O que é spam?

3 min de leitura
Imagem de: O que é spam?

(Fonte da imagem: Reprodução/Thinkstock)

Antes de entrarmos na explicação sobre o que é o spam, algumas perguntas básicas precisam ser feitas: é comum no seu email o aparecimento de mensagens estranhas, de destinatários que você não conhece? Sua caixa de entrada foi “infestada” por propagandas? Seu lixo eletrônico — que retém emails suspeitos automaticamente — anda lotado?

Se todas ou apenas uma resposta for “sim”, você já possui o termo spam em sua vida online. Mas você não está sozinho: praticamente todos os usuários dos serviços de email sofrem com as mensagens desagradáveis e pouco desejadas. Elas ainda aparecem em outros formatos — como mensagens de celular — e podem ser mais perigosas do que muitos imaginam.

Assim, spam é o termo usado para se referir às mensagens eletrônicas que são enviadas para você sem o seu consentimento — e que, geralmente, são despachadas para um grande número de pessoas.

Esse tipo de “email indesejável” contém, em sua grande maioria, propagandas. Neste caso, o spam também recebe o nome de UCE (Unsolicited Commercial Email ou Mensagem Comercial Não-Solicitada). No entanto, em outras ocorrências, essas mensagens contêm conteúdos mais agressivos (como vírus) e ainda conseguem obter suas informações pessoais — como dados bancários, por exemplo.

A relação entre spam, Monty Python e presunto

Existem algumas hipóteses acerca da origem do termo spam. A mais popular, no entanto, envolve uma marca de presunto que surgiu em 1937: muitos acreditam que o termo seja a abreviatura de SPiced hAM, um presunto enlatado picante da empresa americana Hormel Foods.

(Fonte da imagem: Reprodução/Thinkstock)
Esse produto também era comercializado na Inglaterra, e é neste momento que o grupo de comediantes britânicos Monty Python entra em cena. Em um quadro de seu programa de TV na década de 70, o grupo encenou uma cena em um restaurante que serve grandes quantidades de SPAM em todos os pratos, mesmo contra a vontade dos fregueses.

A partir de então, spam virou sinônimo de tudo o que é enviado em grande quantidade e sem o consentimento do destinatário.

Dicas de segurança

Quem envia essas mensagens em massa recebe o nome de spammer. Você já deve ter se questionado “Como eles conseguem meu email?”, não? Na maioria dos casos, os spammers conseguem seu endereço através de programas que rastreiam a web atrás de tudo o que vem depois do símbolo @ (arroba). Esse tipo de mensagem causa muitos prejuízos e algumas fontes chegam a mencionar cifras bilionárias ao contabilizar os gastos com essa praga eletrônica.

(Fonte da imagem: Reprodução/Thinkstock)

Mas alguns cuidados podem ser tomados para que os spams sejam uma menor dor de cabeça em seu dia a dia — e, especialmente, não sejam um risco à sua privacidade e segurança na internet. Confira:

  1. Nunca responda spams. Se você fizer isso, estará apenas confirmando a existência do seu email. Desta forma, será alvo certo de lixo eletrônico.
  2. Se você costuma se cadastrar em serviços online, evite cadastrar seu email pessoal: crie uma conta alternativa só para esse tipo de acesso.
  3. Não clique em nenhum link enviado pelos spammers. Tome cuidado principalmente com mensagens do tipo: “Seu CPF está bloqueado, clique aqui para regularizar sua situação” ou ainda “Fulano enviou um cartão para você, clique aqui para ler o seu cartão”. Eles usam essa tática para enviar vírus aos usuários, spywares ou mesmo para roubarem seus dados financeiros e pessoais.
  4. Preserve seu email. Evite fornecê-lo em chats e sites suspeitos.
  5. Use “Cópia Oculta” ao enviar emails a muitos contatos. Essa é uma maneira de evitar que seu endereço eletrônico circule pela rede caso seu destinatário encaminhe a mensagem que você enviou.
  6. Utilize um bom programa anti-spam. Isso diminuirá a quantidade de lixo na sua caixa de emails e a probabilidade de ser pego desprevenido. Alguns programas que podem ajudar: Agnitum Spam TerrierSpam Nullifier, Mozilla Thunderbird, entre outros.
  7. Como os spammers rastreiam tudo o que é escrito depois do símbolo @, alguns truques podem ajudar a tornar mais difícil a captura do seu endereço eletrônico. Você pode, por exemplo, escrever seu email por extenso (seuemailarrobagmailpontocom) ou ainda colocar uma imagem com o endereço ao invés de texto.

Existem outras dicas para evitar cair no "conto do spam", porém a mais importante é: desconfie de tudo. Infelizmente, a internet é um prato cheio para pessoas mal-intencionadas. Portanto, você não ganhará nenhum prêmio milionário se clicar em algum link. O máximo que você pode conseguir é um enorme prejuízo e uma bela dor de cabeça.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.