato tenha sido sua superioridade em relação ao MP3.

Isso fica claro no próprio site da Apple, onde existe uma seção única para o AAC. Lá a empresa afirma que este “é o codificador de áudio ideal para arenas de transmissão digital pela Internet e sem fio”. Segundo a Apple, ACC proporciona “arquivos pequenos e sons grandiosos”.

AAC x MP3

Neste breve texto de apresentação escrito acima já deu pra perceber que eles – AAC e MP3 – são dois “grandes rivais”. Vamos tentar entender o porquê de tantos discursos afirmando que o AAC é o sucessor do MP3 relatando algumas de suas características

Canais e frequência

O formato MP3 é possuidor de uma frequência de amostragem que varia entre 16 kHz (quilohertz) a 48 kHz enquanto que o mesmo quesito no AAC pode variar entre 8 kHz e 96 kHz, ou seja, bastante superior. Quanto ao número de canais, o AAC também é mais abrangente que seu rival: ele possui 48 contra os 5.1 do MP3.

Compressão

A compressão do áudio é um processo importante, pois é através deste processo que seu arquivo de áudio será criado (falando de uma maneira mais simplificada). A qualidade e o tamanho do áudio dependem da taxa de Kbps (quilobit por segundo) com o qual ele é comprimido.

Seguindo o Dolby Laboratories, instituto especializado em redução de ruídos, codificação e compressão de arquivos de áudio, um arquivo em AAC comprimido a 96 Kbps acaba por ter qualidade de áudio superior que um MP3 a 128 Kbps. Isso significa que o arquivo AAC será superior em qualidade e terá um tamanho menor que o MP3.

Onde eu uso o AAC?

Atualmente este formato é suportado por diversos dispositivos e softwares. Walkmans Sony, celulares Sony Ericsson, PlayStaion Portable (PSP), Nintendo DSi, o Xbox 360, Microsoft Zune, iPod, iPhone e Windows Mobile são exemplos de dispositivos portáteis que suportam o AAC.

A lista de softwares é maior ainda. Programas bastante conhecidos de todos como o BSPlayer, o Foobar2000, o AIMP, o Media Player Classic, o RealPlayer, o Songbird, o Winamp, o iTunes e o Sony SonicStage também suportam este formato de áudio.

AAC+

Este formato é uma extensão do AAC convencional e é otimizado para uso em aplicações de baixa taxa de bits, como a transmissão de áudio. Ele usa a tecnologia SBR (Spectral Band Replication, traduzido, Réplica de Banda Espectral) para ressaltar os codecs de voz e também a eficiência da compressão.

Além disso, para aumentar a eficiência da compressão de estéreos, ele utiliza ainda o PS (Parametric Stereo, traduzido, Estéreo Paramétrico). Este formato normalmente é suportado por dispositivos (portáteis e não portáteis) e softwares que também são capazes de compreender o AAC convencional.

Agora é a sua vez. Se você já conhece o AAC, relate aqui suas experiências com esse formato e também qual é mais agradável aos seus ouvidos: AAC ou MP3?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.