Nero: conheça o Nero PhotoSnap Viewer e aprenda a usá-lo

Este visualizador básico de imagens é tão conveniente quanto o do Windows, mais completo e ainda carrega um editor rápido de imagens como brinde!
  • Visualizações56.991 visualizações
Por Igor Pankiewicz em 8 de Junho de 2009

Olá leitores do Baixaki! Sejam muito bem-vindos a mais um artigo da série especial Nero, na qual mostramos a vocês todos os recursos e truques que estão à sua disposição com a mais recente versão do pacote de programas NERO!

Já cobrimos um pouco das questões de instalação, gravação (imagens ISO, criação de discos de áudio), edição de capas para CDs e DVDs, criação de Menus profissionais para seus filmes, utilização do Nero Live e de alguns outros programas embutidos no Suite).

Então, hoje trataremos um pouco a respeito do Nero PhotoSnap Viewer, um programa simples e versátil — incluso no pacote de instalação da versão 9 — dedicado exclusivamente à visualização de imagens e de suas respectivas informações (METADATA, embutidas pelos autores nos arquivos).

Em apenas alguns segundos, você perceberá que utilizá-lo é tão simples quanto usar a ferramenta padrão do Windows (galeria de imagens), apenas com alguns recursos a mais e muito mais charme quando falamos em interface.

Pronto para ver minuciosamente todos os detalhes e funções do programa? Então vamos lá!

 

Dica

Uma vez instalado o Nero 9, você pode definir a afinidade dele com os diversos tipos de arquivos do seu computador (para, por exemplo, fazer com que vídeos se abram com o player Nero). Caso queira definir o Nero PhotoSnap Viewer como visualizador padrão de suas imagens, clique com o botão direito sobre o arquivo a ser aberto, selecione “Abrir com” e clique sobre “Escolher programa padrão”.

Em seguida será aberta a tela para a escolha, conforme mostrado abaixo. Basta marcar Nero PhotoSnap Viewer e clicar em “Ok”.

 

Visualizando e navegando pelas imagens

A compatibilidade do programa com os tipos de arquivos de imagens (BMP, JPEG, TIFF, GIF e demais formatos) é muito extensa, portanto recorra ao manual online para obter a lista completa. Para abrir a imagem, você pode ir diretamente ao botão “Open”, na barra de ferramentas. Alternativamente, siga até o menu “File” ou ainda pressione simultaneamente as teclas de atalho, Ctrl+O.

Depois de abrir uma fotografia qualquer de sua galeria, você pode acessar outras imagens contidas na mesma pasta direto pelo programa, sem ter que abri-las manualmente no Windows. Para isso basta que você clique nos botões “Previous” e “Next”, conforme mostrado na imagem abaixo:

Infelizmente, não podem ser configurados atalhos alternativos para a navegação entre imagens, entretanto você pode utilizar as teclas “Page Up” e “Page Down” no teclado ou ainda ao net scroller do mouse (o botão giratório) para realizar a mesma tarefa. Para aproximar ou afastar, role o net Scroller enqunto pressiona a tecla “Ctrl”.

 

Menus principais

O Nero PhotoSnap Viewer possui quatro menus principais, além de um quinto para a obtenção de manuais e ajuda. São eles:

•    File: equivalente a “arquivo”, carrega as opções para abrir arquivo, para configurar e imprimir páginas, configuração de Plug-ins e também opções gerais do programa.

Estas opções gerais (mostradas na imagem abaixo) permitem — em ordem — o redimensionamento automático das imagens para a visualização, duplo clique para abertura em tela cheia, mostrar nome do arquivo no modo de tela cheia, pixels interpolados para melhorar a qualidade, fechar o programa quando o botão de edição é acionado e, por fim, alterar a cor do plano de fundo.

 

•    View: Opções de visualização, para serem mostradas as barras de ferramenta e de status, nível de Zoom (de 12,5% a 800%), modo de tela cheia e redimensionamento automático para o tamanho da janela.

•    Go: apenas para voltar ou avançar a uma outra imagem da galeria.

•    Tools: Ferramentas adicionais. Por aqui pode ser editada a imagem (abre o Nero PhotoSnap completo, que nós descreveremos um pouco mais abaixo), mostrados os seus dados complementares (METADATA) ou ainda girada tanto em sentido-horário quanto em anti-horário (de 90 em 90 graus).

 

Barra de ferramentas

A barra de ferramentas serve basicamente como um atalho para as funções já descritas até aqui, encontradas também nos Menus principais. A vantagem dela é a praticidade de acesso. Estão presentes comandos de abrir, girar imagem, avançar e voltar, aproximar, modo de tela cheia, informações adicionais e tópicos de ajuda.

 

Editando a imagem – Nero PhotoSnap

Como mencionamos acima, ao clicar sobre o botão “Edit”, você fecha o programa de visualização e abre o de edição, chamado Nero PhotoSnap. Pense nele como um Photoshop simplificado, repleto de filtros e opções para você ajustar, corrigir e melhorar as suas imagens e papéis de parede em instantes!

As principais opções instantâneas ficam visíveis em um menu à direita da tela, mas o melhor de tudo é que, a cada comando selecionado, o Nero PhotoSnap abre uma pequena janela especializada em mostrar o antes e o depois das suas operações. Não gostou de um filtro? Apenas desfaça a ação clicando sobre Cancel!

Os principais destaques aqui são:

•    Correção automática da imagem: brilho, tons e equilíbrio de branco, ruído e posição.
•    Correção de distorção de lente (tanto interna quanto externa).
•    Controle de nitidez.
•    Remoção de olhos vermelhos.
•    Remoção de pixels quentes (distorções e ruídos leves).
•    Redimensionamento e recorte.
•    Brilho.

Ainda no menu direito, clicando sobre a opção “Other Effects”, você ganha acesso a muitas outras opções interessantíssimas, incluindo filtros automáticos de brilho solar, envelhecimento das fotos, imagens em dois tons, liquefação e até mesmo caleidoscópio! Confira abaixo alguns dos exemplos rápidos, obtidos apenas com uma das funções selecionadas:

E aí, que tal substituir o velho visualizador do Windows pelo Nero PhotoSnap Viewer e seu acompanhante, especializado na aplicação de efeitos nas fotos? O legal é que tudo fica integrado, permitindo que você navegue e edite com muito mais velocidade, pois os recursos são fartos.

Faça o teste e não deixe de comentar a sua experiência com o excelente pacote de aplicativos Nero! Até a próxima!



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!