Seleção: ferramentas que dão uma mãozinha na hora de fazer o TCC

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: ferramentas que dão uma mãozinha na hora de fazer o TCC

Os trabalhos de conclusão de curso são sempre uma dor de cabeça para quem está no último ano da faculdade. Para deixar essa árdua tarefa um pouco mais simples, selecionamos diversas aplicações que podem dar aquela ajuda na hora de criar documentos com a sua equipe de trabalho.

Ferramentas colaborativas

Confira abaixo algumas aplicações que ajudam bastante para trabalhos realizados em equipe.

ManageWith.Us

O ManageWith.Us é uma aplicação online que permite delegar funções, dividir tarefas ou mesmo manter uma lista de tarefas e datas que precisam ser cumpridas. Todos os documentos criados podem ser compartilhados pela internet, permitindo que qualquer membro da equipe tenha acesso ao seu conteúdo.

oneDrum

O oneDrum funciona em conjunto com suítes como o Microsoft Office e LibreOffice. Funcionando diretamente na nuvem, a ferrramenta permite a edição colaborativa de apresentações, documentos e planilhas. Para utilizar as facilidades oferecidas, é preciso ter uma conta de usuário no serviço. A aplicação é gratuita.

Google Drive

A ferramenta desenvolvida pela Google é uma das mais utilizadas para edição online de documentos. Graças à funcionalidade de compartilhamento dos arquivos, é possível utilizar o Google Drive como uma ferramenta colaborativa. Você pode, inclusive, restringir a visualização de um conteúdo apenas para alguns membros da equipe. A aplicação é gratuita, mas é preciso ter uma conta no Gmail para ter acesso a ela.

Editores de texto

TCC sempre exige a elaboração de documentos e artigos científicos. Veja abaixo algumas ferramentas que podem auxiliar você na criação de arquivos de texto.

LibreOffice (BrOffice)

O LibreOffice é a opção para quem deseja usar uma das principais alternativas livres, gratuitas e em português ao Microsoft Office. O programa conta com editor de texto, de planilha, de apresentação de slides, de desenho, de banco de dados e de fórmulas matemáticas. A principal vantagem dessa suíte é que ela suporta nativamente a importação dos documentos para o formato PDF.

Microsoft Word

Certamente o editor de texto mais conhecido do mercado, o Microsoft Word é uma ótima ferramenta para criar documentos. A aplicação não é gratuita, mas possui diversas opções para a personalização do conteúdo presente do arquivo, além de trabalhar muito bem com formatações de terceiros.

Google Document

O processador de textos do Google Drive apresenta uma série de ferramentas para formatação e composição de conteúdo que vão deixar seus documentos com um aspecto simples, mas refinado.  A principal vantagem do Google Document em relação às aplicações citadas anteriormente é que ele funciona diretamente do navegador, podendo ser acessado a partir de qualquer computador com acesso à internet.

Planilhas e gráficos

Organizar os dados em um TCC é sempre muito importante, pois facilita a compreensão das informações obtidas durante o estudo. Confira algumas ferramentas que podem dar uma ajuda nessa tarefa.

Google Spreadsheets

Se você precisa de tabelas rápidas e objetivas, o Google Spreadsheets pode ser usado com um bom aproveitamento. A ferramenta online inclui recursos variados que vão desde a criação de planilhas simples até a aplicação de fórmulas avançadas e a geração de gráficos exclusivos. A aplicação é gratuita e permite a importação dos arquivos criados para o seu disco rígido.

Chartle

Chartle é uma excelente opção de ferramenta online para quem precisa criar gráficos com frequência. Também rodando diretamente do navegador, a aplicação permite exportar os gráficos e planilhas criados para o computador ou manter o trabalho nos servidores do serviço e publicar os gráficos em sites e diversas redes sociais.

EditGrid

Mesmo sendo parecido com o Excel, EditGrid dá um show quando o assunto é Mashups e conteúdo online. Com ele, é possível inserir em suas planilhas conteúdo de diversos sites de finanças (Yahoo! Finance e Reuters), Ecommerce (Ebay e Amazon.com) e mapas (Yahoo! Maps). Todas essas facilidades são oferecidas gratuitamente.

Apresentações

Uma boa defesa de TCC depende também do material de apoio. Por isso, criar uma apresentação é desafiador. Veja quais aplicações podem dar uma mãozinha nessa tarefa.

Google Presentation

Novamente, uma ferramenta da Google marca presença na hora de facilitar o trabalho. O Google Presentation permite a adição de imagens, caixas de texto com formatações variadas e a utilização de diversos modelos prontos de apresentação. Caso disponha de uma máquina com acesso à internet para a sua defesa, é possível rodar o PPT diretamente do seu Google Drive.

Acrobat Presentations

O serviço online da Adobe permite criar apresentações ricas e cheias de recursos visuais bastante úteis para que você possa expor suas ideias e trabalhos. A ferramenta conta com uma série de modelos pré-configurados a fim de tornar o processo de criação mais eficiente. Além de salvar e manter a apresentação para si, você pode compartilhá-la com os demais membros da equipe.

Ashampoo Presentations

A ferramenta da Ashampoo permite que você crie qualquer tipo de apresentação de slides, desde os mais simples projetos de escola até aqueles que exigem um nível de estrutura mais complexa, como mapas mentais. O programa é totalmente compatível com os arquivos PPT e gratuito. O Presentations permite adicionar animações, efeitos na transição, arquivos de áudio e vídeo e tabelas em seus slides.

.....

Agora é com você, caro leitor. Aproveite os programas e serviços listados acima para tornar a árdua tarefa de desenvolver o TCC um pouco mais simples. Lembre-se de compartilhar suas experiências pessoais enviando um comentário no espaço abaixo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.