Crie o seu próprio CD de instalação do Windows XP SP3!

  • Visualizações153.303 visualizações
Por Felipe Karas em 11 de Agosto de 2008

Quem vira e mexe está reinstalando o Windows XP no computador já deve estar saturado de precisar instalar programas, atualizações e definir preferências todas as vezes. Em se tratando de atualizações do Windows o problema é ainda mais grave, já que muitos usuários possuem as primeiras versões dos CDs de instalação do Windows XP, SP1 e SP2, e de lá pra cá, foi lançada uma quantidade imensa de atualizações pela Microsoft, inclusive o atual Service Pack 3 (SP3).

Para evitar esse trabalho excessivo, existe um software no  mercado chamado nLite. Ele é um aplicativo que possibilita ao usuário criar seu próprio CD de instalação do Windows XP, como incluir atualizações e programas, automatizar processos e predefinir configurações. Visando facilitar a vida do usuário, a equipe do Baixaki resolver expor aqui um guia prático de como criar seu próprio CD de instalação do Windows XP com o SP3!

Você vai precisar de:

  • O CD de instalação do Windows XP.
  • Um CD-R “virgem”.
  • O aplicativo nLite instalado. Clique aqui para baixá-lo.
  • Arquivo de instalação do Service Pack 3. Clique aqui para baixá-lo.

Observações

Como o Service Pack 3 se integra aos arquivos de instalação do Windows XP, um CD-R será o suficiente para gravar os arquivos posteriormente. No entanto, caso você pretenda incluir outras coisas, como programas e drivers da máquina, é possível que seja necessária a utilização de um DVD-R. Outro ponto importante é idioma do Service Pack 3, que deve ser o mesmo do sistema operacional em questão. O link citado acima aponta para a versão em português (Brasil). Para a versão em inglês, clique aqui.

Mãos à obra!

O nLite se caracteriza por facilitar todo o processo de criação, apresentando um passo-a-passo muito prático e suporte integral ao nosso idioma. Inicie o programa e verá uma tela como esta abaixo:

O passo-a-passo do programa é prático e possui tradução para o nosso idioma.

Na caixa Language, clique e selecione o idioma a ser utilizado no processo a ser desenvolvido — Portuguese (Brasileiro), no nosso caso. O idioma do nLite será alterado no ato da seleção. Clique em Próximo, no rodapé da tela, para prosseguir.

Na tela seguinte você deve selecionar o local do CD de instalação do Windows XP. Em seguida, o programa irá lhe solicitar a criação de uma pasta, local para onde os arquivos do CD serão copiados. Na imagem abaixo, a pasta utilizada se chama “temp” e foi criada na Área de Trabalho do usuário corrente.

Uma pasta deve ser criada para o armazenamento temporário dos arquivos.

O processo de cópia pode levar alguns minutos, dependendo da configuração do seu computador. Ao término, como mostra a figura acima, serão apresentadas as informações referentes à versão do Windows XP a ser usado e o botão Próximo será disponibilizado no rodapé da tela. Clique sobre ele.

Agora é exibido um relatório sobre os últimos trabalhos realizados no nLite. Como se trata do nosso primeiro CD, nada será exibido. Clique em Próximo para continuar.

Este passo é o mais simples de todos. Aqui você seleciona os itens que irá adicionar à nova instalação do Windows. No nosso caso, será necessária apenas a opção Service pack integrado. Agora, se você não pretende gravar o arquivos gerados em um CD ou pretende utilizar um outro software de gravação para “queimar” o CD, marque a opção Criar uma imagem iso auto executável. Ao término, a tela ficará com esse aspecto:

Além do Service Pack, uma série de outros itens podem ser integrados à instalação do Windows.

Clicando em Próximo, lhe será solicitado o arquivo do Service Pack a ser integrado. Clique sobre o botão Selecione e escolha o arquivo do Service Pack 3 que você baixou. Assim que selecioná-lo, algumas janelas poderão ser exibidas indicando a integração dos arquivos. Ao término, clique sobre o botão Próximo.

Enfim a tela onde tudo será finalizado. Na caixa geral, selecione os seguintes parâmetros para a gravação em disco: Modo -> Gravação direta e, logo abaixo, Nome da iso -> Windows_SP3. Os demais campos são preenchidos automaticamente pelo nLite. Se você for criar uma imagem ISO, selecione Modo -> Criar imagem, na terceira caixa clique em Criar iso, especifique o local e o nome do arquivo e, por fim, em Salvar.

Os arquivos de instalação podem ser mantidos em uma pasta, montados em uma imagem de disco ou gravados diretamente em um CD.

Quando o processo de criação terminar, clique em Próximo e depois em Finalizar. Agora você já pode utilizar seu novo CD de instalação do Windows com o Service Pack 3!
($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)33058,48969,51013,49241($/CODInsereProgs$)



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!