Desktop personalizado: The Sims 3

5 min de leitura
Imagem de: Desktop personalizado: The Sims 3

Em The Sims 3 finalmente os jogadores têm a oportunidade de viver em lugar realmente aberto, livre. Você pode criar o personagem praticamente idêntico a você em aparência, definindo as mais complexas partes da face e do corpo. Isso sem falar na personalidade, que agora traz traços que definem como o Sim reagirá em determinadas ocasiões e o que ele terá como desejos e aspirações.

Bem, o jogo está em lançamento durante essa semana (dia 2 de junho nos EUA e dia 5 de junho no Brasil), então nada melhor do que entrar de cabeça no clima e ficar pronto para receber o game de braços abertos. Como fazer isso? Oras, criando a sua própria Área de Trabalho do The Sims 3, definindo o tema, papel de parede, cursor do mouse, ícones e a proteção de tela no Windows XP.

Essa é a inauguração de um novo quadro no Baixaki. Aproveitando novidades, traremos dicas e sugestões para personalizar a Área de Trabalho do seu Windows e criar um tema exclusivo. Confira logo abaixo o primeiro da série: Desktop do The Sims 3.

 

1º Passo: O Tema


Para começar a nossa Área de Trabalho personalizada com o The Sims 3, precisamos de um tema. Mas, antes de poder instalar um tema no Windows XP, você vai precisar usar um programa chamado UXTheme Multi Patcher para liberar o sistema. Basta baixá-lo e seguir as instruções para que o seu Windows seja liberado para novos temas não-oficiais. (Se você já tem o Windows XP liberado para temas, pule esse programa.)

Agora, as cores predominantes devem ser verde (principalmente), cinza, branco e preto. É possível encontrar um tema exatamente assim aqui no Baixaki chamado FrescoVS. Baixe-o e extraia a pasta do tema em C:\Windows\Resources\Themes.

Para aplicar o tema, clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e selecione Propriedades. Clique na aba Aparência e selecione a opção Fresco. Depois, dê Ok.

2º Passo: Papel de Parede


O site oficial do game disponibilizou uma porção de papéis de parede diferentes (no total são onze) para que você possa baixar e decorar a sua tela. Basta clicar aqui nesse link, ou então abrir Br.TheSims3.com e clicar em Itens Extras. Os papéis de parede são todos muito bonitos e vêm nos formatos widescreen e fullscreen (escolha aquele de acordo com o seu monitor).

3º Passo: Cursor do mouse

É claro que para personalizar mais ainda o nosso tema vamos aplicar um novo cursor para o mouse. Para que você possa escolher entre vários (não se limitando a apenas um tipo de cursor), escolhemos um pacotão, o Tumi Cursor Powerpack.

O funcionamento dele é muito simples: após instalá-lo, vá ao Painel de Controle e clique em Mouse. Clique na aba Ponteiros e procure por um tema chamado PA Software’s 3D WinGreen. É uma flecha verde que fica girando (lembrando o prisma que representa o game). Dessa forma, é o ponteiro que vamos usar, pois ele é perfeito para o nosso tema.

4º Passo: Proteção de tela


É claro que o nosso Tema precisa de uma proteção de tela. Vamos criar uma utilizando várias fotos do jogo e o programa Zeallsoft Screensaver. Assim poderemos fazer uma espécie de apresentação de slides com imagens do próprio game.

Primeiro, vamos preparar uma pasta com as fotos. Crie uma pasta chamada Imagens The Sims 3 (ou algo parecido). Entre na página The Sims 3 do Baixaki Jogos (basta clicar aqui para ir direto) e salve as imagens clicando com o botão direito em cada uma e escolhendo Salvar Imagem Como.

Agora, instale o programa e abra-o. Ele é extremamente intuitivo. Basta clicar em Next após cada passo que for feito. Em Add Photo, exclua as que já estão como padrão clicando em Del. Depois, clique em Add para adicionar as suas imagens (você pode escolher várias de uma vez só).

Clique em Next para prosseguir. Se quiser, adicione uma música em MP3 ou WMA no fundo e prossiga. Em Options, escolha qual a duração (em segundos) de cada foto na tela e se as imagens vão aparecer em ordem aleatória ou sequencial na tela. Clique em Next, depois em Ok e pronto!

5º Passo: Ícones

Criando os ícones

Para que o tema fique completo, precisamos deles. Isso mesmo, dos ícones. Um excelente programa para a criação de ícones é o IcoFX. Bem, uma boa ideia é você escolher imagens transparentes no formato PNG e importá-las para o programa (é o processo mais fácil). Aqui foi recortado um prisma do The Sims 3 e salvo separadamente em PNG transparente (caso queira, basta clicar com o botão direito e selecionar salvar).

Agora, abra o programa e vá a File > Import Image. Procure pela imagem que você quer utilizar como referência e abra-a. Primeiramente, você poderá definir a área de recorte. Ao dar Ok, selecione o tamanho do ícone (o máximo suportado pelo Windows XP é 48x48, então escolha esse). Após isso, edite o seu ícone como quiser e, quando terminar, vá a File > Save As e salve no formato ICO.

*Você está com preguiça de fazer os ícones? Então baixe aqui um pacote com eles que fizemos utilizando o IcoFX.

Aplicando os ícones

Vamos agora trocar os ícones do Meu Computador, da Lixeira Vazia e Cheia e dos Meus Documentos. Clique com o botão direito na Área de Trabalho e selecione Propriedades. Na aba Área de Trabalho, clique em Personalizar Área de Trabalho. Basta então clicar nos respectivos ícones e depois em Alterar Ícone. Procure pelos que você criou e dê Ok.

6º Passo: Salvando o Tema


O Windows XP traz uma função muito interessante que é a de salvar e mudar o tema muito facilmente. Para isso, clique com o botão direito na sua Área de Trabalho e escolha a opção Propriedades. Na primeira aba, Temas, clique em Salvar Como e grave um arquivo do seu tema. Assim fica fácil alternar entre outros tema, como o padrão do Windows e o do The Sims 3.

Resultado final

Finalizando

Bem, é aqui que encerramos o artigo. Não se esqueça que a personalização nunca precisa ser seguida à risca, pois você é quem escolhe o que é mais bonito e mais agradável na tela de seu PC. As dicas acima são apenas sugestões. Fique de olho em mais artigos da série Desktop Personalizado e até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.