Windows Vista: Programas para personalização do Sistema

15 min de leitura
Imagem de: Windows Vista: Programas para personalização do Sistema

O Windows Vista trouxe modernidade tanto em sua interface quanto nos recursos do Sistema. Muitos destes foram extremamente aprimorados, como o sistema de busca e outros passaram a existir como o Controle de Conta de Usuário. O grande problema deste Sistema no início era a questão de ser pouco compatível com muitos dos softwares existentes no mercado.

Atualmente isto já não é mais um problema, pois para muitos dos softwares antigos foram criadas versões compatíveis e os novos já contam com suporte para o Vista. Embora a maioria dos usuários do Vista apreciem o Sistema, ainda sentem falta de algumas opções ou recursos.

Este artigo visa trazer uma série de programas que fazem alterações no Windows Vista, desde alguns para fazer ajustes, melhorar desempenho, aumentar segurança, permitir uma performance mais elevada para jogos, modificar tela de boot, aparência, entre várias outras opções.

Abaixo serão apresentados alguns destes aplicativos e quais mudanças eles podem trazer, divididos em categorias. Algumas destas trazem diversas opções de programas, entre gratuitos e gratuitos apenas para testar.

Muitos destes programas podem trazer grandes alterações para seu sistema, de forma que é sempre recomendado criar um ponto de restauração, pois caso alguma mudança não fique de acordo com o desejado ou haja algum problema, será possível voltar ao ponto onde ele se encontrava antes da aplicação de qualquer um dos procedimentos.

Otimização do Sistema

Easy Vista Manager

O Easy Vista Manager é um programa que lhe permite configurar diversas funções no Windows Vista. Ele facilita em questões como alterar e definir novas configurações de hardware, software, rede e segurança. Este programa é gratuito para testar por um período de 20 dias.

Seu funcionamento é simples, ele é divido em guias que dão um campo completo de trabalho sobre o Vista e permite que você deixe-o da maneira mais apropriada para o seu uso. As primeiras referem-se a informações de uma forma geral, trazendo dados sobre inicialização, drives, rede, processador, som e vídeo, processos e sistema operacional bem como sobre hardware e software.

Modificando a aparência do Windows

Com relação à parte de rede, além de informações, é possível alterar configurações acerca de acesso remoto, clientes e servidores. Na parte de segurança você poderá definir as funções de segurança de seu PC relacionadas ao Painel de Controle, Área de Trabalho e o Explorer, drives e programas, login nas contas do Windows e autenticação, acesso remoto, Menu Iniciar e barra de ferramentas e o sistema em geral.

Além disto, o programa conta com uma série de possibilidades de configurações específicas do Windows, que vão desde personalização de cores de links e aparência até informações que devem constar no desktop ou não.

MZ Vista Force

O Mz Vista Force é um programa gratuito, simples e leve que vai lhe ajudar a resolver possíveis problemas relacionados à velocidade do seu sistema. Os utilitários do MZ Vista Force permitem acessar elementos vitais para o desempenho de seu computador, como os registros, o diagnóstico do DirectX, diagnóstico de disco e até mesmo as propriedades do sistema.

Programa leve e fácil de utilizar

De forma simples e eficiente, ele apresentará opções para otimizar variáveis como o uso do processador, o acesso ao disco rígido, a conexão com a internet e ainda permite limpar arquivos temporários do seu Internet Explorer e do Windows Media Player.

O programa conta ainda com um gerenciador de programas na inicialização e também a um gerenciador de tarefas,e uma função especial que permite a criação de cópias de segurança do registro para o caso de alguma alteração não sair conforme o esperado.

Vista Smoker Pro

O Vista Smoker Pro é um programa com o qual é possível efetuar diversos ajustes em seu computador, visando melhorias na performance e desempenho. O programa tem opções extremamente específicas, divididas em categorias, como para melhorar a navegação ou o desempenho nos jogos, por exemplo. Esta ferramenta é gratuita para testar por um período de sete dias.

Enquanto no lado direito da janela do programa são dispostas as categorias disponíveis, no lado esquerdo são exibidas em tempo real várias estatísticas referentes ao seu computador, indicando, por exemplo,  quanto de memória RAM há no sistema e quanto dela está sendo utilizada, a quantidade e o uso do arquivo de paginação.

Com ele é possível efetuar funções de análise do computador, possibilidade de desabilitar algumas funções do acesso ao disco, otimizar os efeitos do sistema e definir o cache do sistema.

O diferencial deste programa - função Game Boost

O programa conta com um centro de manutenção que disponibiliza informações sobre o sistema e uso do disco rígido, possibilita a limpeza de disco, busca por DLLs que estejam com problemas,correção de erros e gerenciamento de pontos de restauração.

Um diferencial apresentado por este programa é uma função chamada Game Boost. Quando utilizada, faz com que o sistema pare todos os serviços que estão consumindo a RAM e o processador para dar literalmente um gás em seus jogos.

Além disto há um setor relacionado a segurança no qual você pode definir o comportamento dos atalhos do Menu Iniciar, como serão feitos os acessos seguros no sistema, autenticações, controle do firewall, ações para a área de trabalho e algumas opções do acesso aos discos.

O programa ainda dispõe de funções para gerenciar programas inicializados com o Windows, desabilitar balões com dicas e flechas dos atalhos, controlar o Windows Update e fazê-lo funcionar manualmente, ver e configurar quais serviços estão em execução, além de várias opções para o Internet Explorer.

Vista Manager

O Vista Manager é um programa para otimizar o funcionamento de seu Windows Vista. Ele reúne em um único aplicativo diversas ferramentas úteis para melhorar o desempenho de seu sistema. A interface utilizada é bem amigável, dividida em setores para facilitar a visualização de suas funções. Este programa é gratuito para testar por 15 dias.

Na parte relacionada a informações, você tem acesso a informações do sistema; um gerenciador de processos muito bom que além de fazer uma verificação nos processos em andamento disponibiliza várias opções de ação com relação a eles; uma ferramenta para otimização do computador; limpeza de disco e acesso a uma espécie de central de restauração e recuperação de dados.

Diversas opções para ajustes no Vista

Se você acessar o setor de otimização, encontrará aplicativos para melhorar a velocidade do sistema, agendador de tarefas, configurações para multimídia, um gerenciador de serviços e terá acesso a informações sobre quais programas estão inicializando juntamente com o Windows inclusive podendo fazer alterações.

Com relação à limpeza, ele cobre as funções de análise de disco, desinstalação de programas, limpeza de lixeira, encontrar arquivos duplicados, limpeza e desfragmentação de registros bem como uma limpeza de disco em um clique, que varre o disco rígido em busca de arquivos desnecessários e efetua o descarte deles.

Referente à personalização, você pode encontrar configurações de inicialização, menu de contexto, gerenciamento de ícones, criação de atalhos e personalizações do sistema em geral. Acessando a seção de segurança, você encontra opções para definir níveis de segurança, restauração de sistema, exibição de pastas, arquivos, drives e programas instalados e um painel de controle.

O programa possui, ainda, algumas outras opções relacionadas à rede e e-mail, outras configurações para o sistema e papel de parede. Ou seja, em quase tudo que você pensar quando precisar otimizar o sistema, está disponível neste programa.

TweakVI Basic

O Tweak VI Basic é uma ferramenta para otimizar o Windows Vista por meio de desabilitar ou personalizar o funcionamento de alguns componentes que em sua opção normal vem instalados. Existe uma versão gratuita, porém ela traz algumas limitações de uso na forma de funções que não estão disponíveis.

Com esta ferramenta é possível fazer alguns ajustes no Sistema (sem ter que inserir comandos manualmente nos arquivos de registro) de forma a deixá-lo mais rápido.

Programa com 13 aplicativos diferentes.

O programa instala treze novos plugins que trazem consigo ferramentas para os mais variados casos. Entre elas, estão disponíveis opções para exibir informações de programas (inclusive o serial do Windows é exibido), memória e hardware, geração de um CD de inicialização do Sistema, configurações para otimização de processador para programas ou tarefas em segundo plano, otimização de memória cache, memória RAM, configurações gerais de sistema, entre outras.

Há também a possibilidade de se configurar coisas mais simples como mudar pastas, restringir acesso a painéis administrativos de algumas aplicações, menus, área de trabalho, fontes, configurações relacionadas ao Windows Media Player, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Outlook Express, entre outras. Tudo por meio de alguns cliques.

Tuneup Utilities 2009

O TuneUp Utilities é uma ferramenta para ajustes gerais e limpeza do sistema. No momento em que o programa é aberto ele já faz uma busca automática por erros e clicando na parte de detalhes, é possível visualizar cada um deles com informações completas e detalhadas sobre o problema. Este programa é gratuito para testar por 30 dias.

Este programa traz suas funções divididas em grupos e exibidas em forma de botão. Ele conta com opções para melhorar a performance do sistema como desfragmentação de disco e registros, otimizações e gerenciador de programas que iniciam juntamente com o Windows.

Ele possui ferramentas relacionadas a liberar mais espaço no disco rígido, como limpeza de arquivos desnecessários e opção de desinstalar funções que não são vitais no Windows e ainda assim ocupam uma fatia considerável de espaço.

Outro programa recheado de utilitários para o Vista

Com ele também é possível fazer uma manutenção geral no sistema, limpeza de registros, remoção de atalhos desnecessários, desinstalação de arquivos. Ele também varre o sistema em busca de dados perdidos e oferece opções de correção e conta também com um serviço para recuperar arquivos que foram acidentalmente excluídos.

O TuneUp Utilities ainda possui aplicativos para excluir arquivos de forma definitiva, gerenciador de processos, editor de registros, exibição de informações do sistema e uma série de outras funções para você personalizar seu Windows, trocando a tela de boot, ícones, barra de tarefas entre outras.

Systerac Tools for Vista

O Systerac Tools for Vista é um pacote de aplicativos reunidos com o intuit de melhorar o desempenho do Windows Vista. As 16 ferramentas disponíveis neste programa estão divididas em três categorias: Otimizar, Limpar & Reparar e Ferramentas. Este programa é gratuito para testar por um período de 14 dias.

Com este programa estão disponíveis um otimizador de memória, desfragmentador para o disco rígido (com opção para desfragmentação rápida ou completa), ajustador de aparência para o sistema, otimizador de internet e um sistema de análise completo do computador com um clique.

Mais ferramentas para melhorar o desempenho

Referentes a limpeza e restauração, o programa conta com sistema de limpeza de disco, limpeza de registros, gerenciador de programas que inicializam juntamente com o Windows, análise de erros com opção de correção, remoção de temporários e - caso algo fique diferente do esperado - opção para criar cópias de segurança dos registros do Windows antes de qualquer modificação.

Dentre as ferramentas do programa ainda estão disponíveis informações de hardware, opção para programar o computador para ligar, desligar, fazer logoff, etc., configurar troca automática do papel de parede e um aplicativo para apagar arquivos de forma definitiva.

TweakVista

O TweakVista é uma ferramenta que permite a otimização da performance e do desempenho do seu Windows Vista. Entre as utilidades disponíveis no programa há controles de segurança, otimização de memória, controle de dispositivos, gerenciamento de inicialização, avaliações de performance, atualizações online, entre outras. Este programa é gratuito para testar por apenas uma vez e as configurações avançadas estão desabilitadas na versão de teste.

Otimizando o Vista

Em caso de lentidão, as configurações de inicialização podem auxiliá-lo a detectar processos desnecessários inicializados e desativá-los. O programa também conta com aplicativos para verificar se os drivers de seu vídeo estão em dia e efetuar possíveis atualizações para evitar perda de performance devido a versões antigas. Você pode também desligar serviços automáticos do Windows que não estejam sendo utilizados e criar um perfil com opções personalizadas.

O programa conta com funções para efetuar ajustes nas áreas de serviços, recursos, segurança, energia, vídeo, configurações de internet, entre outras.

Segurança

Vispa

O Vispa é uma ferramenta voltada para a parte de segurança do Windows Vista, pela qual você pode realizar alguns ajustes de forma a melhorar os critérios de privacidade para seu Sistema Operacional. O programa opera em uma única janela e dispensa instalação e trata-se de um aplicativo gratuito.

O Vispa oferece possibilidade de se fazer alterações nas configurações gerais como desabilitar a compressão de pastas, configurações de acesso remoto e janelas de controle de registro. Nas configurações relacionadas à serviços, é possível desabilitar o firewall do windows, registro remoto, windows Defender, telnet, reconhecimento plug and play, atualizações automáticas entre diversas outras.

Interface pode ser um pouco complexa apesar da aparência

As funcionalidades do Internet Explorer podem ser ajustadas. Podendo excluir o motor de busca padrão (MSN Search), habilitar a abertura de janelas pop-up em novas abas, desabilitar filtros anti-phishing, não permitir o ActiveX, JavaScript entre outros. Com relação ao Windows Media Player, você pode fazer ajustes como: desabilitar a aquisição de licenças automáticas, permitir importação de arquivos MP3, bloquear o download automático de codecs, não permitir a adição de mídias na Biblioteca.

Quesitos de usabilidade de seu sistema também possuem suporte de configuração no programa, ou seja, você pode optar por usar o menu iniciar e janela de logon clássicas do Windows, verificar todas as extensões de seus arquivos, desabilitar a visualização de imagens em miniatura e desabilitar a execução automática de arquivos. Além disso, há uma opção de excluir automaticamente o histórico de diversos programas.

Este programa não é muito fácil de utilizar. Sua interface é composta por uma série de configurações divididas em sete categorias (seis na prática pois uma delas está bloqueada), com diversas opções em cada uma delas. O problema é que ele não explica exatamente o que cada um destes ajustes faz, então, é sempre recomendado ter cautela ao fazer qualquer uma destas mudanças.

Discos de Instalação

vLite

O vLite é um aplicativo completo para você criar um disco de instalação personalizável do Windows Vista. Remover componentes, adicionar atualizações, definir configurações são alguns exemplos do que se pode fazer neste aplicativo. O vLite oferece uma interface intuitiva com processos detalhados etapa por etapa para lhe ajudar no processo de configuração. Este é um programa gratuito.Criando um disco de instalação personalizado

Importante: Após a instalação, ele lista alguns programas necessários para seu funcionamento e solicita sua instalação. O botão disponível leva diretamente à página de download, porém alguns destes aplicativos pode ser grande e demorar um tempo considerável. Caso você opte por não instalar, não será possível utilizar o vLite.

Com este programa, você pode incluir todas as atualizações do Windows no disco de instalação, bem como drivers de componentes (áudio, vídeo, rede etc.) e pacotes de idiomas. Além disso, você pode escolher quais componentes farão parte da instalação, podendo optar não instalar aqueles que não utiliza, com isso economizando espaço no disco rígido.

Também é possível definir configurações de ajustes conforme sua preferência e tornar o processo de instalação totalmente automático deixando disponíveis os dados do usuário, regionais e de boas vindas. Este procedimento requer ainda o número de série do Windows e precisa estar habilitado para funcionar.

Área de Trabalho

Vista Shortcut Overlay Manager

O Vista Shortcut Overlay Manager é um programa ideal para quem acha que aquelas flechinhas no canto dos ícones da área de trabalho destoam com todo o visual de modernidade trazido pelo Windows Vista. O programa permite alterar o modo de exibição dos seus atalhos, dispondo de quatro formatos: com a flecha, ou uma flecha menor, imagem personalizada ou sem detalhes.

O programa conta com uma opção em forma de caixa de seleção, que uma vez marcada, faz com que os novos atalhos criados não mais exibam a flechinha do canto inferior esquerdo. Este programa conta com uma interface amigável e é gratuito.

Amnesty Generator

O Amnesty Generator é um programa gratuito que possibilita, de forma simples, adicionar gadgets da internet à barra lateral do Windows Vista. Com ele, você poderá acessar por intermédio da barra lateral, todo tipo de dispositivo disponível na internet, incluindo desde joguinhos até ferramentas de organização.

Se você utiliza a barra lateral do Windows Vista, e é simpatizante à idéia de economizar cliques para acessar ou visualizar suas ferramentas mais utilizadas, o Amnesty Generator é um programa que pode lhe proporcionar uma funcionalidade bem interessante.

Menu Iniciar

Start ++

O Start++ é um programa capaz de estender as funcionalidades do sistema de busca do Menu Iniciar para o Windows Vista. Com ele, você poderá incorporar novos comandos para realizar as mais diferentes tarefas a partir do campo de pesquisa.

O programa já conta com alguns atalhos prontos, porém existem diversas possibilidades para os tipos de atalhos que podem ser feitos, sendo necessário apenas que você crie pequenos comandos de linha com alguns argumentos.

Diversos

LogonStudio Vista

O LogonStudio Vista é um programa gratuito que serve para personalizar seu sistema operacional. Com ele, você edita, altera e aplica novas telas de logon (aquela tela que aparece logo que você inicia o sistema) do seu Windows Vista.

Por padrão, o programa já acompanha algumas opções de telas, porém, caso você prefira pode criar as suas próprias, com a imagem que desejar. Há, também, opções disponíveis para download que podem ser acessadas dentro do próprio programa.

Vista Battery Saver

O Vista Battery Saver é um programa gratuito voltado para usuários do Windows Vista em notebooks. Sua função é desabilitar alguns recursos pesados do Vista de forma a economizar a bateria do notebook fazendo, assim, com que ela dure mais tempo.

O programa alega economizar mais de 70% da energia da bateria sem consumir mais recursos do sistema desabilitaando os recursos de interface Aero e a barra lateral do Windows Vista. Nas configurações do programa, você ainda pode desabilitar os recursos definitivamente ou definir um determinado nível da bateria para que eles sejam desabilitados, recebendo uma mensagem sempre que isso ocorrer.

TweakUAC

O TweakUAC é um programa que tem como função desabilitar o UAC (User Account Control) ou Controle de Conta de Usuário. Embora ele tenha sido uma das novidades do Vista, tentando fazer com que o sistema fosse mais seguro e confiável, após algum tempo utilizando o Vista, muitos usuários acabam por se cansar deste recurso. Com este programa, é possível dessabilitar esta função de forma mais simples e com menos cliques.

Vista Codec Package

O Vista Codec Package traz um pacote completo de codecs (todos compatíveis) para seu Windows Vista. Ele traz desde codecs mais populares até alguns menos conhecidos. Na instalação do programa ele permite selecionar os itens a serem instalados. Este programa é gratuito.

O intuito deste programa é acabar de vez com seus problemas de incompatibilidade ao executar vídeos ou ouvir música. Esta ferramenta oferece, com sua instalação, suporte para assistir DVDs, filmes e clipes de vídeo como arquivos do QuickTime, RealMedia, AVI, MPEG, FLV, SWF, WMV e muito mais.

VistaBootPro

O VistaBootPro traz a proposta de apresentar uma interface simples para sua função que é fazer alterações no menu de boot do Windows Vista. O programa, com sua interface gráfica, apresenta funções que normalmente só poderiam ser efetuadas por linha de comando no Prompt de Comando. Este programa é gratuito para testar.

Como funções principais, ele auxilia o usuário a configurar dual boot, altera no menu de boot a ordem de aparecimento dos Sistemas Operacionais na lista, ajuda com a instalação de um segundo Sistema Operacional, gerencia configurações de boot e seleciona qualquer um dos Sistemas instalados como padrão para iniciar o computador.

Autopatcher Updater

O Autopatcher Updater é um programa que busca por atualizações para seu Windows e já faz elas automaticamente. Este recurso pode ser especialmente útil no caso de um computador que passou por uma formatação, evitando o tempo de ter que procurar todas elas e ter que fazê-las uma a uma. Com o AutoPatcher, você acaba com a necessidade de ficar perto do computador enquanto as atualizações são instaladas, pois a partir do momento que você define o que deve ser baixado, o programa faz todo o resto automaticamente.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.