8 jogos de ligar pedras e cores para Android e iOS

5 min de leitura
Imagem de: 8 jogos de ligar pedras e cores para Android e iOS

Games de ligar, mover e explodir pedras coloridas, como os clássicos Bejeweled e Zuma, da PopCap, são um grande sucesso entre jogadores casuais. Eles são ótimos para brincar enquanto você aguarda a sua vez em uma fila ou sala de espera, ou mesmo quando você precisa de alguma distração durante o dia.

Para ajudar aquelas pessoas que desejam encontrar boas opções de jogos nesse estilo, nós preparamos uma lista com oito games que prometem fazer com que você se divirta por horas — cinco deles com versões também para o iOS. Desta forma, se você tem um telefone com Android ou mesmo um iPhone, confira a nossa seleção de aplicativos.

Gem Spinner II

Este é para quem quer adicionar novos elementos para o tradicional jogo de juntar três pedras da mesma cor. O seu tabuleiro é dividido em alguns blocos, e você pode girar essas partes, além de mudá-las de lugar na mesa.

Conforme você joga e faz as combinações, a parte de trás dos blocos do tabuleiro vai mudando de cor. Quando todo o bloco se torna mais escuro, ele é eliminado do jogo. O objetivo é destruir o máximo desses módulos antes que o tempo se acabe. Quanto mais pedras você eliminar, mais pontos e estrelas são ganhos naquela fase.

Clique aqui para baixar a versão Lite do joguinho para o seu telefone com Android (se você quiser comprar o game completo, clique aqui). Para fazer o download para o sistema operacional móvel da Apple basta seguir este link.

Call of Atlantis

Normalmente, os joguinhos de ligar e destruir pedras não possuem uma história, apenas o tabuleiro com os elementos coloridos. Porém, o game Call of Atlantis tem um enredo elaborado, além de objetivos e desafios externos que complementam as fases.

O seu visual é muito bonito, contando com animações e ilustrações muito bem feitas. Cada capítulo é acompanhado de uma explicação detalhada, para que você conheça melhor a história e os desafios do game. A versão gratuita traz apenas algumas fases iniciais, mas você pode conseguir o jogo completo comprando-o dentro do próprio aplicativo.

Para passar de fase, é preciso completar um objeto, levando todos os seus pedaços para a parte de baixo do tabuleiro. No começo, isso parece bastante fácil, mas a dificuldade do desafio é aumentada com o passar dos níveis.

Se você tem um telefone com Android, clique aqui para baixar a versão de teste. Quem possui um iPhone também pode jogar este game, bastando clicar neste link para fazer o download. Para abrir o Call of Atlantis diretamente no navegador, clique aqui.

Jewels Deluxe

A maior vantagem desse game é a existência de vários modos de jogo. Você pode se divertir de quatro formas diferentes — ótimo tanto para quando você quer apenas passar o tempo quanto para os momentos em que você estiver a fim de um desafio mais difícil.

Além do clássico com tempo, existe o modo “Task”, no qual você precisa destruir um determinado número de pedras de cada cor; o “Clone Attack”, no qual é preciso formar um padrão específico de combinação; e o “Puzzle”, no qual você deve eliminar todas as pedras do jogo.

O visual do game é muito bonito, mas a quantidade de informação visual pode confundir a leitura dos números e cores dos desafios, principalmente se o seu celular possuir uma tela pequena. Nada, no entanto, que realmente atrapalhe o jogo. Para baixar o Jewels Deluxe no seu Android, clique aqui.

Marble Blast 2

Este game é para quem curte Zuma, um joguinho de explodir pedras coloridas usando um canhão, que fica posicionado na parte central da tela. Neste aplicativo, você também precisa formar uma sequência de três ou mais bolinhas de uma cor, porém não em um tabuleiro, e sim em um circuito em movimento

Mire e atire a bolinha com o canhão, cuidando para calcular a trajetória dela tendo em vista que as pedras não estão paradas. Uma dica importante é sempre mirar um pouco para a frente do local que você deseja acertar, compensando o movimento das pedras. Quanto mais peças você acertar de uma só vez, melhor é a pontuação no final da fase. Este aplicativo está disponível apenas para o Android e pode ser baixado aqui.

JewelUp

Se você curte o game Bejeweled, porém quer algo um pouco diferente, pode testar o joguinho Jewel Up, que possui o mesmo estilo, com apenas algumas alterações. No lugar de trocar as bolinhas de lugar para removê-las do tabuleiro, você precisa deslizar o dedo sobre um grupo de três ou mais delas.

Todas as pedras da mesma cor que estiverem conectadas e forem tocadas pelo seu dedo são retiradas então da mesa. Não é possível tirar o dedo da tela e nem passá-lo mais de uma vez na mesma pedra ou esta é eliminada da jogada. O game possui três modos de jogo e está disponível tanto para o Android quanto para o iPhone.

Jewels Link

No mesmo estilo do game acima, o Jewels Link também tem a maneira de jogar um pouco modificada, quando comparado com o clássico Bejeweled. Porém, ao contrário de Jewel Up, este possui apenas um modo de jogo.

Isso não diminui a diversão, no entanto, já que os desafios são um pouco mais difíceis do que os do Jewel Up e a quantidade de fases é imensa. Os itens-bônus que aparecem no meio do jogo (relógio, raios etc.) deixam as partidas ainda mais dinâmicas. O Jewels Link está disponível apenas para o Android e pode ser baixado aqui.

Aces Jewel Hunt

Este jogo se destaca pela sua aparência, já que ele possui uma interface extremamente bem feita. Os desenhos e as animações impressionam, e a diversão é garantida para quem gosta de joguinhos casuais. O game segue a mesma linha de Bejeweled, com bônus especiais e mais pontos ganhos quando mais de três pedras são liberadas ao mesmo tempo.

Todo esse visual, no entanto, pesa em um ponto importante: o tamanho do aplicativo. Para que ele possa contar com animações e desenhos tão bem acabados, ele precisa de 18 MB livres no seu dispositivo. Entretanto, se você possui bastante espaço de armazenamento no celular, isso não deve ser um problema. Clique aqui para baixá-lo para celulares com Android e aqui para fazer o download para os aparelhos com iOS.

Shape Shift

Este game pode dar um nó na sua cabeça, já que mistura formas e cores de uma maneira surpreendente. Você precisa trocar de lugar as pedras com a mesma forma, para juntar grupos de quatro ou mais peças da mesma cor.

A troca acontece de acordo com a forma e não leva em conta a cor. Além disso, as pedras nem precisam estar uma ao lado da outra. Parece fácil demais, porém pode ser bastante desafiador, já que as cores das peças podem confundir as jogadas. Este game está disponível para o iPhone e para o Android, é só fazer o download e se divertir.

Para conferir outros joguinhos divertidos para o Android e para o iPhone, acompanhe sempre as atualizações do Baixaki para cada um desses sistemas operacionais. Fique de olho também nas seleções e novidades do Tecmundo, para não perder nada do que acontece no mundo da tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.