Shoppings poderão ter GPS para consumidor não se perder

1 min de leitura
Imagem de: Shoppings poderão ter GPS para consumidor não se perder

Se algum dia você já ficou perdido dentro de um shopping, seja para encontrar uma loja ou até mesmo o seu carro no estacionamento, saiba que problemas como esse estão com os dias contados. A Nokia está desenvolvendo modelos de smatphones compatíveis com a tecnologia IPS.

Trata-se de um sistema de geolocalização, nos moldes do GPS, mas destinado para uso interno. O termo IPS é uma sigla para Indoor Positioning System. A proposta é que os próprios estabelecimentos disponibilizem o conteúdo, que poderá ser acessado a partir de um smartphone convencional no futuro.

O desenvolvimento conta ainda com a Google, inventora do sistema IPS, o qual utiliza a mesma tecnologia do GPS, mas com limitações territoriais. Apesar de parecer uma adaptação simples, os sistemas de IPS requerem mais precisão por parte dos aplicativos. Por isso, a transmissão do sinal não é feita via satélite, mas sim por Wi-Fi ou Bluetooth.

Como o posicionamento deve ser definido em questão de poucos metros, as necessidades de velocidade e atualização de conteúdo são maiores. A tecnologia não será disponibilizada de imediato para os consumidores e os primeiros testes devem começar ainda neste ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.