Como prolongar a vida útil do computador

5 min de leitura
Imagem de: Como prolongar a vida útil do computador

Um computador tem um tempo de vida útil estimado entre dois e quatro anos. Conforme a utilização aplicada e os cuidados dispensados a uma máquina (também levando em conta os componentes instalados), esse tempo pode aumentar ou diminuir drasticamente.

Por tratar-se de um equipamento que não é dos mais baratos, o qual certamente no momento da aquisição ninguém pretende trocar em alguns meses ou somente um ano, alguns cuidados simples podem ser aplicados de forma a garantir um melhor desempenho e tempo de uso para seu computador.

Algumas das alterações propostas neste tutorial com relação à limpeza de Registros, programas e desfragmentação podem modificar seu computador. Por isso, sempre é recomendado criar um ponto de restauração para que, caso algo não saia conforme o desejado, seja possível voltar atrás de uma maneira fácil.

Para aprender a fazer isso no Windows Vista ou Windows XP, clique no respectivo sistema. Além disso, é sempre uma boa ideia monitorar o sistema para verificar se os efeitos trazidos por alterações foram satisfatórios.

Alguns cuidados simples podem prolongar a vida útil do computador

Limpeza de componentes

Assim como você não gosta de sujeira, seu computador também não. Tanto o cooler quanto o gabinete acabam acumulando muita poeira (sem contar os outros componentes) e isso é prejudicial para o bom desempenho da máquina.

Para prevenir o mau funcionamento do computador é recomendada uma limpeza periódica (ao menos do gabinete e do cooler) entre seis meses e um ano, para computadores que ficam em ambientes com pouca poeira, e a cada três ou quatro meses no caso de ambientes com muita poeira ou que passaram por reformas recentemente.

Assim como os programas precisam ser limpados, os componentes também precisam

Lembre: utilize um pincel ou algo macio para a limpeza e tome cuidado ao retirar o cooler para limpeza, pois ele fica quase em cima do processador. E claro, limpar os periféricos também ajuda a prolongar a vida útil desses itens.

Manter refrigerado e em local apropriado

Proteja o computador do sol, umidade, líquidos e luz solar em excesso. Luz solar direta sobre o gabinete, associada a um ambiente com pouca ventilação, pode causar superaquecimento e travamentos. Adicionalmente, você deve ter equipamentos para refrigeração adequados, conforme os componentes que você tenha instalados.

Como um recurso mais acessível e fácil de ser encontrado, você pode adicionar coolers na placa de vídeo, processador e gabinete. Existem componentes com tamanho e potência adequada para cada caso e há programas que podem ajudá-lo a verificar a temperatura de seu computador e apontam se ela está adequada.

Da mesma forma, não é recomendado fazer overclock no processador ou placa de vídeo, pois se o computador não receber ventilação adequada, esse procedimento pode causar a perda do componente em questão.

Cuidar da saúde do computador é essencial

Desinstalar programas não utilizados

Para esta tarefa é recomendada certa cautela e escolha criteriosa, a fim de evitar posteriores inconvenientes. Será necessário acessar, no Menu Iniciar, o “Painel de Controle”.  Feito isso, entre em “Programas” e em “Alterar ou Remover um Programa”. Aqui são listados todos os programas instalados e são detalhadas informações sobre eles.

Verifique se há programas não usados e utilize a ferramenta de desinstalação.  Não se esqueça de apagar as pastas dos programas desinstalados.

Limpeza de registros

Os Registros do Windows são constantemente atualizados e modificados, mesmo que você não saiba disso. Quando se instala um programa, as informações dele são adicionadas ao Registro. À medida que instalações são feitas, novas alterações ocorrem, porém, quando um programa é desinstalado, essas informações permanecem no Registro fazendo com que ele acumule dados desnecessários.

Essas entradas inválidas no Registro podem causar travamento e erros no computador, portanto é recomendado que se faça constantemente uma limpeza nos Registros para otimizar o desempenho e retirar informações inúteis.

No Baixaki, você encontra diversos programas para limpeza e otimização do Registro, além de programas de limpeza de disco rígido que também contam com uma ferramenta destinada ao Registro. E para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Desfragmentação do sistema

Após muitas alterações, instalações e desinstalações feitas em seu computador, ele começa a ficar lento, pois o sistema demora muito tempo para encontrar o caminho dos programas em meio a tantos “restos” deixados entre eles. Quando isso acontece, é necessário fazer uma desfragmentação de disco, para que o sistema possa organizar seus arquivos.

Este é um procedimento simples, porém requer algum tempo com o computador parado para que seja realmente efetivo seu resultado. Caso você não disponha deste tempo, veja aqui como desfragmentar apenas alguns arquivos ou pastas do sistema.

Instalar e manter atualizados antivírus, firewall e anti-spyware

Cuidado com as pragas virtuaisNem é preciso comentar que à medida que a internet evoluiu,  as “pragas virtuais” acabaram por se propagar com mais facilidade. Hoje, todo internauta sabe que precisa se proteger contra vírus, trojans, worms, spywares e outras formas de acesso indesejado que podem acabar em uma grande dor de cabeça.

Códigos mal-intencionados e esse tipo de ameaça podem danificar, travar, causar comportamento inadequado de programas ou até mesmo consequências mais drásticas (como danos irreparáveis) ao computador. Para evitar este tipo de transtorno, tenha sempre bons antivírus, anti-spyware e firewall devidamente instalados e atualizados.

Uma medida simples, porém efetiva, é sempre tomar cuidado ao abrir (ou executar) anexos de emails vindos de fontes desconhecidas.

Ligar e desligar o computador

O ato de ligar e desligar o computador continuamente pode causar o desgaste acelerado de alguns componentes, principalmente coolers e discos rígidos. Alguns dos erros causados pelos SOs poderiam ser evitados se o computador pudesse permanecer sempre ligado, pois muitas vezes é no ato de desligar a máquina que alguns arquivos são corrompidos, causando erros antes inexistentes. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Não ligar o computador em tempestades

Ligar o computador quando o mundo está acabando lá fora pode trazer problemas. As descargas elétricas geradas durante uma tempestade podem causar a queima de componentes essenciais trazendo como consequência a perda total do computador.

Estabilizadores e no breaks

A rede elétrica tem muitas oscilações de corrente, que podem causar danos ao computador. É recomendado que você tenha ao menos um estabilizador para prevenir isso, mas o ideal mesmo seria comprar um no break, pois mesmo que ocorra uma queda de energia, o computador permanece ligado para que você possa desligá-lo de maneira apropriada.

Evitar choques no gabinete

Proteja seu gabinete! Os discos rígidos rodam com uma velocidade muito alta e choques contra o gabinete podem causar travamentos ou até mesmo danificá-los.

Memória RAM e HD

Trocar o disco rígido e a memória RAM são procedimentos que não necessariamente aumentam a vida útil de um PC, mas podem prolongar seu tempo de permanência com um computador. O disco rígido, com o tempo de uso, acaba se desgastando e trocá-lo pode ser uma alternativa menos dispendiosa do que trocar o computador inteiro. Aumentar a quantidade de memória RAM (conforme a capacidade disponível) certamente vai melhorar o desempenho do computador.

Formatar o computador

Esta não é a solução para todos os problemas, porém é um procedimento que pode ser muito saudável se feito de tempos em tempos. Quanto tempo? Para responder a uma pergunta como essa, deve-se aplicar o bom senso.

Se seu computador está lento, travando e com o desempenho muito abaixo do esperado e, não importa o que seja feito, nada resolve, talvez seja um bom momento para uma formatação. Caso deseje ler mais sobre formatação, acesse este link.

O seu computador agradece!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.