9 programas para garantir a segurança no Android [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: 9 programas para garantir a segurança no Android [vídeo]

Se o Windows é há muito tempo o sistema operacional mais popular entre os computadores e notebooks, o Android cresce de forma avassaladora e vem cada vez mais consolidando a sua liderança no mercado de gadgets móveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema é que todo esse sucesso atrai também a atenção de pessoas mal intencionadas, que criam artifícios para roubar informações e realizar vários tipos diferentes de crimes digitais. Por isso, se nos computadores usamos os antivírus para defender nossas máquinas, com celulares e tablets isso não é diferente.

Para a nossa alegria já existem vários programas que trabalham nesse sentido – alguns, inclusive, contam com marcas de renome por trás do seu desenvolvimento. Confira agora uma lista com bons programas capazes de defender o seu aparelho Android contra malwares e outras ameaças.

avast! Mobile Security

     

O avast! Mobile Security pode realizar varreduras completas nos dados do seu gadget móvel. Além disso, ele conta com outras funções interessantes para garantir a sua privacidade e a segurança do aparelho, como um alarme antirroubo, por exemplo.

Essa função é o grande destaque do software e permite que você faça com que um alarme seja disparado e que você obtenha a localização do celular por meio do GPS, tornando possível até mesmo a recuperação do gadget.

Comodo Mobile Security Free AV

O Comodo Mobile Security Free AV é um programa bastante completo e conta com uma grande gama de ferramentas. Com ele, você pode realizar verificações de malwares no aparelho, gerenciar processos e aplicativos, bloquear números para chamadas e SMS e lançar mão de um espaço para chamadas e mensagens privadas, todas protegidas com senha.

Lookout Mobile Security

Lookout Mobile Security

Para quem tem suspeitas somente sobre os seus aplicativos, o Lookout Mobile Security é uma boa pedida, pois realiza escaneamentos em todos os programas do seu Android.

Apesar de não contar com uma ferramenta para varreduras em outros tipos de arquivos (como imagens, por exemplo), ele possui outras funções, como um sistema de backup que envia as informações dos seus contatos para o site oficial do aplicativo, permitindo o resgate desses dados sempre que for necessário.

AegisLab Antivirus Free

Já para aqueles que querem somente ficar de olho nos vírus que podem ter contaminado os dados do seu Android, o AegisLab Antivirus Free é uma boa alternativa. O programa trabalha de forma direta, conferindo cada um dos arquivos do seu aparelho.

Além disso, ele também realiza buscas em tempo real e de forma periódica, sempre guardando a integridade do seu gadget.

Avira Free Android Security

     

O Avira Free Android Security funciona como um software de segurança que trabalha não contra vírus, mas sim contra pessoas. Isso porque a principal função do programa é permitir que você acesse o seu aparelho caso ele seja roubado.

Por meio de um cadastro previamente realizado, você é capaz de entrar remotamente em seu celular, conseguindo bloqueá-lo por meio de uma senha ou, se preferir, fazendo com que um alarme soe e denuncie o ladrão.

Em versões futuras, o aplicativo deve permitir também que você consiga apagar os dados do aparelho e impeça o infrator de ver seus dados.

AirCover

O AirCover busca ser um programa praticamente completo no que diz respeito à segurança do seu aparelho Android. Por isso, o aplicativo conta com seis opções no total, tudo distribuído em uma interface organizada.

Cada ferramenta trabalha com uma função diferente, como varredura contra malwares, backup de informações, além de alertas de roubo e alertas de furto que são enviados para contatos seguros.

AVG Mobilation Antivirus Free

AVG Antivirus Free     AVG Antivirus Free

O AVG Mobilation Antivirus Free é o antivírus para dispositivos Android com maior número de downloads no Baixaki. O programa também conta com uma grande marca por trás da sua construção – e isso pode ser um dos motivos do seu sucesso.

Além do nome, o AVG Mobilation Antivirus Free também apresenta muitas ferramentas úteis, como escaneamento de todos os programas que são instalados no gadget e monitoramento em tempo real durante o uso do aparelho.

Para completar, o software também apresenta várias outras funções, como gerenciador de aplicativos, serviços de backup (no caso de cópias de segurança dos programas, este é pago) e sincronização por acesso remoto via internet.

Zoner AntiVirus Free

O Zoner AntiVirus Free é um programa bastante intuitivo e que trabalha de maneira amigável. Assim que é acessado, o software oferece uma opção para realizar um escaneamento completo dos dados do aparelho.

Além disso, assim como a maioria dos seus concorrentes, ele também traz outras funções, como alertas de roubo. Entre essas ferramentas, o diferencial fica por conta da possibilidade de se bloquear o acesso de alguns aplicativos a determinadas funções do seu Android.

Kaspersky Mobile Security Lite

O Kaspersky é um dos mais importantes antivírus para computadores e faz sucesso em todo o mundo. A empresa agora busca conquistar também o mercado de smartphones, trazendo uma ferramenta de segurança para os aparelhos de bolso.

O Kaspersky Mobile Security Lite traz funções para varredura na memória interna e também nos dados gravados em cartões de memória inseridos no aparelho. Além disso, o aplicativo conta com várias funções para bloqueio de informações sigilosas. Entretanto, assim como na versão deste antivírus para Windows, aqui principais funções do programa também são pagas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.