Melhore seu desempenho em jogos online

3 min de leitura
Imagem de: Melhore seu desempenho em jogos online

Muitos usuários sempre perguntam sobre algumas dicas ou necessidades para aproveitar melhor os jogos online. As respostas dependem muito de qual o tipo de game que você quer jogar, além do perfil de usuário em que você melhor se enquadra.

Quem nunca esteve prestes a acertar um balaço na cabeça do adversário, quando simplesmente uma travadinha o fez escapar ileso?  Servidores, conexões e computadores bons amenizam este problema, que volta e meia teima em nos deixar frustrados na frente do computador.

Palavras como Ping, Lag e diversas outras permeiam este ambiente dos jogos online, e saber um pouco mais sobre elas pode ajudar a entender outros aspectos, como o porquê das taxas de upload serem tão importantes quanto às de download ao jogar na Internet.

Ping e Lag

A palavra remete ao jogo de ping-pong, pela maneira com a qual o processo funciona. O ping é, na realidade, um teste simples para medir a velocidade de conectividade entre dois pontos, que podem ser os computadores dos jogadores de um mesmo game, por exemplo.

Sem se ater a detalhes técnicos, o que interessa no Ping para jogos é sempre procurar pelo menor valor, o que significa que a conectividade entre você e o servidor está o melhor possível, além de todos os outros participantes. Quanto mais rápida a sua conexão, menor o seu Ping e melhor o seu jogo.

Um ping razoável para CS.

Quando a taxa de Ping do servidor em geral se torna muito elevada, mesmo que a sua conexão esteja ótima, começam as temidas travadas durante as partidas, o que em jogos de FPS, como Counter Strike ou Call of Duty é algo imperdoável e muito irritante. A este incrível fenômeno damos o nome de Lag.

Uma banda larga de 1 ou 2MB e de qualidade hoje é suficiente para a grande maioria dos jogos, até mesmo aqueles em que o dinamismo e a ação estão sempre presentes. Para jogar em servidores internacionais, talvez você precise de um pouco mais do que isso.

Quadros por segundo

Outro ponto apontado por muitos usuários como crucial em um nível alto de jogadores é a qualidade dos componentes utilizados por cada um deles. Nesta questão, a taxa de quadros por segundo que seu PC é capaz de rodar os jogos pode ser fundamental dentro de jogos rápidos, em que frações de segundo podem distinguir sucesso e fracasso.

O mínimo recomendado para qualquer jogo, seja online ou não, é algo em torno de 30 quadros por segundo, ou frames per second. Algo muito além disso também é tido por muitos como desnecessário, visto que a um certo ponto o olho já não percebe tanta velocidade em quadros.

Por esse motivo, ter uma máquina que rode os jogos em boas taxas de FPS ou até mesmo desativar alguns recursos de qualidade gráfica em prol disso pode ser interessante para melhorar o seu desempenho em jogos, já que velocidade em todos os sentidos é o mais recomendado para qualquer bom jogador que se preze.

Equipamento

Alguns equipamentos também podem fazer a diferença em algumas situações. Um bom monitor, com boa velocidade de resposta e contraste elevado pode favorecer a visualização de personagens em movimento, mesmo camuflados, o que se tornaria mais difícil em um monitor “ruim”.

Um mouse preciso e suave também pode ser muito interessante para acertar aquele head shot com mais facilidade. Teclados confortáveis e com teclas leves também ajudam a não perder um movimento de atalho caso alguma delas trave. Enfim, todos esses detalhes somados com certeza garantirão algumas mortes a mais no seu currículo como jogador.

Com esses aqui o head shot fica mais fácil.

A peça principal: você!

Colocar todos esses detalhes na mão de quem não sabe jogar seria como dar uma Ferrari para quem acaba de tirar a carteira de motorista. Assim, somente com muita prática e afinco você se tornará realmente um exímio jogador, seja em jogos de ação, corrida, estratégia ou qualquer gênero que você tenha interesse.

Boa parte dos grandes jogadores de games ilustres entre os usuários começou com um PC simples, mas com muita vontade de jogar e se aperfeiçoar a cada dia. Assim, bons equipamentos, conexão e treino poderão fazer de você um gamer excelente em questão de pouco tempo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.