GIMP: remova cores seletivamente!

2 min de leitura
Imagem de: GIMP: remova cores seletivamente!

Você certamente já deve ter visto aquelas fotos com efeitos visuais incríveis em que a pessoa que a editou deixou apenas uma cor e o resto da foto ficou em preto e branco. Este efeito foi usado no filme Sin City e deixou milhares de espectadores de boca aberta com o resultado. Se você é fã deste filme ou então gostaria de saber como fazer para remover cores de maneira rápida sem precisar usar ferramentas como Varinha Mágica ou Seleção à mão livre, fique atento para os passos deste tutorial.

Se você está começando a editar imagens agora, este tutorial é ideal para o que você precisa. Afinal, remover cores e utilizar ferramentas de seleção são passos fundamentais para quem gosta de editar, tratar e adicionar efeitos nas fotografias e imagens em geral. Portanto, sente-se e fique preparado. Já vamos começar!

Primeiro de tudo, abra o seu GIMP e carregue uma imagem que possua cores bem definidas, ou seja, daquelas que seja fácil discernir as cores.

Agora, clique em “Cores” na barra de ferramentas e em seguida clique em “Matiz-saturação” e selecione a cor que você quer remover da sua imagem. Para remover a cor por completo, arraste o ponteiro da barra “Saturação” para o mínimo.

Repita este processo com as outras cores que você desejar remover.

Em alguns casos, pode acontecer de uma mistura de cores não ser excluída. Exemplo disso é o alaranjado, que não é removido se você quiser manter o vermelho ou o amarelo. Para resolver esta questão, utilize a Ferramenta de Seleção de Cor em conjunto com o botão SHIFT do teclado para selecionar mais de um local simultaneamente.

Com as áreas selecionadas, clique em “Cores” e em seguida em “Dessaturar”. Isto fará com que a região que você selecionou fique em preto e branco.

Utilizando ferramentas de seleção

Entretanto, existem outras maneiras de fazer a remoção de cor utilizando ferramentas de seleção do GIMP. Assim como as outras que já foram citadas neste tutorial, estas novas não são complicadas e até mesmo usuários que estão começando a mexer com o GIMP agora já podem fazer estas alterações.

Utilize aquela mesma imagem com cores bem definidas para testar este método.

Agora, crie uma nova camada clicando no primeiro botão da janela de camadas do seu GIMP. Na janela que vai aparecer, não se esqueça de marcar a opção “Transparência”. Do contrário, este método não irá funcionar.

Uma vez com a nova camada criada, tudo o que você fizer com as ferramentas de coloração (pincéis, lápis, balde de tinta) irão deixar a área em preto e branco. Portanto, agora é a hora de selecionar as regiões que você deseja remover a cor. Sinta-se livre para escolher a ferramenta que melhor o agrada. Neste tutorial, usamos a Ferramenta de Seleção Livre, por ela permitir traços irregulares.

Troque a ferramenta para a “Ferramenta de Preenchimento” e clique dentro da área selecionada. Isto fará com que a cor que havia nela seja removida.

Muito bem, agora que você já sabe como remover a cor de algumas partes da sua imagem, veja qual é o melhor modo para deixar a sua foto com efeitos diferentes e bonitos. Você conhece alguma outra maneira? Conte para a gente!

Fique ligado para mais tutoriais do GIMP e até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.