Como Usar AVG Internet Security

7 min de leitura
Imagem de: Como Usar AVG Internet Security

O mercado de antivírus é composto por diversas marcas, fabricantes e modelos de aplicativos e, mesmo com tantas opções, a principal função de todos eles é proteger seu computador contra todas as ameaças virtuais. É claro que há programas que se destacam mais do que os outros em qualquer categoria, entretanto para que isso aconteça com apenas meia dúzia de marcas significa que elas realmente têm qualidade.

Sempre que se fala em melhores nomes de antivírus é quase certo que nomes como Kaspersky, Avast, Avira, Panda e Norton, por exemplo, estarão no topo dos rankings de qualidade e custo benefício. Mas você pode estar se perguntando: “está faltando alguém nesta lista” e é claro, pois quando se fala em qualidade, segurança e custo benefício o campeão de downloads no Baixaki reina absoluto: o AVG. Com mais de 39 milhões de downloads, a versão gratuita 8.5 é líder disparado da categoria.

Velho Oeste

A Internet expandiu tanto que é praticamente impossível controlar e se proteger de todos os males que estamos sujeitos ao acessar a rede, pois parece que vivemos no Velho Oeste, onde apenas os mais fortes, atenciosos e espertos sobrevivem. Para que você aprenda a se defender no mundo virtual de ladrões e bandidos, assim como no Western, você precisa de uma arma poderosa. Desta forma, hoje você vai aprender a usar mais um produto da família AVG, o AVG Internet Security 8.5 o quarto colocado na lista de downloads.

A guerra não tem fim

Defenda-se

A cada dia os piratas virtuais se munem de armas mais poderosas e é aí que mora o perigo. Podemos pegar um vírus de tantas maneiras quanto há estrelas no céu. Para não entrar na briga perdendo, vamos começar a aprender a se preparar para a guerra dos Usuários X Piratas. A primeira batalha da guerra é instalar o programa no seu computador. Isso já foi ensinado pelas tropas do Baixaki, portanto acesse o artigo “Como instalar o AVG Internet Security” caso encontre problemas.

Segundo passo

A guerra começou

É importante um alerta para você tomar cuidado durante a instalação. Durante o processo, você passará por sete passos e eles são importantes para que você defina seu perfil de usuário. No passo dois, por exemplo, você precisa prever ataques, desta maneira é aconselhável agendar horários para que sua máquina seja escaneada e quantas vezes ao dia você receberá updates para combater novos vírus. Vale lembrar que você precisa deixar seu computador ligado no horário que definiu.

No passo número quatro, será perguntado a você se é permitido instalar uma barra de busca AVG Yahoo! no seu navegador e, se o Yahoo! pode se tornar seu buscador oficial. Se você aceitar, uma barra como esta será instalada no seu navegador, caso contrário provavelmente ela não será.

barra personalizada

O passo dois e quatro são os mais relevantes no processo de configuração do seu antivírus, mas depois deles você precisa de um pouco mais de persistência.

Conexões

Assim como as redes de transportes durante uma guerra são valiosas, sua conexão com o mundo também é, logo é importante protegê-la. Por isso, defina qual seu perfil de usuário na janela “Network connection options” ou em tradução livre, opções de conexão de rede, para configurar o seu novo Firewall. Nesta janela você encontra algumas opções de perfis de usuários, confira o que cada quadro significa.

•    Standalone Computer: Computado isolado.
•    Computer in domain: Computador no domínio.
•    Computer on the move: Computador portátil.
•    Small home or office network: pequena rede doméstica ou de escritório.


Escolha qual opção mais combina com você e selecione-a e, em seguida, clique em “Next”.

Procure pelos inimigos

Depois de definir seu perfil e começar a configurar seu Firewall é hora de definir seu campo de batalha, ou seja, quais áreas do seu computador serão escaneadas para que as redes de comunicação sejam detectadas. Você pode optar entre três formas: Complete Scan (escaneamento completo), Common Directories (apenas programas e pastas do Windows) ou Selected areas scan (apenas pastas selecionadas por você).

Configuração de Firewall

DUAS NAÇÕES: AVG Identity Protection e AVG Internet Security

Proteja sua identidade virtual

Antes de falarmos da estrela principal, o AVG Internet Security, vamos falar um pouco do AVG Identity Protection, pois ele também é um membro da família AVG que não está para brincadeira. Segundo o próprio programa, sua principal função é estar sempre de guarda para proteger seu computador contra ameaças desconhecidas e também monitorar o comportamento aplicativos na sua máquina. Todos os aplicativos suspeitos de fornecer sua identidade virtual serão barrados sem dó pelo AVG I.P.

Rápido e certeiro

A grande vantagem desse programa é ser rápido e direto, pois sua interface não é cheia de botões ou opções, porque nela você encontra apenas três abas e dados referentes aos processos de remoção de malwares, monitoramento de processos e comportamentos. A aba “Settings” fornece opções de configuração e gerenciamento da Quarentena, já a “Advanced” permite visualizar todos os processos de monitoramento realizados pelo programa em tempo real.

ConfiguraçõesMonitoramento
          (Clique aqui para visualizar)                                    (Clique aqui para visualizar)

Flagra


Assim como o AVG Internet Security, o AVG Identity protection também mostra os processos em que houve detecção de alguma ameaça. Além disso, ele fornece através de quadrados coloridos a gravidade da invasão. Com estes dados, sem dúvida, você não vai hesitar em mandar um programa para a corda-bamba.

Ameaça detectada

O COMANDANTE CHEGOU

Quem usa o AVG Antivirus Free já deve estar acostumado com o arsenal de armas contra invasores que o aplicativo disponibiliza. Entretanto, naquela versão o número de opções de ferramentas de proteção é mais reduzido do que nesta, isso porque a versão Internet Security é paga, ao contrário da free. Contudo, independentemente da versão, vamos esmiuçar as ferramentas mais importantes.

Com os dias contados

Por ser uma versão gratuita para testar, AVG Internet Security pode ser usada por 30 dias, depois disso é aconselhável mudar de antivírus ou se você gostar do que viu comprar uma licença.

Infantaria pesada

Para lhe acompanhar na guerra contra os vírus, temos várias ferramentas que usam armamento pesado contra o inimigo. A primeira e mais usada é o antivírus, ainda mais que eles são as ameaças mais comuns.

ANTIVÍRUS  Logo antivirus

Um antivírus é responsável por proteger seu computador deste tipo de ameaça e, para isso, ele precisa ser mantido atualizado, ainda mais que novos vírus nascem assim como coelhos. Clicando sobre o ícone do antivírus você é direcionado para uma página onde pode ler uma pequena descrição sobre sua função e conferir as atualizações feitas até aquele momento.

FIREWALL   logo Firewall

Um Firewall tem como principal função bloquear tentativas de acessos ou invasões em sua máquina. Sempre que ele detecta alguma movimentação, uma janela como esta será exibida em sua tela e você define se o que está tentando acessar sua rede tem ou não permissão para isso.

Janela advertiva

Vale lembrar que o Windows oferece um Firewall, portanto para usar o do AVG você precisa desabilitá-lo.

WEB SHIELD COMPONENT  Web Shield


A ferramenta Web Shield serve para monitorar o tráfego de informações e desabilitar possíveis conexões perigosas. Clicando sobre seu ícone, é possível configurar mais opções de segurança, como: proteção de navegação e proteção para mensageiros instantâneos.

ANTI-SPYWARE E ROOTKIT 

Estas duas ferramentas servem inibir a infecção da sua máquina por duas das maiores pragas virtuais: Spywares e Rootkits. Ambas as funções varrem seu computador em buscas de ameaças deste tipo e assim que algo suspeito for encontrado você será comunicado.

LINK SCANNER 

A ferramenta Link Scanner é um diferencial oferecido pela AVG. Com esta ferramenta você pode conferir se o site que você deseja acessar é seguro antes mesmo de clicar nele. Através de pequenos ícones localizados ao lado do nome do site e cores que representam sites extremamente perigosos (vermelho), suspeitos (amarelo), não avaliados (cinza) e confiáveis (verde) você pode navegar mais tranquilamente.

Link ok para o Baixaki

Correndo por fora

Correndo por fora, mas não menos importante temos o:

•    E-mail Scanner: serve para escanear mensagens que chegam e saem da sua caixa de emails (somente para o Outlook).
•    License: Parte que administra sua licença de uso.
•    Resident Shield: Verifica todos os seus arquivos.
•    Anti-Spam: Para filtrar mensagens enviadas em massa para seu email.
•    System Tools: Área direcionada para usuários avançados que sabem avaliar todas as informações.
•    Update Manager: Área responsável por fazer as atualizações do banco de dados dos vírus.


Todas estas funções ficam localizadas na área chamada “Overview”.

Pente-fino

Assim como é bom manter o antivírus atualizado, é importante verificar como anda sua máquina. Desta maneira, é aconselhável passar o antivírus sempre que possível ou, de preferência, todos os dias no seu computador para que ele encontre e extermine as ameaças. Para fazer uma faxina na sua máquina, se dirija até a aba “Computer Scanner”.

Limpeza total

Nesta janela você possui duas opções de varredura: Todo o computador ou Pastas específicas. Então, escolha qual alternativa de varredura deseja, clique sobre ela e, logo após, em “Start Scan”.

Escolha o tipo de varredura


Assim que o escaneamento começar, uma janela como esta será mostrada:

Início Escaneamento

E assim que a varredura terminar outra é exibida com os resultados da ação.

Resultados

Não tire as tropas do campo de batalha

Agora que você aprendeu o bê-á-bá e as principais funções de um dos principais programas voltados para a segurança virtual, não vale baixar a guarda e deixar que o programa faça tudo sozinho. É essencial manter a base de dados atualizada, cuidar onde clica e desconfiar de tudo, principalmente se estiver piscando. Com atitudes simples, mas cotidianas, com certeza você manterá seu computador, limpo, seu bolso cheio e a cabeça fresca.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.