Como Usar jetAudio Basic

8 min de leitura
Imagem de: Como Usar jetAudio Basic

Quem ama música e vídeos sabe que encontrar um player que dê conta de todas as suas necessidades é muito difícil. Quando o aplicativo não possui recursos extremamente limitados, peca no quesito compatibilidade de formatos, interface, não suporta legendas, não oferece configurações de áudio e vídeo à altura das suas exigências ou qualquer outro problema. Se você instalou quase todos os players da seção Players de Áudio e vídeo aqui do Baixaki, mas não encontrou algo que realmente resolvesse seus problemas, pode dar vivas! Você acabou de encontrar o player que todo o cinéfilo ou viciado em música queria.

Como este tocador agrega praticamente tudo o que o “tocador ideal” deve ter, hoje você vai aprender a usar as muitas funções do jetAudio Basic e extrair o máximo deste programa que merece o título de Inspetor Bugiganga dos players, devido a sua enorme quantidade de opções que farão você se dar bem em qualquer ocasião.
 
Instalação

Para dar os primeiros passos com o jetAudio Basic, você precisa instalar o programa. Este passo é muito fácil, já que você só necessita ir avançando as telas, contudo se você encontrar alguma dificuldade ou ficar em dúvida em algum momento da instalação, pode consultar o artigo Como instalar o jetAudio Basic.

Escolha a aparência

Logo após a instalação, é hora de definir a aparência do seu tocador. Há nada mais nada menos, do que oito opções diferentes de formatos. Mesmo assim, se você não estiver satisfeito com a quantidade de formatos, pode acessar o site do desenvolvedor do aplicativo e baixar mais opções diferentes para satisfazer suas vontades.

Personalização à parte

Personalizações à parte, é hora de fazer o seu player funcionar. Para isso, há diversas maneiras  de fazer o som rolar solto. Uma delas é conectar seu MP3 e fazer uma varredura em seus arquivos de áudio e vídeo, ou apenas selecionar as faixas que você deseja ouvir. Assim que as músicas ou vídeos forem adicionados à lista de reprodução, automaticamente fazem parte da biblioteca do jetAudio.

O programa também busca em suas pastas (Meus Documentos, Minhas Músicas e Meus Vídeos ou todas que contenham áudio e vídeo) os arquivos que podem ser lidos pelo player, desta forma tudo o que for detectado por ele é adicionado automaticamente à biblioteca. Assim como o Windows Media Player, por exemplo, jetAudio detecta imagens referentes as faixas que estão sendo executados. Com isso é possível ter a imagem da capa do álbum daquela canção enquanto ela toca (1).

Barra poderosa

Uma das vantagens do programa é conjugar várias ferramentas indispensáveis quando se fala em áudio e vídeo: um ripador de discos (1), um conversor (2), queimador de discos (3) e um gravador de áudio (4). Todas estas ferramentas extras se encontram em uma barra, onde também é possível definir diversas configurações, tanto de aparência quanto de qualidade de áudio e vídeo.

Na tela central, como é possível observar, encontra-se o equalizador e este oferece dez opções diferentes — Jazz, Rock, Pop, Classic, Vocal, Dance, Rip, Ballad, Rap e Metal –, além de permitir alterações personalizáveis.

Biblioteca

Assim como na maioria dos players mais famosos, os arquivos armazenados na biblioteca ficam dispostos em formato de árvore de arquivos no lado esquerdo da tela, dentro da categoria “My Media”. Nesta categoria você pode navegar por suas pastas e encontrar tudo o que está armazenado, separado por subcategorias (vídeos, música, conteúdo da internet, playlists).

Complementos

Um complemento muito interessante para quem não se limita a ouvir suas músicas, mas também ama soltar a voz, é o Lyric Service. Ele mostra a letra da música que está sendo executada.

Não é necessário instalar nenhum plugin para isso, já que basta configurar a opção “Liric Mode” (1) e trocar a imagem da capa do disco, pela letra da faixa executada naquele momento (clique na imagem para ampliar).

Porém, vale lembrar que apenas músicas em inglês ou as interpretadas por artistas famosos são exibidas. Isso porque o site que oferece as letras possui um acervo muito restrito, ao contrário do Muita Música.
 
Altamente personalizável

Uma carta na manga do jetAudio é o fato de oferecer um altíssimo grau de personalização. Para comprovar isso, vá até a área de configurações do programa usando as teclas de atalho Alt+P ou clicando sobre a letra “P” no canto superior esquerdo.

Clique na imagem para ampliar

Nesta janela você tem acesso a todas as formas de configuração do programa desde as configurações de skin até opções de alteração de formatos suportados pelo player.

($paginacao$)

Extras

Voltando às ferramentas extras (ripador, gravador de discos, conversor e gravador de áudio), você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

RIPADOR

Um ripador é uma ferramenta que permite que você copie arquivos de CDs e os insira à sua biblioteca. Isso serve para que você “digitalize” seus discos e não precise mais da mídia para ouvir as faixas, pois elas já estão dentro do seu computador. O ripador do Jet Audio é poderoso e também permite diversas configurações.

Clique na imagem para ampliar

Usar o programa não exige nenhum conhecimento técnico, já que ele oferece configurações padrão para a cópia do áudio. Para ripar um CD, insira-o na bandeja, espere o programa ler suas informações e, se desejar, defina o formato em que as faixas serão extraídas (Output format) ou para qual pasta os arquivos serão enviado (Folder). Feito isso, basta clicar em “Start” e aguardar o aplicativo terminar a tarefa.

GRAVADOR

O gravador de discos do jetAudio possui ferramentas e interface muito semelhante à maioria dos gravadores do mercado. Desta maneira, adicione os arquivos que deseja gravar e clique em “Start” para o disco começar a ser queimado. Vale lembrar que apenas arquivos e discos de áudio são suportados, desta forma se você precisa de algo mais elaborado, procure um gravador de discos.

Clique na imagem para ampliar

CONVERSOR

O conversor do Jet Audio oferece duas opções para conversão: conversão de áudio e de vídeo. Ambas são semelhantes e variam em poucos aspectos. No caso da conversão de áudio você só precisa adicionar os arquivos que deseja converter, escolher o formato de saída (Output Format) e clicar em “Start” caso não deseje realizar outras alterações.

Clique na imagem para ampliar

Se for converter um vídeo, também adicione o arquivo e altere o dispositivo em que ele será executado (Output format) e o formato de saída clicando em “Output Settings”.

Clique na imagem para ampliar

GRAVADOR DE ÁUDIO

jetAudio também permite que você grave o áudio que está sendo reproduzido no seu computador, ou ainda, do seu microfone. Você pode usar diversas opções de equalização, estabelecer a duração da gravação e o formato de saída do arquivo. É quase um estúdio de gravação em um único aplicativo.

Atalho

Para resumir todas estas ferramentas e agrupar as configurações em um só lugar, é possível acessar tudo isso de forma rápida e prática. Na barra de sistemas – barra do relógio – o ícone do player fica disponível, desta forma, basta clicar com o botão direto do mouse sobre ele e conferir um resumo de praticamente todas as alternativas de uso do player.

É claro que o tocador oferece muitas outras possibilidades de uso, contudo, aproveite que você conhece o básico do aplicativo e desvende o restante dos seus mistérios, pois agora vamos falar dos programas que acompanham o jetAudio e que prometem auxiliar na sua experiência com o áudio e vídeo (clique na imagem para ampliar).

($paginacao$)

Brinquedinhos

Além das quatro ferramentas que o programa oferece em sua interface – conversor, gravador de discos e áudio e ripador – você recebe de brinde mais cinco ferramentas super interessantes para deixar seus arquivos com cara de profissional. Ao acessar o programa através do menu “Todos os programas” é possível encontrar: um gravador e mixer de voz e áudio, um cortador de áudio, criador de logomarcas para seus CDs, ferramenta de backup de arquivos, compositor de músicas e uma  ferramenta para compartilhar suas músicas através de um chat ou de uma rádio online criada por você com suas canções.

MIXAR

A ferramenta Audio Mixing Recorder serve para você dar uma de DJ e brincar com sua voz e fazer edições mirabolantes com faixas de músicas.

Clique na imagem para ampliar

CORTAR

Com o Audio Trimmer é possível cortar suas faixas de áudio para usá-las de várias maneiras. Abra um arquivo e defina em que momento ele será cortado e deixa a música do tamanho que quiser.

Clique na imagem para ampliar

BACKUP

A ferramenta de backup do jetAudio é extremamente interessante e útil. Com ela é possível ter cópias de segurança dos seus arquivos e, caso algo aconteça com seu computador, seus arquivos de áudio e vídeo e todas suas playlists estarão a salvo.

Clique na imagem para ampliar

COMPOSITOR

A ferramenta Lyric Maker permite que você crie as letras das suas músicas ou escreva a letra de alguma faixa conhecida. Estas letras podem ficar disponíveis para leitura posterior na área destinada a elas no player.

Clique na imagem para ampliar

jetCast

A ferramenta jetCast é uma das mais interessantes do pacote de aplicativo que acompanham o jetAudio. Uma de suas funções é permitir que você compartilhe sua faixa com os usuários do player em qualquer lugar do mundo. Através de um chat, é possível enviar e receber arquivos dos diversos usuários do programa.

Além disso, as músicas que você estiver ouvindo no momento, se tornam as faixas de sua rádio online. É isso mesmo! Você pode criar uma rádio online e mostrar para o mundo inteiro o som que faz sua cabeça.

Clique na imagem para ampliar

Ufa!

Depois deste banho de ferramentas, com certeza o jetAudio merece um espaço no seu computador, pois oferecer tantas opções de entretenimento não é para qualquer um. Quem já experimentou vários players, mas ainda não encontrou a “tampa da panela”, pode começar a busca novamente pelo jetAudio, já que com esta infinidade de recursos, ele é o candidato perfeito a ocupar um lugar na sua preferência e, quem sabe, no seu coração.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.