Tira-duvidas: pirataria, startup, músicas de DVDs e bateria de notebook

4 min de leitura
Imagem de: Tira-duvidas: pirataria, startup, músicas de DVDs e bateria de notebook

Olá queridos usuários do Baixaki! Mais uma vez viemos até vocês para responder suas dúvidas e tornar as suas vidas um pouco menos complicadas! Os assuntos a serem resolvidos hoje são relativos à pirataria, inicialização lenta, extração de músicas de DVDs e sobre qual a melhor de maneira de se usar a bateria do seu notebook. Vamos a eles!

“Não” à Pirataria!

“ola uso muito o site mais tenho uma duvida sobre alguns programas que são gratuitos queria saber se eles tem licença para ser usado. porq sou contra a pirataria e queria saber se eu baixar gratis no baixaki não estou cometendo erro fico grato e até maissssssssssss!!!!!”

Luiz Alberto

Olá Luiz Alberto, em primeiro lugar, agradecemos a sua pergunta, pois ela é bastante relevante e deve assolar a vários usuários do nosso portal. Em segundo lugar: pode ficar tranquilo, porque o Baixaki também é explicitamente contra a pirataria, tanto que procura sempre colocar programas gratuitos para os seus usuários e, caso um programa seja pago e tenha somente uma versão para testes (trial, shareware ou demo), nós avisaremos vocês sobre isso!

Pirataria

Desabilitando programas que iniciam junto ao Windows

“Ola galera do baixaki, eu tenho uma duvida sobre como desabilitar os programas que iniciam com o windows qua não são necessarios?
Na internet tem varias opniões, mais gostaria das de voces pois respeito muito todas as opniões dos tecnicos do baixaki. Voces podem me ajudar? Eu so desabilitei o Ares que sei que inicia com o windows e e desnecessario. Agora gostaria de saber outros para o meu pc ligar mais rapido. Ele liga e tenho que fica esperando uns 3 minutos para mexer no mouse para ele responder. Um abraço a todos”

Jorge Fernando

Caro Jorge Fernando, como você mesmo disse, a razão provável para o seu computador estar demorando a ser iniciado é o excesso de programas que são iniciados junto ao seu Windows. Todavia, também existem outras coisas que fazem com que um computador inicie mais vagarosamente, como, por exemplo: pouca memória RAM, softwares mal-programados, disco rígido não desfragmentado ou cheio de arquivos, ou então, a existência de muitos ícones em sua Área de trabalho (desktop).

Mas antes de apelar para um técnico, ou comprar um pente extra de memória, tente o seguinte: abra o menu “Iniciar” e na opção “Executar...” digite “msconfig”. Na janela aberta, selecione a aba “Inicializar”, feito isso, escolha quais os programas que você realmente sabe que não precisam iniciar junto ao sistema, mas tome cuidado! Não desmarque itens que você não conhece ou que comecem com “C:\Windows” na coluna “Comando”, pois uma marcação errada aqui e o sistema já era!

Caso você tenha receio de acessar o “msconfig” diretamente, você pode usar algum programa para desabilitar os programas de lá. No seu caso, Jorge Fernando, podemos indicar o AnVir Task Manager Free e o Tune. O primeiro fará algo parecido com o “msconfig” (tome o mesmo cuidado), já o segundo oferece opções, além da desativação de programas, para agilizar a inicialização do seu Windows. No entanto, procure não usar a função de desabilitar programas do Tune, pois ela é voltada para usuários já bastante avançados.

PC lento

Criando cópias de segurança

“eu quero saber se tem algum programa para transformar as musicas de dvd para cd?”

Thiago Fernando

Olá Thiago Fernando. Para o seu problema existem vários programas que podem lhe ajudar aqui no Baixaki. Como, por exemplo: o DVD Decrypter (cria backups de seus DVDs para no caso de eles virem a ser inutilizados), o SC DVD Copier (copia o conteúdo do DVD para o seu computador), o Free Video to Mp3 Converter (extrai o áudio do DVD) e o Any Video Converter Free (converte o formato de um vídeo).


Deixar ou não deixar o notebook ligado à tomada?

“Tenho duvida sobre como proceder com o uso do notebook para garantir maior vida util da sua bateria. Quando estou em casa e posso deixa-lo ligado na energia, é melhor deixa-lo sempre ligado direto na tomada ou é melhor usar a carga da bateria e, só entao quando esta descarregar, conectar à fonte?”

Juliana Silva

Prezada Juliana Silva, a resposta para a sua pergunta é: depende. Depende do tipo de bateria usada em seu notebook, se é uma de níquel-cádmio ou uma de Lítio. A primeira é encontrada em notebooks mais antigos e pode ser facilmente “viciada” caso você deixe a bateria ligada sempre na tomada. Já com a bateria de Lítio (a mais usada atualmente por ser menos tóxica) não há problema em usar seu notebook ligado na tomada, pois para ela, quanto mais carga recebida maior a sua vida útil, ao contrário das baterias de níquel-cádmio.

Alguns artigos que podem vir a esclarecer outros fatos, além do explicado acima, sobre o assunto “baterias” são os seguintes: “De olho nas baterias”, “Problemas na bateria”, “Tira-dúvidas: baterias viciadas, imagens de CD, antivírus e gravação de discos” e “Como prolongar a bateria do seu notebook?”.

Nenhuma das respostas acima me ajudou! E agora?

Calma, você pode enviar as suas dúvidas para o endereço de e-mail abaixo e, assim que possível, teremos o maior prazer em respondê-las!

email

É isso aí pessoal, por hoje é só!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.