Facebook lucra alto em cima de publicidade e jogos da Zynga

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(Fonte da imagem: The Verge)

O anúncio de que o Facebook faria sua IPO (Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial), primeiro passo para se transformar em uma empresa de capital aberto, revelou um lado pouco conhecido da rede social. Os dados financeiros revelados pela companhia mostram que, embora os anúncios ainda sejam responsáveis pela maior parte de sua renda, os games produzidos pela Zynga influenciam cada vez mais nos lucros obtidos.

Confira alguns dos fatos curiosos (e chocantes) revelados na última segunda-feira (primeiro de fevereiro):

  • 85% dos lucros da rede social em 2011 foram gerados por anúncios — no mesmo período, os games produzidos pela Zynga geraram 12% da receita do site;
  • Atualmente, o Facebook possui US$ 1,5 bilhão à disposição, seja na forma de dinheiro ou de recursos equivalentes;
  • A rede social conta com 800 milhões de usuários ativos por mês, com uma média diária de 360 milhões de pessoas ativas durante seis dos sete dias da semana;
  • Em 2011, o Facebook teve um lucro total de US$ 1 bilhão — em 2010, o valor obtido foi de US$ 606 milhões;
  • 44% das receitas do site foram originadas fora dos Estados Unidos em 2011, valor que cresce a cada ano. Em 2010, o valor foi de 38% e, em 2009, 33%;
  • Mark Zuckerberg possui 28,4% das ações da companhia, o que significa que seu patrimônio líquido está próximo dos US$ 30 bilhões;
  • Até o fim de 2011, a empresa possuía 56 patentes registradas e 503 pedidos relacionados a redes sociais nos Estados Unidos — em outros países, o número era de 33 registros e 146 pedidos;
  • Mais de 250 milhões de fotos são enviadas ao Facebook diariamente. Ao todo, o serviço armazena em seus servidores mais de 10 petabytes em imagens e vídeos;
  • Em 2011, a empresa gastou US$ 388 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Em 2010, o valor era de US$ 144 milhões, enquanto em 2009 não passou de US$ 87 milhões.

Informações do tipo devem se tornar cada vez mais acessíveis após a rede social de Mark Zuckerberg terminar o processo de transição necessário para virar uma empresa de capital aberto. Como qualquer pessoa poderá investir em ações da empresa, caberá ao departamento financeiro elaborar relatórios frequentes quanto ao desempenho e investimentos realizados pela companhia.

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