Banda Larga via satélite

2 min de leitura
Imagem de: Banda Larga via satélite

A internet evoluiu com grande velocidade, o que acarretou numa demanda excessiva de usuários e poucas linhas para atender a tantas pessoas. A princípio, nas grandes cidades tudo foi instalado como num piscar de olhos, mas em cidades mais distantes ou em áreas rurais a falta de cabos sempre foi um problema que impedia as pessoas de se conectarem ao mundo.

O satélite chegou para ajudar — aos ricos...

Foi justamente com a falta de cabos em áreas pouco habitadas, que algumas empresas aproveitaram para criar o serviço de internet via satélite. Como este serviço requisita alta tecnologia, tanto na residência das pessoas quanto no espaço, o custo da tecnologia ficou muito elevada e somente quem tem um alto poder aquisitivo aderiu a ideia.

O que é necessário para utilizar internet via satélite?

Assim como qualquer serviço banda larga, a internet via satélite também precisa de algum aparelho na residência do usuário para poder converter o sinal da internet em dados que o computador possa interpretar. A diferença é que ao utilizar banda larga através de satélite, você necessita de dois modems (ao invés de apenas um) e claro, de uma mini antena parabólica.

Como funciona

A banda larga via satélite funciona de maneira muito semelhante à ADSL comum. No entanto, ao invés dos dados passarem por um caminho muito longo, cheio de cabos, eles são acessados com uma velocidade muito maior visto que o satélite tem uma conexão direta com a antena que o usuário tem em casa.

Veja no infográfico abaixo um modelo básico de como funciona a internet via satélite.

Esquema básico de funcionamento da internet via satélite

1) Você acessa o site do Baixaki.

2) O Modem 2 (o que envia dados) processa sua requisição e manda a informação para a antena de que você deseja acessar o Baixaki.

3) A antena se encarrega de transmitir os dados para o satélite.

4) O satélite recebe sua requisição.

5) O satélite se comunica com uma antena na Terra que irá retornar os dados que você pediu.

6) A antena Base envia os dados do Baixaki de volta para o satélite.

7) O satélite transmite o site do Baixaki para sua antena.

8) O Modem 1 (responsável por receber dados) aceita os dados da antena e transmite para seu PC.

Problemas diversos

A internet via satélite não se popularizou por diversos motivos. Dentre eles está o problema do preço, o qual é exorbitante perto dos serviços de internet comum. Outro grande defeito dessa tecnologia é que qualquer objeto que passe na frente de sua antena, ou até mesmo quando vai chover, você não consegue mais acessar a internet.

Enfim, há vários motivos para não aderir essa tecnologia, visto que agora há até a banda larga através da tecnologia 3G que funciona de maneira semelhante, mas com uma velocidade muito maior.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.