O Baixaki comparou os principais antispywares do site. Veja quem se saiu melhor!

4 min de leitura
Imagem de: O Baixaki comparou os principais antispywares do site. Veja quem se saiu melhor!

Dentre as ameaças existentes na Internet, os spywares são uma das mais conhecidas entre os usuários. Resumidamente, são pequenas aplicações espiãs que infectam o seu sistema, podendo salvar informações de uso do seu computador, além de dados pessoais em casos mais sérios.

Monitorando o seu acesso à Internet, os programas podem causar grandes dores de cabeça, enchendo você de emails, pop-ups e mensagens impróprias. O maior perigo nesses casos é você ter salvado algum dado bancário e enviado para pessoas de má índole, por exemplo.

Programas específicos para resolver o problema

Pensando no bem estar de seus usuários, muitos desenvolvedores de aplicativos voltam seus esforços na criação dos anti-spywares, programas feitos para combater esse tipo de perigo, a partir de buscas completas no computador.

Um programa de destaque neste gênero deve encontrar e eliminar o maior número possível de ameaças, o critério fundamental para os usuários. Em segundo lugar, está a leveza em quantidade de memória e processamento necessários, o que é ideal para quem tem computadores mais simples ou não pode deixar a máquina funcionando exclusivamente para o aplicativo.

Uma breve utilização de cada aplicativo

Um dos pontos em que a qualidade desse tipo de programa é praticamente unânime é quanto à praticidade em utilizá-los. Em quase todas as situações, há botões bem organizados distribuindo as funções dos aplicativos, sem complicar para usuários iniciantes.

Todos contam com um sistema de atualização muito prático, além da famosa proteção ativa, ideal para evitar que os spywares se instalem em sua máquina. Muitos têm a opção de imunizar o sistema contra ameaças já conhecidas, além, é claro, da busca completa por ameaças dentro do computador.

Com poucos cliques e o mínimo de conhecimento em inglês é possível identificar e utilizar tudo o que os programas têm a oferecer. Agora, vamos aos testes práticos de eficiência em cada um deles, com dados informativos para você comparar e escolher o melhor.

O TESTE

Todos os testes realizados foram feitos no mesmo computador, sem que ele fosse utilizado para outras finalidades durante as buscas por spywares. Foi usado um programa por vez,  realizando as pesquisas por spywares sem eliminá-los em seguida, conferindo, desta forma, se os outros aplicativos conseguiam encontrar os mesmos perigos.

Os principais tópicos abordados foram os gastos em memória e processamento ao utilizar cada um dos softwares, a quantidade de ameaças encontrada e o tempo decorrido durante as buscas. Confira logo abaixo as informações mais importantes para você decidir com qual deles vai ficar.

LEVE OU PESADO?

Memória gasta com o programa em estado passivo (MB)

O primeiro teste feito em relação à quantidade de memória é, basicamente, medir quanto os programas pesam apenas ao abri-los. Neste aspecto, o mais leve foi o Super Antispyware, com menos de 3MB de memória gasta. Este dado é importante para quem pensa em manter o anti-spyware ativo enquanto usa o computador, fazendo uso das proteções em tempo real disponíveis em muitos deles.

Memória gasta com o programa em estado ativo (MB)

Embora o dado anterior seja de grande importância, o mais interessante é avaliar as quantias médias de memória utilizadas durante a análise em busca de spywares, função primordial dos programas. Neste aspecto, o Ad-Aware se manteve com a mesma quantia de memória do teste passado, se destacando no quesito, em especial para quem tem pouca memória no PC.

Percentual do processador utilizado durante a busca por ameaças (%)

Outro aspecto fundamental em um aplicativo do gênero é a porcentagem de processamento demandada durante a busca por ameaças. Para quem tem processadores mais simples ou não pode desperdiçar processamento enquanto trabalha em outras tarefas no computador, o mais recomendado é escolher os programas que utilizem menos a capacidade do componente.

Tempo gasto nas buscas, em minutos

Embora este aspecto seja menos relevante na opinião de muitos usuários, é interessante analisar o tempo que cada aplicativo levou para terminar uma busca completa em todos os arquivos do computador. Neste ponto, o Spybot foi o mais rápido, o que talvez justifique o fato dele ser um dos mais pesados para realizar a tarefa.

Ameaças encontradas

Este tópico foi deixado por último por ele ser mais complexo. Embora ocomputador não estivesse muito infectado, ocorreu uma discrepância interessante nas análises dos quatro aplicativos em teste.

O Ad-Aware foi o software que encontrou mais ameaças potencialmente perigosas para o computador, totalizando 24 ocorrências após a pesquisa e englobando praticamente todas as ameaças já reveladas pelos outros aplicativos.

Lembramos que somente a quantidade de ameaças não representa obrigatoriamente que um software é melhor ao outro, pois podem existir falsos-positivos (alarmes falsos) e métodos diferentes de avaliação.

Outras possibilidades

Para quem gosta de experimentar softwares novos, um ótimo candidato é o Malwarebytes. Em testes, este aplicativo se mostrou uma boa promessa no gênero, podendo ser situado entre os softwares interessantes para download. Além disso, softwares antivírus estão começando a agregar seus próprios anti-spywares no pacote, facilitando ainda mais a vida do usuário, como é o caso do AVG.

O VEREDICTO

Os programas que se destacaram em boa parte dos dados levantados foram o Ad-Aware, muito leve para rodar e eficiente nas pesquisas por ameaças, além do Spyware Terminator, outro aplicativo muito interessante nestes aspectos.

Os aplicativos Super Antispyware e Spybot não ficaram longe, mas estão abaixo por terem apresentado resultados menos satisfatórios se comparados aos seus melhores congêneres. No entanto, nada melhor do que você, usuário, para realizar seus próprios testes e encontrar resultados interessantes na hora de escolher. Você pode, inclusive, ter mais de um software deste tipo instalado ao mesmo tempo no seu PC, desde que tenha memória disponível para utilizá-los.

Vale lembrar que os programas podem se comportar de um modo um pouco diferente caso você use outro processador ou sistema operacional, por exemplo. Os resultados atingidos foram obtidos em uma mesma máquina e em condições de utilização iguais, tornando os dados mais fiéis para comparação. Agora, resta a você comentar e relatar suas experiências com os programas citados, além de indicações para toda a comunidade do Baixaki. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.