10 serviços para turbinar a sua conexão

5 min de leitura
Imagem de: 10 serviços para turbinar a sua conexão

Nossa rotina está cada vez mais conectada à internet. Atualmente, boa parte das nossas atividades necessita do suporte computacional proporcionado pela web. Seja para nossa comunicação, estudo, trabalho, diversão e até aquisições, lá estamos nós ligados a esse fantástico ambiente virtual.

Nesse cenário, é óbvio que todos nós queremos garantir o máximo de desempenho das nossas respectivas conexões. Para ajudá-lo a identificar a velocidade de transferência de dados, gerenciar a largura de banda, solucionar problemas de conectividade e extrair o melhor do seu plano, o Tecmundo selecionou alguns aplicativos e serviços gratuitos.

Teste de Velocidade do Baixaki 

Seus downloads estão demorando mais do que deveriam? Você percebeu uma queda de velocidade da sua conexão? A mais nova maneira de averiguar se o plano contratado está sendo respeitado pela operadora é usar o Teste de Velocidade do Baixaki – uma versão personalizada do sistema Ookla.

Tanto o acesso como a utilização do serviço são descomplicados. Em questão de segundos, você fica sabendo qual a velocidade de download e upload e também a taxa de latência da internet. Você também pode usar os softwares Speedtest.net, NetSpeedMonitor ou Minha Conexão para isso.

DNS Jumper

Quem já teve problemas com a sua conexão de internet e precisou alterar o DNS sabe que essa tarefa é mais inconveniente do que deveria ser. O DNS Jumper é um aplicativo que serve para auxiliar você a mudar essa diretriz com apenas um clique, sem ter que pesquisar por determinado tipo de endereço ou recorrer ao painel de propriedades da rede para alterá-la.

Com uma interface simples e funcionalidade descomplicada, você não deve encontrar problemas em manipular o DNS da sua máquina para continuar navegando. Norton DNS e Google DNS Helper são alternativas para este aplicativo.

inSSIDer

O inSSIDer é uma ferramenta que lista as conexões de rede sem fio disponíveis e que fornece alguns recursos para a identificação de problemas. O programa gera gráficos com a força do sinal das conexões captadas ao longo de uma timeline, facilitando o seu entendimento.

Tais informações podem ser usadas para descobrir alguns problemas de conectividade, bem como as suas soluções. Este aplicativo é mais uma opção para que você tenha controle total e absoluto sobre o tráfego de dados que circulam em uma rede Wi-Fi.

NetWorx

Com a grande variedade de serviços de internet disponíveis no mercado e as suas inúmeras velocidades, é difícil saber se estamos obtendo o desempenho da conexão que contratamos. O NetWorx é um software capaz de monitorar a atividade de uma rede e determinar qual a melhor solução para casos de lentidão ou outro problema que venha a acontecer.

O programa não requer configurações complexas e o acesso aos seus dados e funções acontece de maneira descomplicada – graças à sua interface amigável e organizada. O processo de monitoramento de tráfego é apresentado por meio de gráficos e imagens que, em sua maioria, são muito fáceis de serem interpretados.

Orbit Downloader

Este aplicativo praticamente dispensa apresentação: ele é simplesmente um dos gerenciadores de downloads mais baixados no Baixaki. O Orbit Downloader permite o monitoramento e a gestão segura de diversos arquivos baixados simultaneamente, além de acelerar a transferência de dados acrescentando fontes adicionais para cada tarefa realizada.

Além disso, o software serve para manter o seu computador atualizado. Ele confere os programas instalados no PC e verifica se existe alguma versão mais recente, informando você assim que identificada uma atualização disponível. Outra opção popular com essa finalidade é o Download Accelerator Plus.

SG TCP Optimizer

SG TCP Optimizer é um aplicativo que possui recursos capazes de otimizar conexões com a internet por meio de configurações avançadas. O programa utiliza testes de latência e modificações nos valores MTU e RWIN para ajustar as diretrizes mais relevantes no registro para turbinar a sua conexão de banda larga.

Embora seja focado em planos de alta velocidade, o software ainda funciona em conexões discadas. Ele também cria backups automáticos para todos os parâmetros definidos. Assim, caso aconteça algum erro ou você não goste das alterações feitas, as configurações iniciais podem ser facilmente reestabelecidas.

SpeedBit Video Accelerator

Se você gasta horas assistindo a vídeos no YouTube e outros sites do gênero, o SpeedBit Video Accelerator é uma ferramenta indispensável no seu computador. Este popular aplicativo do Baixaki usa algoritmos e tecnologias de última geração para criar múltiplas conexões com os servidores dos serviços de hospedagem, acelerando o streaming das gravações.

Além do produto da Google, este aplicativo possui suporte para acelerar o carregamento de vídeos do Vimeo, MySpace, Metacafe, Dailymotion, Facebook, 5min, Reuters, Photobucket, Bebo, Break, ESPN, AOL, CNN, Discovery e Veoh. O software é compatível com os principais navegadores da atualidade.

Wireless Wizard

Após a popularização dos smartphones e computadores portáteis (notebooks e netbooks), a cada dia estamos mais conectados por meio de redes sem fio, exigindo nossa atenção em muitas situações.

O Wireless Wizard é um aplicativo focado em informar tudo sobre a sua conexão wireless. Os seus recursos permitem a avaliação de alcance da rede Wi-Fi do ponto em que você está em relação à fonte do sinal, além de trazer dados como o IP e o DNS.

Simple Net Speed

Quem procura aumentar a velocidade de conexão com a internet, sem necessariamente contratar um novo plano com as operadoras, pode gostar do Simple Net Speed. Este programa aperfeiçoa o sistema operacional, alterando algumas configurações do Windows. Com tais mudanças, a plataforma ganha melhorias na transferência de dados entre a rede e o computador.

O software funciona com qualquer tipo de conexão de banda larga, sem requerer conhecimentos avançados para a sua utilização. Segundo o desenvolvedor, a variação possível vai de 100 KB/s até 20.000 KB/s.

Latency Optimizer

Você faz parte do grupo de gamers que adora desafiar outros jogadores em partidas multiplayer online? Então o Latency Optimizer pode aumentar a sua performance na jogatina conectada à internet. O programa elimina alguns dados inúteis que deixam a conexão mais lenta, deixa a latência menor e verifica a velocidade de transferência de dados.

A soma dessas funções resulta em uma conectividade mais rápida, proporcionando respostas mais precisas nos games. Sua interface, além de ter um visual moderno e atraente, é organizada – promovendo uma interação descomplicada e prática.

Leitura complementar

Se você quer ficar afiado sobre tudo relacionado à conexão com internet, sugerimos a leitura da lista de artigos abaixo, nos quais você aprenderá a configurar uma rede Wi-Fi, descobrirá se tem alguém roubando o seu sinal sem fio e muito mais.

.....

Você conhece outra ferramenta que pode aprimorar o desempenho de conexões com a internet? Sabe alguma técnica para tornar os downloads e o carregamento de vídeos mais rápidos? Compartilhe o seu conhecimento deixando seu comentário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.