Supostos conceitos do PlayStation Orbis mostram sensor de movimento e conectividade com smartphones

2 min de leitura
Imagem de: Supostos conceitos do PlayStation Orbis mostram sensor de movimento e conectividade com smartphones

(Fonte da imagem: Reprodução/Kotaku)

Os rumores sobre o sucessor do PlayStation 3 não param de ganhar força. Após a suposta revelação de que o console se chamará Orbis, algumas ilustrações conceituais caíram na rede e mostram o que pode ser um dos principais recursos preparados para a próxima geração de consoles.

A Coque Design, empresa de ilustração localizada no estado norte-americano da Califórnia, divulgou algumas imagens um tanto quanto suspeitas em seu site oficial, sobretudo em um álbum batizado de “Ilustrações e rascunhos de recursos para o novo PlayStation Orbis”. Sugestivo, não?

Desnecessário dizer que o conteúdo foi rapidamente retirado do ar, mas não antes que várias pessoas salvassem as figuras e as espalhassem por toda a internet. A principal novidade exibida nas imagens está exatamente na utilização de um sensor de movimento semelhante ao Kinect — embora o desenho traga um acessório muito semelhante ao PlayStation Eye.

(Fonte da imagem: Reprodução/Kotaku)

Outro recurso que chama a atenção é o fato de o Orbis poder ser controlado a partir de um dispositivo que se parece muito com um smartphone. Embora não seja claro que tipo de dispositivo é aquele, a figura fez surgir os rumores de que o sucessor do PS3 poderá usar aparelhos celulares ou equivalentes em conexão com alguns de seus jogos.

PlayStation Orbis ou PS4?

O álbum divulgado no site da Coque Design também levantou outra possibilidade: a de o novo console não se chamar PlayStation 4. Apesar de o nome Orbis ter surgido no rumor de ontem, muita gente acreditava que se tratava apenas de um título provisório, como o NGP era para o PS Vita.

Como a empresa se referenciou ao console exatamente como PlayStation Orbis, novos boatos de que esse seria a nomenclatura final dada pela Sony e algumas explicações sobre a mudança já surgiram — incluindo até mesmo superstições.

(Fonte da imagem: Reprodução/Kotaku)

De acordo com o site Kotaku, o número “4” pode ser lido de duas formas no Japão, sendo que uma delas possui a mesma pronúncia de “morte” — shi —, o que faz com que o termo seja considerado culturalmente azarado (como o 13 no Ocidente). Pode parecer um exagero, mas o povo japonês leva essa crença muito a sério, tanto que alguns hospitais se negam a colocar pacientes no quarto andar.

Isso também influencia os video games, embora quase nunca seja percebido por nós, ocidentais. Algumas produtoras optam pela a leitura em inglês da palavra — como em “Super Street Fighter Four”.

Desse modo, não seria estranho se a Sony optasse por alterar a lógica e fizesse com que o PlayStation 4 (four) se chamasse PlayStation Orbis exatamente para evitar que as pessoas relacionassem o aparelho à morte (shi).

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.