Tira-Dúvidas: VistaMizer

2 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: VistaMizer

A maioria dos usuários pode ter permanecido fiel ao Windows XP, mas até os mais fanáticos pelo sistema operacional, em algum momento, se sentiram atraídos pelos recursos visuais do Vista.

No Baixaki, você encontra opções de programas para personalizar sua área de trabalho com o tema do Windows Vista. Entre eles está o VistaMizer, um dos mais populares e baixados do site. O pacote importa o visual (ícones, papel de parede, sons, fontes, etc.) do sucessor do XP, sem modificar a disposição dos arquivos do seu computador.
 
Para conhecer mais sobre o programa e saber quais são as mudanças realizadas por ele, clique aqui para conferir o artigo. Porém, se a sua dúvida é como instalar o tema, veja este artigo.

“O VistaMizer modifica as DLLs do computador. Tem algum problema? Danifica programas?”
— Dúvida enviada por Lucas Alves e Yuri Gatti

As DLLs modificadas não causam nenhum estrago, teoricamente. Se você seguir todas as instruções adequadamente e não ocorrer nenhum problema durante o processo de instalação, seu computador vai continuar funcionando normalmente. É por este motivo que os programadores testam o software repetidas vezes, para procurar erros e se certificar de que todos sejam corrigidos.
 
Afinal, você sabe o que é DLL?

O conjunto de funções disponíveis em uma DLL pode ser utilizado por vários softwares

Todo programa utiliza um código-fonte e uma linguagem de programação. Para transformar aquele código em uma linguagem que o computador compreenda, é preciso passar por uma transformação (compilação). Assim, recorrem-se às bibliotecas daquele programa para traduzir as funções para a linguagem binária da máquina.

Antes havia somente as bibliotecas estáticas. São chamadas de estáticas porque se incorporam (include) ao programa durante o tempo de compilação. Isso acabou gerando um problema, já que o tamanho do arquivo aumenta à medida que mais bibliotecas são acopladas.

A solução veio com a biblioteca dinâmica (DLL, abreviação o termo inglês “Dinamic-link Library”). As DLLs se encontram externamente ao programa, que acessa a biblioteca durante o tempo de execução. Desse modo, o conjunto de funções disponíveis em uma DLL pode ser utilizado por vários softwares.

O programa encontra e baixa as DLLs faltantes!Como tudo tem seu ponto negativo, a desvantagem é que, na hora que você remover um programa do computador e apagar também as DLLs empregadas por ele, pode correr o risco de danificar outro programa, que compartilhava uma daquelas DLLs. No entanto, caso isso aconteça, existem softwares, como o DLL Files, capazes de encontrar e baixar a DLL faltante.

Atualmente, as DLLs são bastante empregadas devido às suas vantagens. Caso você queira conhecer uma boa parcela da biblioteca do Windows, abra a pasta “C:\Windows\System32”.


Caros internautas do Baixaki, este caso se aplica aos outros temas para a área de trabalho e não apenas ao VistaMizer. Por isso, ao instalar um programa, certifique-se de que seguiu todos os passos corretamente para não causar problemas futuros. Até o próximo Tira-Dúvidas!

Mande sua dúvida para o Baixaki!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.