Embora pareça difícil inicialmente, lidar com o YouTube é algo na verdade muito intuitivo e dinâmico, bastando alguns minutos de atenção para dominar suas principais funções sem maiores problemas. Ter uma conta no serviço é essencial para quem é fã de vídeos online, algo cada vez mais aceito e agregado no cotidiano dos internautas.

Este pequeno tutorial visa desvendar o mistério da criação de listas de reprodução, as famosas playlists. Em poucos passos, você será capaz de organizar melhor seus vídeos, em categorias separadas por diversos aspectos, como gênero musical, por exemplo.

Antes de mais nada, vamos ao cadastro!

Para realizar as tarefas mais complexas do YouTube, como a criação de listas de reprodução ou deixar comentários nos vídeos, é necessário realizar um pequeno cadastro no site. Confira, nas linhas abaixo, cada etapa do processo.

1.    Logo na página inicial do YouTube, encontre a função chamada “Increva-se”.

2.    Preencha corretamente o cadastro com as informações necessárias.

3.    A próxima tela define se você quer associar sua conta do YouTube a do Google.

Criando as listas

Com a criação de playlists, você pode facilmente dividir seus vídeos em categorias de sua preferência, o que é uma mão na roda para quem assiste a dezenas de exibições todos os dias. Para criar sua primeira lista de reprodução, siga os seguintes passos:

1.    Abra as opções da sua conta, e clique em “Listas de reprodução”.

2.    Acesse “Novo”, escolhendo a opção “Lista de reprodução”.

3.    Digite um nome para identificar sua nova playlist.

Adicionando seus vídeos

A parte mais interessante das listas de reprodução é sem dúvida adicionar os seus vídeos preferidos a elas. O processo é extremamente simples, bastando que você clique na função, situada logo abaixo do vídeo em execução na página.

Depois, uma nova parte da janela se abrirá abaixo da opção, permitindo que você adicione o vídeo facilmente a uma de suas listas, tudo em questão de segundos. Também é possível voltar à sua conta para editar as playlists, sem complicações.

Listas rápidas

Esta função, ainda menos conhecida pelos usuários, permite que você adicione vídeos rapidamente a uma lista genérica, podendo editá-la ou transferir o vídeo posteriormente para as definitivas. A possibilidade é ideal para quem achou a descrição de alguns vídeos interessante, e quer deixar para vê-los em outro momento.

Para adicionar seus vídeos á lista rápida, basta clicar no botão com o sinal de soma, localizado no canto inferior esquerdo dos vídeos. Depois, acesse a função localizada na parte superior da página, conferindo em seguida todas as funções disponíveis para a lista.

Viciados em YouTube!

Cada vez mais novos usuários criam contas e passam a usar o YouTube ativamente, comentando e fazendo o upload de vídeos, criando listas e divulgando o seu conteúdo entre todos. E você, vai fazer parte dessa onda? O Baixaki conta com a sua opinião sobre o tema.