Os melhores jogos gratuitos de 2011 do Baixaki

6 min de leitura
Imagem de: Os melhores jogos gratuitos de 2011 do Baixaki

O ano de 2011 foi repleto de lançamentos dos mais variados gêneros, mas enquanto uns fizeram sucesso, outros não receberam tanta atenção. Nesta seleção, você encontra os games mais baixados pelos usuários do Baixaki, assim como aqueles que receberam a maior quantidade de elogios via comentários. Junto a isso, consideramos também a opinião dos redatores e quais jogos antigos de renome receberam versões gratuitas.

Jogo do ano

DC Universe Online

Não apenas por ter feito sucesso no Baixaki, mas DC Universe Online está aqui porque foi um dos lançamentos mais esperados de 2011 e que rapidamente conquistou mais de 1 milhão de jogadores ativos. No game, você controla um humano normal que, graças a Lex Luthor, foi transformado em um meta-humano, ou seja, um indivíduo com poderes e potencial para se tornar herói ou vilão.

DC Universe Online se foca bastante na narrativa durante as missões e a história é diferente dependendo do tutor escolhido para ensinar você a usar seus superpoderes. O game também apresenta instâncias em que os jogadores vivenciam situações específicas, as quais mudam se você tiver escolhido ser um herói ou vilão. Na criação do personagem, você pode escolher um modelo pronto ou personalizá-lo, indicando quais poderes você deseja.

SOC!

Em relação à jogabilidade, o mais interessante (fora os poderes) é a possibilidade de interagir com objetos do cenário para ganhar vantagem durante as lutas – por exemplo, com a superforça, há como pegar um ônibus voando em sua direção e arremessá-lo de volta contra quem o lançou.

Tiroteio

APB Reloaded

Você gosta dos gêneros RPG, tiro e corrida? Pois imagine um MMO que reúne todos com uma jogabilidade similar à de GTA: este é APB Reloaded. Nele, você deve escolher entre ser policial ou criminoso, porém a distinção não impede o jogador de fazer qualquer coisa dentro do game. Com ação do início ao fim, em APB Reloaded você se depara com explosões e fugas em alta velocidade a cada esquina.

Policiais e bandidos

Seu maior destaque vai para o extremo grau de personalização disponível para os personagens, sendo possível escolher tatuagens, cor da pele, comprimento do cabelo, estilo de barba, roupas utilizadas, músicas tocadas enquanto você joga e as pinturas na lataria do seu veículo. Nas várias missões disponíveis na imensa cidade do jogo, os jogadores podem conversar entre si usando um microfone – sem a necessidade de um programa externo.

Team Fortress 2

Embora seu lançamento tenha ocorrido há muitos anos, somente em 2011 Team Fortress 2 se tornou gratuito para jogar. Sem restrições de conteúdo, o game conta com atualizações semanais e uma grande quantidade de mapas para você jogar em cinco diferentes modos de jogo.

Metralhe

Divididos em dois times, cada jogador cumpre sua função na partida de acordo com a classe escolhida no início da batalha. Com jogabilidade comum aos outros jogos do gênero, Team Fortress 2 é reconhecido principalmente pelos seus personagens engraçados, ação sem limites e gráficos que possibilitam que qualquer jogador aproveite o game.

Battlefield Play4Free

Quem estava ansioso para colocar as mãos em uma cópia do Battlefield 3, certamente pôde aproveitar Battlefield Play4Free para se manter calmo até o grande lançamento. Misturando a engine de Battlefield 2 e o modelo de execução de Battlefield Heroes, este título é jogado via navegador e apresenta requerimentos modestos, possibilitando que PCs simples sejam capazes de rodá-lo.

Ação no navegador

O game conta com diferentes classes e partidas nas quais até 32 jogadores são divididos entre equipes estadunidenses e russas que lutam para conquistar o domínio do Oriente Médio. Apesar de gratuito, você precisa gastar dinheiro real para comprar as armas mais poderosas do jogo.

Corrida

RaceRoom – The Game 2

Geralmente, games de corrida são exclusivamente online ou offline. RaceRoom – The Game 2 é uma exceção, pois conta com ambos os modos e apresenta gráficos muito bonitos. Com três modos de jogo, você pode correr usando cinco veículos diferentes num total de oito trajetos. Embora não apresente realismo nas batidas, o título agrada aos fãs de velocidade por possuir carros e pistas inspirados na realidade.

Corra

HEAT Online

Personalização e variedade são as palavras-chave de HEAT Online. Introduzindo elementos de RPG a um game online de corrida, o jogo consegue um grande nível de ação e reduz praticamente a zero a sensação de repetição.

Afinal, ele conta com dezenas de trajetos, missões e eventos diários para o jogador não ficar sem o que fazer. Além de ótimos gráficos, o game também permite a troca de praticamente todos os elementos visuais do carro – fazendo não apenas a aparência melhorar, mas também seu desempenho nas pistas.

Personalização

MMORPG

Digimon Masters Online

Um dos MMORPGS que mais fez sucesso este ano foi Digimon Masters Online, pois representa não apenas a evolução dos jogos da série, mas também faz muitos jogadores recordarem sua infância. Com personagens usando os traços do anime, o game permite que você treine parceiros digimons e realize diversas missões para salvar o digimundo da destruição.

Digimon

Hunter Blade

Hunter Blade foi feito para quem aprecia um bom MMORPG de ação com sistema de batalha interessante. Com gráficos excepcionais, jogabilidade boa e a possibilidade de criar suas próprias armaduras (a partir das carcaças de monstros que você matou), o game promete agradar até mesmo aos fãs mais exigentes.

Em seus combates, a classe do jogador depende exclusivamente da arma com a qual ele estiver equipado, podendo trocá-la somente quando estiver em uma cidade. Para aprender golpes e habilidades especiais, no entanto, é preciso escolher uma especialização, a qual fica disponível a partir do nível 20.

Dragão

Lineage II

Embora não seja exatamente um jogo novo, Lineage II merece destaque por ser bastante popular e, principalmente, porque acaba de se tornar totalmente gratuito. Com a expansão Goddess of Destruction, todo o conteúdo antigo do game foi remodelado para apresentar gráficos mais modernos e ser adequado, em dificuldade, ao nível atual dos jogadores.

A expansão também trouxe várias novidades à jogabilidade do MMORPG, pois agora você tem acesso a diferentes sistemas de transporte, oito novas classes avançadas e o nível 99 como novo limite. Outras melhorias incluem a possibilidade de todas as raças criarem seus próprios itens e a nova modalidade de guerra entre clãs, permitindo a aquisição de mansões que concedem bônus especiais aos membros do grupo.

Conteúdo refeito

World of Warcraft

O MMORPG mais famoso e jogado do mundo está nesta lista não por causa de sua última expansão, nem pelo anúncio da próxima. Em 2011, World of Warcraft se tornou parcialmente gratuito, permitindo que jogadores tenham acesso ao game com uma série de restrições, como o limite de nível ser 20, por exemplo – isso substituiu o antigo sistema de 14 dias para testes.

Outra novidade foi especialmente interessante para os jogadores brasileiros da franquia: o lançamento oficial de servidores no Brasil e da tradução completa do jogo para o português. Confira os artigos que ensinam a realizar a migração entre reinos, a criar um personagem, a pagar em reais pela mensalidade e os passos iniciais para começar a jogar.

Navegador

Os jogos de navegador estão cada vez mais se tornando populares, e a prova disso foi o lançamento estrondoso no Facebook de The Sims Social: praticamente todo mundo na rede social começou a jogar, nem que tenha sido apenas para testá-lo. Outra característica desse crescimento foi a Chrome Store ter começado a publicar versões demonstrativas de jogos para rodar como se fossem aplicativos do Google Chrome.

No Facebook

The Sims Social

Quem é fã da franquia The Sims adorou o lançamento da versão do game para Facebook. Nele, você conta com praticamente todas as funções disponíveis nos jogos anteriores da série. A principal diferença, no entanto, está nos gráficos simplificados de The Sims Social e no uso de energia para realizar determinadas ações, impedindo uma jogatina ininterrupta.

Escolha seu deck

Pokémon Trading Card Game Online

Quando se trata de Pokémon, são extremamente raros os jogos oficiais gratuitos da série. Contudo, Pokémon Trading Card Game Online é uma exceção, pois traz a você a possibilidade de travar batalhas online contra outros jogadores ou em torneios contra NPCs. Embora seja possível usar gratuitamente apenas três baralhos simples, você adquire novas cartas ao derrotar oponentes mais poderosos.

Nem parece que roda no navegador

BeGone

Quer jogar um FPS com seus amigos sem precisar instalar nada pesado no computador? Com BeGone você tem acesso a um game de tiro criado aos moldes de Counter-Strike que está em constante evolução. Atualmente, ele tem oito mapas diferentes, suporta salas com até 24 jogadores e conta com cinco armas para você levar terror aos seus inimigos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.