Como Usar Alcohol 52% (Versão Gratuita)

Aprenda a aproveitar as funções de um dos emuladores de unidades de disco mais utilizados.
  • Visualizações32.187 visualizações
Por Oliver Hautsch em 4 de Fevereiro de 2009

Quem costuma fazer download de arquivos ISO inteiros, ou até mesmo fazer suas próprias imagens de CDs e DVDs, precisa de ferramentas como o Alcohol 52% para fazer testes em sua criação, ou até mesmo dispensar o uso de uma unidade de disco existente, utilizando uma virtual. O Alcohol 52% integra as funções de criação de arquivos de imagem com a emulação de unidades virtuais de disco óptico.

Neste artigo, mostraremos como usar todas as funções do programa, de uma forma prática e descomplicada. O Alcohol 52% tem uma versão de avaliação e uma totalmente gratuita, com menos funções. Abordaremos aqui somente a versão totalmente gratuita, que inclusive está totalmente em português.

Criando imagens de discos

O primeiro passo é a instalação. Tome cuidado, pois durante o processo, será oferecida a opção de incluir uma barra de ferramentas para seu navegador. Desmarque-a para que ela não seja instalada. Ao final da instalação, o programa abrirá automaticamente.

A interface do Alcohol 52% é similar às janelas normais do Windows Explorer. Isso dará a você maior conforto para usá-lo. Do lado esquerdo há uma faixa azul com as principais funções do programa. O primeiro item é o “Assistente Para Criação de Imagem”. Com ele, você pode facilmente criar imagens em vários formatos, a partir de discos inseridos na unidade de CD ou DVD.

1. Insira o disco a ter sua imagem criada e clique no link para abrir o assistente para criação de imagem.

Criando imagens.

2. Uma janela se abrirá com as informações do disco. Clique no botão “Próximo”.

3. Na próxima tela, escolha a pasta onde a imagem criada deverá ser salva.

Criando sua imagem.

4. No campo “Nome da Imagem”, digite um nome que signifique alguma coisa, para facilitar sua localização posterior.

5. No item “Formato da Imagem”, escolha entre os disponíveis e clique no botão “Iniciar”.

*O formato mais reconhecido pelos diferentes programas de leitura de imagens é o ISO. Porém, se você pretende utilizar somente o Alcohol, qualquer formato escolhido será compatível com o programa.

*Não é possível criar imagens de CDs de áudio no formato ISO.

Depois que a imagem for criada, ela será listada no quadro da direita da interface do programa. Você poderá então adicioná-la ao emulador, para poder acessar os dados contidos no arquivo.

Montando drives virtuais e arquivos de imagem

É importante que você note que nenhuma atitude do usuário é necessária para que um drive virtual seja criado. O Alcohol 52% faz isso automaticamente quando é iniciado. Você pode aumentar o número de drives virtuais criados, clicando no link “Drive Virtual”, que fica no grupo “Opções” da faixa azul.

1. Primeiro você deve adicionar os arquivos desejados à lista de imagens do programa. Clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia da lista e escolha a opção “Adicionar imagens” — se preferir, você pode usar o teclado para isso, pressionando a tecla “Insert” (ou Ins).

Montando imagens.

2. Na janela que se abrirá, localize o arquivo de imagem, selecione-o e clique no botão “Abrir”.

3. Na lista de imagens do Alcohol, clique com o botão direito na desejada e escolha a opção “Montar no dispositivo”. O programa emulará a presença de um disco na unidade virtual, que estará pronto para uso.

Montando sua imagem.

*Dependendo do tipo de imagem que você criou, pode ser aberta a execução automática, assim como talvez nada apareça na sua tela. Isso é perfeitamente normal.

Para ver se sua imagem foi realmente carregada, você pode abrir o Windows Explorer ou simplesmente olhar a área inferior do programa, que exibe o atual estado de todas as unidades, virtuais ou físicas, disponíveis no computador.

Verificando a imagem montada.

Se você precisar “desmontar” a imagem que está em um disco virtual, basta clicar com o botão direito em seu respectivo ícone da lista e escolher a opção “Desmontar imagem”.

Outras ações

Logo do programa.O Alcohol 52% possui um localizador de imagens para o caso de você não saber onde estão os arquivos que precisa. Para usar essa função, clique no link correspondente da faixa azul. Será exibida uma tela com os vários tipos de arquivo de imagem que podem ser localizados e o local em que a procura deve ser feita. Após definir seus critérios de pesquisa, clique no botão “Procurar” e aguarde os resultados serem exibidos.

Estas são as funções do Alcohol 52%. Existem diversas opções de personalização do programa, que podem ser acessadas através dos links do grupo “Opções”, presente na faixa azul. Contudo, não há necessidade de configurar nada além do que informamos acima. Deixando tudo como está, você não terá problemas.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!