O PC deu pau? Este guia vai fazê-lo voltar a funcionar

5 min de leitura
Imagem de: O PC deu pau? Este guia vai fazê-lo voltar a funcionar

(Fonte da imagem: Reprodução/ThinkStock)

Com o tempo, é normal que o computador tenha um desgaste natural dos componentes e acumule arquivos, registros e outras tranqueiras que acabam o tornando lento e provocam falhas de funcionamento.

Se esse é o seu caso, não se desespere: antes de pegar o CD do Windows para formatar a sua máquina, confira a nossa seleção de programas que podem recuperar a vitalidade do seu PC, antes que ele entre em estágio terminal.

Neste artigo, você vai conhecer ferramentas para corrigir problemas de estabilidade do SO, solucionar a queda de desempenho da plataforma, restaurar áreas afetadas por ataques de malwares e recuperar arquivos apagados.

1. AVG Rescue CD

Os vírus tomaram conta do seu computador? O AVG Rescue CD é um aplicativo que possui um kit de ferramentas capaz de varrer o disco de armazenamento e remover possíveis ameaças do sistema – mesmo quando ele já está infectado e com problemas de funcionamento. Este programa atua durante o boot da máquina, ou seja, ele pode interceptar as pragas infiltradas antes que elas entrem em ação.

É válido ressaltar que você precisará de uma mídia óptica (CD ou DVD) para gravar o software e fazê-lo iniciar antes do carregamento do sistema operacional. Clique aqui para acessar a versão do AVG Rescue CD que pode ser usada em pendrives.

2. Easeus Todo Backup

O Easeus Todo Backup visa ajudá-lo a criar backups de segurança de seus arquivos. O software funciona a partir de uma única janela, na qual você aciona os seus recursos de maneira descomplicada.

Ele ainda possui funções para a restauração de discos de armazenamento ou diretórios específicos, a verificação da integridade das imagens criadas e a criação de cópias do seu HD. Este programa pode ser uma excelente alternativa para a ferramenta-padrão do Windows. Outro aplicativo que desempenha essa função é o Cobian Backup.

3. Kaspersky Rescue Disk

Assim como o produto da AVG mencionado anteriormente, o Kaspersky Disk Rescue é um software capaz de identificar e eliminar malwares infiltrados no PC antes que o sistema operacional seja carregado, ou seja, ele deve ser executado durante o boot da máquina por meio de mídias ópticas.

Este aplicativo tem uma interface muito parecida com a de outras ferramentas da empresa, como o Kaspersky Anti-Virus. Sem dúvida, este programa torna mais fácil, rápida e segura a remoção de pragas do computador. Você pode usar o mesmo conceito dele em pendrives com o Kaspersky USB Rescue Disk Maker.

4. CCleaner

O acúmulo de arquivos desnecessários é um dos grandes responsáveis pela lentidão do Windows. Para eliminar todo esse lixo existe o CCleaner, um pacote de ferramentas capaz de excluir cookies e caches dos navegadores, corrigir erros no Registro do sistema operacional e desinstalar softwares sem deixar rastros no disco de armazenamento.

Assim, a sua máquina deve ter memória RAM liberada para realizar processos que realmente importam. Além disso, o programa possibilita que você determine aqueles recursos que devem ou não ser carregados com o SO. Com uma interface descolada e prática, você não deve encontrar dificuldades para realizar essas tarefas. O Easy Cleaner é mais uma ferramenta com esse objetivo.

5. Iolo System Mechanic Free

Se o seu computador está mais lento que uma tartaruga, o Iolo System Mechanic Free pode ser a salvação dele. Este programa possui recursos que realizam uma otimização completa do sistema – turbinando o seu PC.

Apesar de a maioria das ferramentas oferecidas na versão gratuita do software ter um mecanismo equivalente no Windows, neste aplicativo elas estão agrupadas em uma única interface. Além disso, a possibilidade de ativação de todos os dispositivos com apenas um clique faz com que o seu uso seja muito mais intuitivo e prático.

6. Wise Registry Cleaner

É natural que, após algum tempo de uso, seu PC comece a perder desempenho e demore mais tempo para ligar. Em parte, isso se deve ao Registro do Windows estar cheio de entradas inválidas – fazendo-o ler uma infinidade de arquivos desnecessários.

Wise Registry Cleaner é uma interessante maneira de fazer uma faxina geral no Registro do seu computador. Além de limpar as entradas inválidas, o programa desfragmenta os dados “despedaçados” e aprimora algumas marcações para tornar a máquina mais rápida e eficiente. Caso este software não satisfaça as suas necessidades, você pode experimentar o Auslogics Registry Cleaner.

7. V9 PC Doctor

O V9 PC Doctor é descrito por seus desenvolvedores como uma “solução em segurança”. Mais do que oferecer recursos para a proteção do computador contra ataques maliciosos, ele disponibiliza ferramentas para a limpeza de arquivos desnecessários, a otimização da plataforma e a verificação da integridade do SO.

Ele ainda possui uma central para o download de programas e jogos, bem como um desinstalador potente – o qual exclui softwares sem abandonar qualquer resquício no disco de armazenamento.

8. Hiren`s BootCD

Quando a sua máquina não iniciar, o Hiren`s BootCD pode garantir que você não perca todos os seus documentos, fotos, músicas e vídeos. O programa consiste em um pacote de ferramentas para a remoção de malwares, a recuperação de discos de armazenamento, a criação de backups e a emulação de diversas versões do Windows.

Outra funcionalidade útil deste software é o mecanismo que possibilita criar, excluir e reaver partições do HD. Para complementar esse vasto leque de recursos, o Hiren`s BootCD ainda conta com uma função para detectar problemas nos componentes da máquina – como disco rígido e memória RAM.

9. CD-DVD Icon Repair

CD-DVD Icon Repair é um aplicativo leve e de fácil utilização, focado na restauração do mecanismo do Windows responsável pelo reconhecimento de drives ópticos. Assim, se você estiver tendo problemas para acessar o componente de leitura de CDs e DVDs (o primeiro sintoma é o desaparecimento dos ícones dele no “Meu Computador”), este programa pode resolver o seu problema.

Ele ainda pode resetar as configurações de reprodução automática, protegendo o seu PC contra a ação de vírus que utilizam o Autorun como porta de entrada. Esse mecanismo também funciona para drives removíveis, como pendrives e HDs externos.

Leitura complementar

Você quer aprofundar seus conhecimentos nesse assunto? Então confira a lista de artigos abaixo e aprenda mais detalhes sobre o funcionamento do Windows, como ele fica lento com o tempo, quais os motivos de ele não iniciar, as soluções possíveis para tais problemas e muito mais.

…..

Caso você conheça mais ferramentas, serviços ou procedimentos que atuem na recuperação do desempenho do sistema operacional da Microsoft, compartilhe suas experiências deixando um comentário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.