Como desinstalar o Windows Live Messenger 2009?

3 min de leitura
Imagem de: Como desinstalar o Windows Live Messenger 2009?

Interface nova, recursos úteis e várias outras novidades. Se nada disso lhe encantou no novo Windows Live Messenger, é melhor desinstalá-lo. Mas ao contrário do que parece, esta não é uma missão tão simples assim. O novo Messenger não aparece na lista de programas a serem desinstalados ou reparados do seu Painel de Controle. Por isso, vamos ter que usar a força para removê-lo.

Antes que os mais apressados pensem em ir direto à pasta Arquivos de Programas, procurar a pasta do Windows Live Messenger 2009 e deletá-lo à força bruta, pedimos calma. Não é assim que se resolve. Deletar programas manualmente não significa ir até onde ele mora e apresentar uma ordem de despejo. É preciso usar meios mais convincentes e menos danosos ao seu computador para fazer isto.
Recomenda-se que você utilize um programa que possua desinstalador como o CCleaner ou Revo Uninstaller. Vamos mostrar como remover o programa com estes dois programas. Primeiro, vamos por ordem alfabética: o CCleaner.

Utilizando o CCleaner

1) Inicie o seu CCleaner e em clique na aba “Ferramentas”. Você verá uma lista com vários programas instalados no seu computador. Vá até a entrada “Windows Live Essentials” e selecione-a.

Primeiro passo com o CCleaner.

2) Agora, clique em “Executar Desinstalador”.

3) Feito isso, você verá a janela de desinstalação e reparação de softwares Windows Live. Se você deseja apenas reparar o seu MSN 9, clique em “Reparar”. Mas, como o tutorial de hoje é sobre desinstalação, marque a opção “Desinstalar”.

Marque "Desinstalar" e prossiga.

4) A próxima janela deve listar todos os componentes Windows Live que você tem no seu computador. Como só temos o Windows Live Messenger instalado, não existem outros programas para serem desinstalados. Mas, caso você possua o pacote Live com mais componentes como o Live Writer, Live Mail e outros, pode selecioná-los para serem desinstalados junto com o Messenger.

Marque a opção que você quer desinstalar.

Utilizando o Revo Uninstaller

1) Com o Revo Uninstaller o processo é um pouco diferente devido à interface do programa ser diferente. Para começar, selecione a aba “Desinstalador” e em seguida “Windows Live Essentials” e clique duas vezes sobre este ícone.

O Revo Uninstaller remove os registros dos programas desinstalados.

Você verá a seguinte janela:

Selecione qual o modo de instalação ideal para você.

2) Se você deseja uma desinstalação muito profunda, pode levar mais tempo; mas é a garantia de que nenhum registro do programa restará no seu disco rígido. Para este tipo de desinstalação, selecione a opção “Avançado”. Porém, o tipo de desinstalação que usaremos aqui é o “Moderado”, afinal se trata de um processo bastante simples. Logo, esta opção fica a seu critério – porém para ter sucesso, é melhor optar entre as duas últimas alternativas.

3) Agora, você verá as mesmas telas de desinstalação que foram exibidas com o CCleaner. Estas telas são próprias do desinstalador do Windows Live.

Siga os passos para desinstalar

4) Selecione a opção “Desinstalar” e clique em “Continuar”.

5) Marque a caixa do Windows Live Messenger e prossiga. Aguarde a desinstalação.

6) Volte ao Revo Uninstaller e clique no botão “Avançar” como mostra a janela abaixo. O programa verificará se existe algum registro do programa no seu disco rígido.

7) Se você escolheu a opção “Moderado”, alguns registros ficarão no seu computador e aparecerão assim na tela do seu Revo Uninstaller. Se desejar deletá-los, selecione-os e clique em “Excluir”. Se quiser mantê-los, prossiga sem marcar nada. O mesmo vale para a janela seguinte.

Removendo normalmente

Apesar de ser mais seguro remover programas utilizando estes softwares, você também pode desinstalar o Windows Live Messenger através do Painel de Controle do seu Windows. Clique no Menu Iniciar do seu computador, em seguida, pouse o seu cursor sobre “Configurações” e clique em “Painel de Controle”.

Remover manualmente pode ser um pouco arriscado.

Lá, clique em “Adicionar ou Remover Programas”. Nesta janela, encontre a entrada “Windows Live Essentials” e repita os passos 4 e 5 do processo acima.

Depois, para garantir que não haverá registros do programa no seu sistema, utilize o ZapMessenger. Este programa elimina os registros existentes do programa no seu computador, logo, não haverá vestígios de Messenger na sua máquina.

O ZapMessenger elimina os registros do Messenger no seu computador

Pronto! Seus registros foram removidos!

Lembramos aos usuários mais experientes que este tutorial é recomendado para aqueles que ainda são iniciantes no mundo da informática. Este processo pode ser executado manualmente, removendo os registros direto da fonte, ou seja, das pastas em que eles ficam. Para evitar acidentes, optamos por dedicar este tutorial aos usuários leigos.

Pronto! O seu Windows Live Messenger foi desinstalado com sucesso! É importante fazer o uso de programas como estes para desinstalações em que o programa deixe muitos registros porque ambos possuem métodos de remoção destes arquivos que sobram no seu computador.

E você? Conhece algum outro jeito de desinstalar o Windows Live Messenger 2009 com eficácia? Conte para a gente nos seus comentários!

Fique ligado para as próximas dicas e tutoriais do Baixaki! Até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.