Melhor posição para roteadores sem fio

3 min de leitura
Imagem de: Melhor posição para roteadores sem fio

O uso de roteadores sem fio tem sido cada vez mais comum de um tempo para cá. Devido à maior acessibilidade a computadores pessoais e notebooks, a necessidade de uma conexão mais prática torna possível este sucesso das chamadas rede wireless.

É comum encontrar residências com mais de um computador, e muitas vezes a melhor opção nem sempre é puxar cabos para conectá-las a internet. Em empresas também o uso de wireless é uma boa alternativa, mais prática e visualmente agradável do que cabos.

Contudo, muitas pessoas encontram problemas com este tipo de conexão. É comum encontrar reclamações em fóruns pela internet a fora, registrando que em alguns cômodos da casa a conexão parece ficar mais lenta e instável, o que sem dúvida causa alguma irritação.

Por que existem estes problemas?

Roteadores wirelessSão pelo menos dois os motivos que levam a interferências em redes sem fio: obstáculos físicos (como paredes, móveis, etc.) e também outros tipos de rede sem fio (como aparelhos com Bluetooth, por exemplo). Em ambos os casos a conexão wireless pode ser prejudicada e você não irá aproveitá-la ao máximo.

Se você posiciona o modem em um local onde existem muitas paredes entre ele e o computador sendo utilizado, isto irá diminuir a força da transmissão e, consequentemente, sua conexão não será plena. Se existem outros tipos de aparelhos que usam conexões sem fio, ambas as conexões podem se “confundir” e então funcionar de maneira deficiente. Até mesmo um forno microondas pode intervir negativamente em sua conexão wireless.

Qual a melhor posição do roteador?

É fato que quanto mais distante do modem estiver o computador, mais fraca e lenta será a conexão. Portanto, a melhor posição de um roteador é em uma parte central da casa. Isso, obviamente, no caso de haverem mais de uma máquina conectada ao modem – o que normalmente acontece quando se tem um roteador sem fio.

Se você possui um notebook e deseja utilizá-lo em diversos cômodos da casa, então permanece a dica de deixar o modem em uma área central. Agora, se você possui dois computadores em dois cômodos diferentes, o ideal é deixar em uma posição cujo raio de alcance rede sem fio abranja as duas máquinas.

Posicione o roteador sem fio em um ponto central para melhor utilizá-lo

Além disso, deixar o modem em algum lugar elevado também ajuda bastante. É importante ressaltar que objetos metálicos e paredes de vidro também prejudicam a recepção do sinal por seu computador. Obstruções em geral são prejudiciais, mas paredes de vidro são “piores” do que paredes de madeira ou tijolo para o bom funcionamento de sua conexão.

Outras dicas

Antenas

O posicionamento do equipamento é bastante importante, mas existem alguns apetrechos que podem ajudar no bom funcionamento de sua conexão wireless. As antenas que vêm junto com o aparelho são onidirecionais, ou seja, emitem ondas para todos os lados, o que podem causar algum “desperdício” de sinal.

Uma antena com alcance maior pode resolver seu problema!Se você pretende deixar o modem em uma área central para que vários computadores tenham acesso a ela, esta antena está perfeita! O que pode ser feito é a aquisição de uma nova antena onidirecional com alcance maior. Contudo, se você tem dois PCs em um quarto, por exemplo, a aquisição de uma antena direcional pode ajudar a otimizar a transmissão do sinal para suas máquinas.

Repetidores

Outra opção para melhorar a qualidade de sua conexão wireless é a utilização dos chamados repetidores. Estes são aparelhos autônomos, sem fio, que captam o sinal e o retransmitem sem perda. Ou seja, eles aumentam a capacidade de alcance da sua rede sem fio, fazendo com que ela chegue com a mesma potência a um local mais distante e também a pontos cegos da cobertura do roteador.

Roteadores sem fio são uma presença cada vez mais constante em residências e empresas e algumas poucas informações podem fazer sua conexão melhorar consideravelmente. Apesar das dicas de antenas e repetidores, não vai lhe custar nada mais reposicionar seu modem, o que significa que não haverá mais gastos para otimizar sua rede sem fio.

. . . .

Eu espero que as dicas dadas ai em cima possam realmente ser úteis. Se vocês, nossos usuários, possuem outras informações que podem ajudar aos demais leitores deste espaço em relação a conexão wireless, por favor, compartilhem suas idéias e opiniões com todos em nossos comentários! Um forte abraço e uma excelente semana a todos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.