Ferramentas para gerenciar projetos

3 min de leitura
Imagem de: Ferramentas para gerenciar projetos

Uma característica necessária nos profissionais dos nossos dias é o dinamismo, a sua capacidade de lidar com múltiplas tarefas e sem deixar nada passar despercebido.

Muitas vezes organizar datas e conteúdo de uma única tarefa a ser realizada a longo prazo já é complicado, o que dizer então de quando existe a necessidade de gerenciar diversos projetos simultaneamente?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para resolver (ou pelo menos tentar resolver) este problema, surgem na web diversas ferramentas, tanto de desktop quanto online, que oferecem recursos para a organização de suas tarefas, estipulando metas e, em alguns casos, com suporte para trabalhos em equipe.

O Baixaki possui inúmeros softwares e sites do gênero cadastrado em seu banco de dados e eu fiz uma seleção com seis destes aplicativos. Esta seleção é apresentada a vocês agora. Façam um bom proveito!

DeskAway

O primeiro aplicativo de nossa seleção é o DeskAway. Este site oferece um serviço de gerenciamento de projetos, em que você cria um cadastro e então pode inserir prazos e características de uma tarefa a ser realizada. A grande vantagem do DeskAway é o fato de ser online, o que possibilita acesso de todos os colaboradores do projeto de qualquer lugar.

DeskAway

Além disso, depois de cadastrado você ganha um domínio que pode conter o nome de sua empresa, por exemplo, como “http://suaempresa.deskaway.com”. Ao acessá-lo, surgirá na tela os campos para login. Você e seus colaboradores deverão fazer isso para acessar a página com seus projetos.

jxProject

Um software de código aberto, o jxProject provê ferramentas simples e eficientes para o gerenciamento de seus projetos. Aqui você insere tarefas em cada linha, define suas características como porcentagem já concluída do projeto, horas trabalhadas, dias totais de duração e inclusive traçar no calendário, com o mouse, uma linha que irá vincular seus projetos.

jxProject

O recurso de vinculação de diversos projetos serve para deixá-los atualizados de maneira simultânea. Através do jxProject você também poderá imprimir mapas e tabelas com ajustes de escalas, entre outras coisas, facilitando ainda mais a sua análise sobre o projeto realizado.

Project Engine Personal

Com mais recursos que o programa anterior, o Project Engine Personal possui inúmeras ferramentas para o gerenciamento de suas tarefas e projetos, com menus em árvore de um lado e listas de tarefas a serem realizadas do outros. A interface do programa se assemelha bastante a de um cliente de email.

Project Engine Personal

Este programa também suporta colaboração múltipla, apesar de não funcionar online. É possível protegê-lo com senha, evitando que pessoas não autorizadas façam qualquer modificação. Após definir suas tarefas, dê início a elas e então o seu ícone, que era vermelho, passará a ser amarelo. Facilitando a visualização das tarefas realizadas.

GanttProject

Dos serviços apresentados até agora, o único com suporte ao idioma português do Brasil é o GanttProject. Com uma interface bem organizada e limpa, o programa permite a adição de tarefas com data de início e fim. Além disso, aqui também será possível cadastrar pessoas envolvidas no desenvolvimento das tarefas, de modo a facilitar o controle das tarefas.

GanttProject

Como o nome do programa sugere, ele é capaz de gerar gráficos de Gantt para facilitar a compreensão da evolução de seu projeto. Gráficos de Gantt são diagramas desenvolvidos pelo engenheiro social Henry Gantt, em 1917 e servem justamente para exibir o avanço de diversas etapas de um mesmo projeto.

OpenProj

Também com suporte ao nosso idioma, o OpenProj é nossa quarta dica de gerenciadores de projeto. Uma interface que lembra muito a de outros programas do gênero, porém com barra de ferramenta à esquerda que facilita muito o acesso a diversos recursos disponíveis no programa, como a geração de gráficos de Gantt.

OpenProj

Outros recursos que valem a pena ser citados são os filtros de busca, a capacidade de fazer ligações entre dois projetos e também, e principalmente, a facilidade com que se insere projetos, através de um passo-a-passo simples de ser interpretado e seguido.

Project Planner

A minha última dica desta seleção é o Project Planner, um programa com o visual mais diferente de todos os citados aqui. Ele possui inúmeros modelos de projetos já prontos, para que você apenas edite de modo a encaixá-lo à sua necessidade. Além disso, ele possui suporte ao cadastramento de pessoas envolvidas em um projeto de acordo com a atividade a ser desenvolvida.

Project Planner

Como é recorrente em todos os aplicativos do gênero, o Project Planner também possui um calendário no qual é possível visualizar e inserir tarefas a serem realizadas. Este software também é capaz de gerar gráficos de Gantt e diagramas. Pode-se ainda cadastrar outros colaboradores que serão capazes de editar os projetos.

. . . .

Se você trabalha em algum setor de desenvolvimento, provavelmente algum destes programas poderá ser bastante útil no momento de elaborar, organizar e acompanhar a evolução de seus projetos. Tenham todos um ótimo restante de semana e fiquem atentos às próximas seleções elaboradas por nossa equipe. Um forte abraço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.