Como Usar: Spyware Terminator

3 min de leitura
Imagem de: Como Usar: Spyware Terminator

Spyware Terminator é uma das ferramentas mais poderosas no combate a spywares. Ele possui um banco de dados atualizado que detecta e elimina arquivos espiões do seu computador. Além disso, ele mantém o sistema fora de perigo com uma proteção em tempo real que evita a instalação de programas desconhecidos. Entretanto, é necessário saber como usar seus recursos para aproveitar ao máximo o programa, afinal, ele não faz tudo sozinho.

Instalação

Depois de instalado, o programa baixará alguns arquivos da internet, como banco de dados e outros recursos selecionados. Ao iniciar o programa pela primeira vez, escolha o idioma e a forma como gostaria de utilizar o programa. Neste caso, optamos por usar apenas as proteções contra spywares e vírus.

Proteção máxima para seu computador.

Nesse artigo, optamos por não instalar o Web Security Guard, pois ele exige a instalação de uma barra de ferramentas (Crawler) no seu navegador. Vale ressaltar que é um recurso opcional e não afeta o funcionamento do programa. Dessa forma, fica a critério do usuário instalar esse recurso e avaliar sua utilidade.

Atualize diariamente para manter o computador seguro.Depois de tudo pronto, a janela principal do programa exibirá detalhes sobre os recursos instalados, como exames, proteção residente e atualizações. Antes de efetuar um exame completo em seu computador, é recomendável verificar se o banco de dados está atualizado, clique em “Atualizar” para baixar a última versão.

Exame inteligente

Com a atualização em dia, clique no botão “Examinar” na janela principal para realizar um exame em busca de cookies e itens inválidos. Além do exame rápido, é possível fazer uma varredura geral no computador em busca de spywares e vírus (caso tenha instalado o ClamAV). Para isso, selecione a aba “Procurar Spywares” no menu superior do programa e selecione o tipo de exame (completo ou personalizado).

Faça um exame completo para manter o computador imune.

Proteção residente

Se você tem receio de instalar algum programa, a Proteção Residente é uma ótima ferramenta que mantém o computador protegido contra qualquer ameaça potencial. Além dela, Spyware Terminator também possui o sistema HIPS que age na prevenção de atividades suspeitas no sistema. Ao ativá-lo, será criado um banco de dados onde serão registrados os executáveis que o usuário considerar seguro. Lista de programas liberados ou bloqueados.

O banco de dados é formado pela Lista Segura e pela Lista Negra localizado na aba “Proteção Residente”. A primeira lista consiste nos arquivos considerados seguros pelo programa ou pelo usuário. A Lista Negra é formada pelos arquivos bloqueados.

Quando algum programa for executado, Spyware Terminator bloqueará a execução do arquivo imediatamente e surgirá uma janela perguntando ao usuário qual ação tomar. Se você conhece o programa que está sendo executado e tem certeza que ele não prejudicará o sistema, marque a opção “Armazenar a resposta para essa ação permanentemente” e clique no botão “Permitir”. Isso fará com que o arquivo seja cadastrado na Lista Segura.

Ative o modo de instalação para evitar novas confirmações de arquivos confiáveis.

Além dessas duas listas, existe também a Lista de Revisão que agrega todas as ações tomadas pelo programa. Nesta lista você poderá alterar qualquer uma das ações tomadas, caso tenha liberado ou bloqueado um programa por engano.

Instalação Segura

Se ao instalar um programa o Spyware Terminator requisitar muitas confirmações para um programa que você confia (como o Flash Player, por exemplo), mude para o “Modo de Instalação”. Isso fará com que o programa seja incluído na Lista Segura e será instalado sem novas confirmações.

Com o modo de instalação ativo, todos os arquivos serão liberados.

Personalização baseada na sua experiência

Se você for um usuário inexperiente, opte pela opção básica da Proteção Residente. Isso fará com que Spyware Terminator decida automaticamente qual ação tomar e só será solicitada ao usuário uma confirmação em casos críticos.

Os usuários mais experientes podem usar a opção avançada que permite ao usuário analisar o processo e tomar suas próprias decisões baseado em seu conhecimento. No entanto, o usuário precisa ter paciência, pois todos os processos que não estiverem na Lista Segura precisarão de confirmação.

Opções personalizadas de acordo com a experiência do usuário.

separador

O grande destaque de Spyware Terminator é a facilidade de uso, pois a maioria das opções é explicada com informações fáceis de entender. Além disso, a interface é bonita e bastante intuitiva, o que permite ao usuário (desde o mais leigo ao mais experiente) manusear as funções com facilidade.

Esperamos que esse artigo tenha auxiliado você a configurar as principais funções do programa e entender o funcionamento básico do Spyware Terminator. Para opções mais avançadas, navegue pelas abas e confira as explicações de cada item. Temos certeza que você não terá maiores problemas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.