Comparação: gerenciadores de downloads

7 min de leitura
Imagem de: Comparação: gerenciadores de downloads

Quer baixar toneladas de programas e arquivos, mas com uma velocidade turbo? Então se prepare, pois preparamos uma super seleção, com os melhores gerenciadores de download disponíveis no Baixaki. Dos mais simples, leves e diretos aos mais rebuscados e completos, você encontrará de tudo!

Mas, antes de partirmos para este duelo de titãs, vamos entender um pouco a respeito de como eles funcionam em sua máquina.

Mágica, Voodoo ou farsa?

Muitos acreditam nas promessas dos desenvolvedores, de aumentos maiores até do que dez vezes a taxa atual, mas a verdade é que nunca será possível ultrapassar a sua banda de conexão.

É esta a velocidade que você quer?

O que estes programas fazem, na realidade, é separar o arquivo em várias partes, baixando todas elas simultaneamente. Mas o maior segredo é que também são criadas várias conexões de download com o site, uma para cada dessas partes, como se o arquivo estivesse sendo obtido de múltiplos endereços. Assim, é possível quebrar o limite imposto por muitos sites, atingindo o máximo potencial da sua internet.

Para ilustrar a situação, imagine que um portal limita seu download a 35 KB por segundo, ao passo que sua conexão permitiria 50 KB/s. Ao ser ativado, o programa criará outra ligação com o portal, realizando dois ou mais downloads simultaneamente, mas ambos redirecionados para a sua máquina e em partes diferentes do arquivo. A soma destas duas conexões então totalizará os seus 50 KB/s.

Um afunilamento preventivoO outro lado da situação

Se usuários de banda larga buscam mais velocidade de suas conexões, aqueles que ainda dependem de linha discada (acredite, esta parcela não é pequena, e não falamos apenas do Brasil, mas também de muitas outras localidades pelo mundo) vão além: querem mais aproveitamento, velocidade e estabilidade, haja vista que eles estão muito mais suscetíveis a quedas e interrupções na comunicação.

Além disso, usuários de linha discada ainda devem se contentar com velocidades baixíssimas, o que torna difícil baixar arquivos grandes de uma vez. Dessa forma, uma função de pausar e continuar em outro dia o download é indispensável, e oferecida pela maioria dos download managers.


Agora que você já sabe o porquê de usar um gerenciador, vamos à seleção!

Os 4 alvos
Fortes concorrentes ao seu alcance

Orbit Downloader

Acredite: esta pequena fera não pesa quase nada em seu computador e ainda faz um maravilhoso trabalho ao gerenciar seus downloads. Aqui mesmo, no escritório do Baixaki, ela chegou a causar problemas por sugar toda a conexão para um único computador durante o período de trabalho. Imaginem o tamanho da confusão!

Uma vez instalado, é só clicar sobre os links de download para que ele entre em ação.

Suas vantagens incluem a integração com muitos tipos de navegadores (Firefox inclusive), separação de conteúdo por categorias, agendamento de downloads (você escolhe quando começar) e um complemento opcional, que consegue baixar vídeos e multimídia de sites como o Youtube (fique de olho nas setas que aparecem sobre imagens nas páginas).

Uma ótima opção

O ponto negativo, assim como para todos os outros programas listados aqui, é que você será barrado rapidamente em sites que tenham sistema anti-leech (filtros para impedir o “furto” da banda de seus servidores), pois ele não pára de tentar criar novas conexões.Praticamente insano!

Free Download Manager

Carinhosamente conhecido como FDM, este robusto aplicativo está entre os mais baixados e utilizados aceleradores de download do mundo, levando como carro chefe a imagem de gratuito e a licença pública.

Um dos mais completos pacotes

Para ter uma idéia do que ele é capaz, imagine uma junção de BitTorrent, suporte para FTP e HTTP, download de vídeos de portais, gerenciamento fragmentado com múltiplas conexões e até mesmo ajustes e imposições de limite para a sua velocidade (de modo a preservar a navegação funcional).

Outras opções ainda permitem que você salve páginas de web inteiras em seu PC e também que você opere o aplicativo à distância, isto é, por meio da internet e de outro computador. Viu um programa legal na máquina de seu amigo? Então baixe-o de lá mesmo, mas endereçado à sua casa.

Depois de tudo, se desejar, você ainda pode compartilhar seus arquivos com outros usuários do programa e até mesmo criar comentários a respeito da integridade do conteúdo, o que garante (para os próximos interessados que o baixarem) segurança e confiabilidade.

Sua interface também é bem amigável, de fácil compreensão e acesso.

Download Accelerator Plus

Ele já foi o mais popular do mundo, mas atualmente enfrenta uma disputa pra lá de acirrada com os concorrentes e perdeu espaço, o que não quer dizer que ele é o mais fraco, muito pelo contrário. Sua interface é bem arrojada e o gerenciamento funciona de modo não intrusivo, ou seja, sem praticamente alterar o modo como o download é selecionado.

Além da base de fragmentação e separação do download em partes, Download Accelerator Plus ainda conta com uma tecnologia de busca automática por novos servidores de download e espelhos (mirrors) para o arquivo em questão.

Um dos problemas com ele é que, para liberar todo o seu potencial (e também as ferramentas complementares), você deve comprar a versão Premium. Se muitos já não gostavam nem de aceleradores gratuitos, pagar ficou fora de cogitação!

Um tanto quanto poluído

E atenção: ele conta com suporte de outros programas que o acompanham. Portanto fique de olho na instalação para não carregar o seu computador com muitas tranqueiras!

FlashGet

Para ter logo no slogan que ele é o melhor de todos os “Download Managers”, é porque seus desenvolvedores estavam realmente confiantes do pacote que criaram. FlashGet impressiona por trazer um conjunto ainda mais completo que o do Free Download Manager, e isso não é pouco!

Um senhor acelerador!

Há suporte para os protocolos HTTP, FTP, BitTorrent, MMS, RTSP, além de outros, e para a criação de infinitas categorias para os arquivos baixados, portanto sua biblioteca ficará sempre muito bem organizada, acessível.

Ele também é estruturado para otimizar seu desempenho e para não sobrecarregar a máquina seja qual for a situação. A diferença é que você precisa arrastar o link de download até o que é chamado de “DropBox”, a caixa com a logomarca do programa para ativar o gerenciamento.

Interface atraente e simples

Mas as melhores coisas:

•    Ele ativa automaticamente os antivírus para limpar seus arquivos.

•    Seu instalador vem totalmente limpo, sem Adware, Spyware ou outros arquivos maliciosos.

Assim você pode instalá-lo com total segurança.

Testando os concorrentes

Para os testes foi utilizada uma conexão de internet NET Virtua, por cabo, portanto pode haver oscilação na velocidade, principalmente em horários de pico. Optamos por baixar diretamente do servidor o programa PhotoScape em versão 3.3. O arquivo é um executável com tamanho de 14.37 MB.

Os gerenciadores foram instalados um a um — sempre isolados dos demais — no computador. Já com relação aos resultados, foram colhidos os valores máximos, mínimos e médios de download (em KB/s, quando disponíveis), além do tempo total tomado.

Confira abaixo como cada um deles se saiu:

FlashGet acabando com a concorrência

DAP: Download Accelerator Plus. FDM: Free Download Manager.

Neste teste houve um grande destaque de FlashGet, com os demais seguindo o mesmo padrão de velocidade. Embora o Orbit Downloader tenha tido um início bem lento, sua subida de velocidade foi rápida e constante, fazendo com que ele se equiparasse aos demais.

Mais que cinco vezes mais eficiente

DAP: Download Accelerator Plus. FDM: Free Download Manager.

Novamente, devido à sua lenta escalada, Orbit Downloader ficou para trás, mas suspeitamos que com um download um pouco maior (acima de 30 MB) ele seria capaz de se aproximar (senão superar) seus concorrentes diretos — Free Download manager e Download Accelerator Plus.

Conclusão

Não é nem preciso falar muito: FlashGet destruiu os concorrentes trabalhando com o mirror escolhido, apresentando uma velocidade quase quatro vezes maior que a da concorrência.  Os demais mostraram valores muito parecidos, sempre em torno dos 200 KB/s (o que é muito próximo do normal dos navegadores) e com boa estabilidade.

Para o papel de gerenciador, todos se saem bem, possibilitando a pausa e a fragmentação do arquivo, mas fica difícil justificar Orbit, Download Accelerator Plus e Free Download Manager como “aceleradores” de fato.

Tratando um pouco mais dos pontos específicos, Orbit Downloader é o mais leve, sem parafernalhas penduradas. Já o Download Accelerator Plus, embora competente em sua tarefa, exige atenção em demasia de seu usuário, para que os outros programas da companhia não invadam seu computador. Evite-o se você gosta de limpeza e de privacidade.

Free Download Manager traz um conjunto encorpado, que atende às necessidades de quem quer centralizar seus downloads (sejam torrentes ou normais) em uma tela, ainda assim mantendo o aspecto limpo e leve.

Já FlashGet faz milagres. Ele pega tudo o que a concorrência tem de bom, mistura e faz melhor em todos os aspectos. A velocidade de download nos levou até mesmo a acreditar que a conexão estava com problemas nos outros testes!

Mesmo apesar de não ser capaz de burlar a barreira imposta por alguns sites, ele é download obrigatório para todos os que perdem horas baixando programas e outros arquivos da internet.

Baixe e se surpreenda!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.