Saiba como lidar com alguns problemas da Barra Lateral do Windows Vista

2 min de leitura
Imagem de: Saiba como lidar com alguns problemas da Barra Lateral do Windows Vista

O Windows Vista trouxe diversas novidades quando lançado. Uma delas é a Barra Lateral, a qual permite que o usuário insira diversos miniaplicativos na Área de Trabalho com muito estilo e elegância.

O sucesso da sidebar (Barra Lateral) foi tanto, que centenas de aplicativos foram desenvolvidos na tentativa de simular a barra nas versões do sistema operacional anteriores ao Vista. Bons exemplos são os programas Vista Sidebar e também o Yahoo! Widgets Engine.

O que muitos usuários do Windows Vista reclamam é quem nem sempre a Barra Lateral funciona corretamente. Por mais que ela seja configurada para iniciar junto com o sistema, isso não acontece. Então, o Baixaki preparou várias dicas que podem ajudar na solução do problema. Vamos lá!

Para começar

Bom, antes de tudo é preciso ter a Barra Lateral do Vista configurada para ser mostrada e também para que ela inicie assim que o sistema carregar.

Propriedades da Barra LateralAbra o menu Iniciar e digite “Barra Lateral” na caixa de busca. Em seguida clique na opção “Propriedades da Barra Lateral do Windows”. Na janela de propriedades, marque o quadrinho ao lado da opção “Iniciar Barra Lateral quando o Windows for iniciado”.

Clique em “Aplicar” e feche a janela. Pronto, Barra Lateral configurada. Talvez seja preciso reiniciar o computador.

Pode ser que este procedimento não resolva o problema e, por isso, a Barra Lateral ainda não inicie com o Windows. Existem maneiras alternativas para tentar contornar problemas como este. Veja alguns deles.

Prompt de Comando

Uma das maneiras de contornar o problema é executar o prompt de comando como administrador do sistema e digitar uma série de comandos. Veja abaixo como é simples:

1) Abrindo o menu Iniciar, digite “prompt de comando”. Clique com o botão direito do mouse em cima da opção mostrada e escolha a opção “Executar como administrador”.

Execute o prompt como administrador

2) Na janela de prompt que mostrar digite o seguinte comando: “regsvr32.exe atl.dll”.

3) Agora, navegue até C:\Program Files\Windows Sidebar, pasta na qual normalmente encontram-se as opções da Barra Lateral, utilizando o comando “cd” do prompt e digite a seguinte sequência de comandos:

a. sidebar.exe /regserver
b. regsvr32 sbdrop.dll
c. regsvr32 wlsrvc.dll

4) Se ainda assim a Barra Lateral não iniciar com o Windows, abra novamente o prompt de comando no modo administrativo e restaure os arquivos de sistema, digitando o comando “sfc /scannow“.

Sequência de comandos usados

Dicas

Às vezes acontece de a Barra Lateral sumir e, para a surpresa do usuário, perder todos os gadgets e configurações feitas. Uma boa opção de programa para evitar surpresas desagradáveis como esta é o Vista Sidebar Restoration, que salva as preferências da sidebar para o caso de acontecer algum problema.

É isso aí pessoal, fica aí mais uma dica rápida para ajudar usuários com problemas na Barra Lateral do Windows Vista. Espero que tenha ajudado! Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.