Como organizar os componentes dentro do PC para ter um melhor fluxo de ar [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Como organizar os componentes dentro do PC para ter um melhor fluxo de ar [vídeo]

O Tecmundo tem vários tutoriais sobre manutenção de hardware. Um deles explica, passo a passo, como colocar ventoinhas no gabinete para que ele fique mais bem refrigerado — um procedimento primordial para não “fritar” nenhum componente.

As ventoinhas são importantes para evitar o superaquecimento, mas o que nem todos sabem é sobre a possibilidade de seguir medidas muito simples para fazer com que cabos, placas e drives fiquem organizados dentro do gabinete, fazendo com que o ar tenha um fluxo ainda melhor. Confira!

Não é apenas por capricho

Há diferentes motivos para organizar melhor o interior do gabinete de um PC, e, acredite, isso não tem a ver com excesso de capricho. Em primeiro lugar, ao manter cabos e fios bem arranjados, evita-se que eles toquem as pás das ventoinhas.

Em segundo lugar, o fluxo de ar melhora, dando uma força extra para manter tudo bem refrigerado. Por último, quando você precisar fazer algum tipo de manutenção, fica muito mais fácil encontrar um cabo necessário quando tudo está bem organizado.

Alguns modelos especiais de gabinete já contam com acessórios para facilitar a organização. No entanto, eles não são muito comuns ou são muito caros. Por isso, siga nossas dicas a seguir.

Um inventário ajuda

Em alguns casos, para organizar melhor cabos e componentes do seu gabinete, o primeiro passo é fazer uma espécie de inventário, ou seja, saber o que você tem — tarefa que pode ser trabalhosa, mas ajuda muito para que se saiba quantos cabos serão necessários.

Essa é uma medida boa especialmente se você adquiriu um gabinete novo. Antes de começar a instalar tudo, analise bem o espaço que a torre oferece e faça uma lista com as placas, drives e cabos que você tem. Assim, fica mais fácil planejar a instalação dos componentes.

Em outros casos, vale a pena remover o que se tem no gabinete quando é evidente a falta de espaço. Se você chegar a este ponto, apenas lembre-se de montar primeiro a fonte de energia, depois a placa-mãe e em seguida os componentes restantes, como HD e drives ópticos.

Em caso de dúvida sobre a desmontagem e a montagem de um computador, você pode conferir os tutoriais “Aprenda a desmontar um computador” e “Como montar um computador” (com vídeo).

Mãos à obra

Com o gabinete aberto, observe bem o fluxo do ar. Procure espaços vazios nos quais é possível prender quaisquer fios que sobram. Como cada gabinete tem um design diferente, as possibilidades de organização são muitas.

O nosso gabinete, por exemplo, tem uma entrada de ar na frente e uma saída atrás, então, devemos levar isso em conta. Aliás, este é quase que um padrão: entrada na frente e saída atrás, mas, claro, isso pode variar em alguns casos.

Uma boa dica para organizar fios é juntá-los na medida do possível, prendendo-os com uma braçadeira ou até mesmo com aqueles arames encapados utilizados para fechar sacos de pão, por exemplo. Apenas tome alguns cuidados: não dobre os fios muitas vezes, como uma espiral, e também não os estique demais. O ideal é que eles fiquem mais compactados, porém sem forçar seus conectores.

No nosso exemplo, na parte de baixo do gabinete, onde se encontram dois discos rígidos, podemos organizar os cabos SATA, colocando-os junto a uma das laterais. Independente do seu gabinete e dos seus componentes, o importante é evitar a formação de qualquer bloqueio que funcione como uma parede para o ar que entra na torre.

Outra medida simples e importante para melhorar o fluxo de ar no computador é afastar placas, drives ópticos e discos rígidos. Caso você tenha mais de um componente instalado, considere sempre a possibilidade de afastá-los.

Isso também pode ser feito com os HDs, caso você tenha mais que um. No nosso computador de exemplo, temos dois discos rígidos, e eles estão separados por uma distância seguraque não bloqueia o ar.

.....

Essas foram algumas dicas bastante simples para você organizar melhor os componentes internos do seu computador. Continue ligado no Baixaki, no Tecmundo e até nosso próximo tutorial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.