O Firefox está morrendo?

1 min de leitura
Imagem de: O Firefox está morrendo?

(Fonte da imagem: Divulgação/Mozilla)

De acordo com uma publicação do site ExtremeTech, com base em dados levantados pelo StatCounter Global Stats, em todos os meses dos últimos três anos o Mozilla Firefox tem perdido terreno para seus concorrentes. Segundo a matéria, o navegador da raposa teve sua fatia de mercado reduzida em quase um terço – de aproximadamente 30% em outubro de 2009, o browser passou a ter cerca de 20% atualmente.

Conforme o informativo, isso pode ser visto de duas maneiras. A primeira delas indicaria que o Firefox está perdendo popularidade, ou seja, os seus adeptos estão migrando para outros navegadores. O segundo ponto de vista aponta para o crescimento do número de internautas no mundo, sendo que o browser da Mozilla estaria tendo uma menor aceitação dos novos usuários, contudo, mesmo assim, estaria aumentando (em ritmo menor que a concorrência) a quantidade de pessoas em sua comunidade.

A causa desse declínio estaria basicamente ligada à falta de investimento em propaganda (coisa que não falta para Google Chrome e Internet Explorer). Embora a Mozilla esteja fazendo reformulações interessantes em seu navegador e trabalhando em sua versão para plataformas móveis (Android e iOS), a situação não é nada confortável para o Firefox.

Ampliar (Fonte da imagem: StatCounter Blobal Stats)

O browser da gigante de Mountain View levou metade do tempo que o navegador da raposa perdurou para atingir a mesma quantidade de adeptos. O Chrome já está na cola do Firefox e pronto para passar em popularidade.

Apesar de estar em uma posição negativa, não podemos esquecer a colaboração que o navegador da Mozilla teve para a internet, sendo o primeiro a desbancar a completa hegemonia de mercado alcançada pelo IE 6 com 95% dos internautas.

Você usa o Firefox? Que melhorias poderiam fazê-lo retomar a briga com a concorrência? O que falta para o browser da raposa assumir a liderança de mercado?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.