Snipping Tool: uma ótima alternativa para o Print Screen

1 min de leitura
Imagem de: Snipping Tool: uma ótima alternativa para o Print Screen

Embora muita gente praticamente o desconheça, o Snipping Tool é um acessório extremamente interessante e disponível nativamente no Windows Vista. Atuando como um print screen, mas de forma mais completa, ele pode passar a ser indispensável para quem costumeiramente captura imagens da sua área de trabalho.

Como utilizar

Acessando Todos os Programas>Acessórios>Snipping Tool você já poderá começar a fazer uso do aplicativo. Ao executá-lo pela primeira vez, ele perguntará se deseja que o insira na barra de inicialização rápida, no canto esquerdo da barra de ferramentas.

Assim que executá-lo, quatro modos de captura de tela estarão disponíveis, com funções e capacidades individuais em cada. É possível realizar cortes retangulares, cortes livres, além de capturar as janelas ativas na área de trabalho ou simplesmente a tela toda, como acontece na função Print Screen original. Logo abaixo eu gravei um vídeo com exemplos para os quatro métodos de captura.

Outras opções

Depois que você realizar a captura de tela, ela será inserida em um pequeno editor padrão, que permite realizar tarefas simples, como rabiscar, usar uma ferramenta de marca texto e apagar os erros. Depois que a imagem estiver pronta, da maneira que você desejar, é possível salvá-la ou copiá-la facilmente através dos botões referentes às tarefas.

Se você sempre fez uso do Print Screen e nem imaginava que existia uma alternativa mais completa para ele, eis o Snipping Tool, uma ferramenta muito útil e interessante, exclusiva para usuários do Windows Vista. No Baixaki, há ótimos programas para capturar imagens da tela, como o PrtScr ou o ScreenHunter, ambos muito bem avaliados por nossos usuários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.