Como usar QuickTime Player

7 min de leitura
Imagem de: Como usar QuickTime Player

QuickTime é um tocador multimídia gratuito que pode ser usado para diversos arquivos, incluindo vídeo, áudio, imagens, gráficos e filmes do tipo VR. É um tocador altamente compatível com os formatos mais populares da internet.

Ele é também uma arquitetura multimídia que outros aplicativos usam. Alguns dos softwares mais populares utilizam esta arquitetura para executar funções multimídia importantes. Veja nesse guia como utilizar as principais funções do QuickTime.

Ao executar Ao executar o QuickTime, são exibidos diferentes informações referentes à Apple. Entre elas estão as músicas mais baixadas do iTunes, programas e filmes e outras dicas.

Atualizando

De tempos em tempos, a Apple lança novas versões do QuickTime. Se você estiver conectado à Internet enquanto usa o player, você será notificado quando uma nova versão estiver disponível. É sempre recomendável ter a última versão instalada.

Para verificar uma atualização manualmente, acesse o menu "Edit-Preferences-QuickTime Preferences". Então vá à aba "Update" e clique no botão "Update". Caso não esteja marcada, é recomendado marcar a opção "Check for updates automatically".

É sempre recomendável manter o player atualizado.

Uso básico

Abrindo e executando arquivos

Para abrir um arquivo em seu disco rígido, CD ou DVD, você pode acessar o menu "File-Open" e escolher o arquivo. Para abrir um conteúdo da internet, acesse o menu "File-Open URL" e digite ou cole o endereço do conteúdo em questão.

O tocador do QuickTime tem controles similares aos encontrados em tocadores de CD e DVD convencionais. Use os controles para tocar, pausar, voltar, avançar, ir ao começo ou fim e ajustar o volume.

Controles que todos já são familiarizados.

Para ir a um ponto específico de um arquivo, arraste o triângulo preto na linha de tempo. Para avançar ou voltar quadro a quadro, primeiro clique neste triângulo, depois use as setas direcionais do teclado.

Clique sobre este triângulo para ir a um ponto que você queira.

Alguns filmes têm listas de capítulos que você pode usar para pular até um ponto específico. Se um filme tem um capítulo, um menu pop-up aparece entre a linha de tempo e o equalizador.

Lembre-se que você pode arrastar o canto inferior direito do tocador para redimensioná-lo como quiser.

Abrindo arquivos no navegador

Ao instalar o QuickTime, um plug-in para executar multimídias da internet também é instalado automaticamente. Em alguns sites, este conteúdo é executado automaticamente, já em outros é necessário clicar sobre uma imagem ou botão para isso. Quando um filme é exibido em uma página, você geralmente visualiza controles para tocar, pausar, avançar voltar e ajustar o volume.

Exemplo de vídeo da internet com o plug-in do QuickTime.

Para baixar um vídeo sem que ele seja executado, vá ao menu "Edit-Preferences-QuickTime Preferences". Na aba "Browser", desmarque a opção "Play movies automatically".

Desmarque esta opção para não executar filmes automaticamente.

Visualizando imagens

É possível visualizar imagens no tocador QuickTime. Basta abri-lo através do menu "File-Open File".

Executando arquivos MIDI

O QuickTime pode importar arquivos no formato MIDI. Basta abri-lo através do menu "File-Open File". Para especificar um sintetizador diferente, acesse o menu "Edit-Preferences-QuickTime Preferences". Na aba "Audio", na parte de baixo, em "Music Synthesizer", basta selecionar o sintetizador desejado através do menu pop-up.

Defina o sintetizador MIDI.

Executando arquivos recém-abertos

Você pode facilmente abrir arquivos recentemente abertos. Basta acessar o menu "File-Open Recent" e escolher o arquivo da lista.

Abra arquivos recém-abertos neste menu.

Para alterar o número de itens que são exibidos nesta lista, acesse o menu "Edit-Preferences-Player Preferences". Na aba "General", atente para a opção "Number of Recent items".

Defina quantos itens recentes devem ser exibidos.

Localizando filmes facilmente através dos Favoritos

Você pode facilmente localizar e abrir filmes através dos Favoritos. Para adicionar um filme à lista de favoritos, abra-o e acesse o menu "Window-Favorites-Add Movie As Favorite". Também é possível utilizar a combinação Ctrl+D ou então arrastar o arquivo até a janela de favoritos.

Adicione um arquivo aos Favoritos.

Para reorganizar os filmes da lista, basta arrastá-los. Para deletar um item da lista, arraste-o até a lixeira ou selecione-o e use a tecla Delete. Lembre-se que deletar um item da lista de favoritos não significa deletá-lo do seu disco rígido.

Executando arquivos protegidos

Filmes do QuickTime podem ser criptografados para que somente usuários autorizados possam assisti-los. Tais filmes são conhecidos como Secured Media Files. Para poder visualizar um filme deste tipo, é necessário digitar uma chave que é geralmente fornecida pelo desenvolvedor do arquivo. Para inserir uma chave de arquivo, acesse "Edit-Preferences-QuickTime Preferences". Na aba "Advanced", clique no botão "Media Keys". Então clique em "Add" e digite a chave do arquivo.

Para arquivos protegidos, é necessário obter uma chave.

Sabendo mais sobre um arquivo

O QuickTime pode exibir informações sobre um arquivo. Essas informações variam dependendo do formato e do conteúdo. Para visualizar essas informações basta acessar o menu "Window-Show Movie Inspector".

Informações sobre o arquivo em execução.

Controlando a execução

Você pode alterar opções de execução como balanço, velocidade, tamanho de um vídeo e exibição do player. Também é possível otimizar filmes para execução em computadores limitados. Veja como fazer esses ajustes.

Para qualquer filme do QuickTime com faixa de áudio, você pode ajustar o balanço entre os canais, assim como volume, graves e agudos. Para qualquer filme, você também pode definir opções de execução como velocidade. Para ajustar configurações de áudio e vídeo, acesse o menu "Window-Show A/V Controls".

Elas estão claramente divididas em áudio e vídeo, a saber:

Áudio - volume, graves, agudos, balanço e pitch.

Vídeo - brilho, cor, contraste e matiz. Também é possível ajustar velocidade de execução.

Neste caso, o arquivo não tem faixa de áudio.

Tela cheia

Você pode configurar a tela de maneira que somente o vídeo seja exibido, sem a janela do tocador ou outros elementos da área de trabalho. Também é possível visualizar um filme em metade do tamanho, original, dobro ou tamanho especificado. Para assistir um vídeo em tela cheia, acesse o menu "View-Full Screen". Use a tecla Esc para fechar este modo. Para ajustar o modo de ajuste da imagem à sua tela – como esticado ou em letterbox –, mova o ponteiro do mouse até o topo da tela para exibir o menu de opções e então escolha uma configuração no menu "View".

As seguintes opções adicionais estão disponíveis em tela cheia:

Fit to Screen - o conteúdo é escalado para preencher a tela completamente sem cortar a imagem ou alterar a proporção.

Zoom - o conteúdo é escalado e cortado para preencher completamente a tela em pelo menos uma dimensão. Isso pode eliminar áreas pretas no topo ou nos lados, mas também pode distorcer a imagem.

Panoramic - o conteúdo é escalado para se ajustar à tela e as bordas horizontais são comprimidas para evitar o corte da imagem.

Diferentes visualizações em tela cheia.

Você também pode passar por todas as opções disponíveis, clicando com o botão do mouse nos controles que aparecem quando você move o ponteiro.

Os controles do modo tela cheia.

Também é possível configurar opções para que todos os filmes sejam exibidos em tela cheia. Para isso, acesse "Edit-Preferences-Player Preferences". Na aba "Full Screen", atente para a área "Movie Size". Defina o tamanho da tela para três tipos de filmes: widescreen, standard e outros.

Defina a exibição de filmes para cada tipo de arquivo.

Utilizando quadros e TC (Time Code)

Quando você está assistindo a um filme no QuickTime, você pode exibir o tempo decorrido ou número de quadros. Caso o filme tenha um código de tempo, ele também pode ser exibido. A área próxima à linha de tempo do QuickTime exibe as informações de tempo para o filme em execução. Clique sobre o display de tempo e escolha uma opção que aparece no menu pop-up:

Standard - exibe o contador no formato HH:MM:SS.

Defina o tido de exibição do contador.Time Code - exibe o código de tempo no formato HH:MM:SS:Frame. Se o arquivo tem uma faixa de código de tempo, ela será usada. Caso contrário, o código será calculado a partir de 00:00:00:00 no início do filme.

Frame Number - exibe o número de quadros. A letra “f” no display indica que o contador de quadros está em uso.

Para pular a um ponto específico de um filme digitando o número do quadro ou código de tempo, dê um duplo clique sobre o display e então use o mouse ou digite o tempo ou quadro desejado. Separe cada unidade com um ponto. Por exemplo, 5.02.10 é o ponto de cinco minutos, dois segundos e 10 quadros. Para ir até cinco minutos e 10 quadros, você pode digitar 5..10.

Dicas e atalhos

O QuickTime pode ser usado com atalhos de teclado para mais praticidade e agilidade. Veja os atalhos disponíveis:

  • Tocar/pausar - barra de espaço.
  • Tocar ou pausar todos os arquivos - Ctrl+Enter.
  • Tocar ao contrário - Shift+Duplo clique do mouse.
  • Parar execução e voltar um quadro - Seta para esquerda.
  • Parar execução e avançar um quadro - seta para direita.
  • Ir para o começo da seleção ou do arquivo - Ctrl+Seta para esquerda.
  • Ir para o fim de uma seleção ou arquivo - Ctrl+Seta para direita.
  • Aumentar volume - seta para cima.
  • Diminuir volume - seta para baixo.
  • Aumentar volume ao máximo - Ctrl+Seta para cima.
  • Abaixar volume ao mínimo - Ctrl+Seta para baixo.
  • Modo tela cheia - Ctrl+F.
  • Sair do modo tela cheia - Ctrl+Esc.
  • Executar filme na metade do tamanho - Ctrl+0.
  • Executar filme no tamanho normal - Ctrl+1.
  • Executar filme com tamanho dobrado - Ctrl+2.
  • Executar filme com tela cheia - Ctrl+3

Preferências

Saiba mais sobre as opções de configuração que você encontra no menu "Edit-Preferences".

Preferências do tocador (Player preferences)

Divididas em duas abas: "General" (Geral) e "Full Screen" (Tela Cheia). A primeira oferece configurações de exibição de filmes, código de tempo, som e outras. A segunda oferece opções para configurar o tamanho da tela de um filme, a cor de fundo e exibição de controles.

Opções do QuickTime.

Preferências do QuickTime (QuickTime Preferences)

Divididas em sete abas: "Register" (para registro de sua cópia), "Audio" (dispositivo, saída e sintetizadores de áudio), "Browser" (para execução de mídias a partir do seu navegador), "Update" (atualizações), "Streaming" (para transmissão de conteúdo), "File Types" (associação de arquivos de diferentes formatos e "Advanced" (configurações avançadas).

Preferências do QuickTime.

Para usuários avançados - Automatizando o QuickTime

No Windows, é possível utilizar JavaScript, Visual Basic ou outra linguagem para automatizar as funções do QuickTime. É possível controlar a execução de arquivos e ajustar propriedades, por exemplo. Há três objetos disponíveis para uso:

QuickTimePlayerApp - o objeto do aplicativo, tem propriedade Players que retorna uma coleção das janelas do tocador. O método Quit sai do programa.

QuickTimePlayers - use este objeto para numerar janelas do tocador. Os métodos Remove e Add permitem a remoção e criação de novas janelas do tocador.

QuickTimePlayer - este objeto tem propriedades e métodos para abrir filmes, controlar posição e aparência das janelas e interagir com menus. A propriedade QTControl retorna o controle ActiveX que hospeda o filme.

Para examinar as interfaces do QuickTime Player ou do QuickTime Control em detalhes, acesse a Apple QuickTime Player Library 1.0 ou Apple QuickTime Control 2.0 em um navegador de objetos COM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.